TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Organização Reversa

Exames: Gestão E Organização Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  1.370 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

Sendo um tema de pouca abordagem até o presente momento, podemos notar que a Gestão e Organização Reversa tem uma certa semelhança com a Engenharia Reversa, começando a abordagem de um determinado assunto, pelo fim do mesmo e sem a interferência de pessoas externas a ele.

Seguindo o objetivo, traremos neste trabalho uma breve apresentação sobre o tema sugerindo, contextualizando o mesmo para seu melhor entendimento. Tendo em vista que não se acha muitos trabalhos sobre este tema, tentaremos deixar o tema o mais claro possível, dentro das especificações do tema.

Introdução

Com o objetivo de trazer a conhecimento a Gestão e Organização Reversa, esta nova abordagem para o estudo e resolução dos problemas que as empresas tem no seu dia-a-dia. Um modo novo de buscar as melhores alternativas para resolver as dificuldades enfrentadas pelas nossas empresas.

Tendo uma visão reversa do sistema hierárquico convencional, a Gestão e Organização Reversa acaba por diminuir a hierarquia dentro de uma empresa, aumentar as relações interpessoais dentro da instituição, trazendo a visão das pessoas mais próximas ao problema.

A Gestão e Organização Reversa têm como intuito ser uma excelente ferramenta para o uso ou em ação conjunta com as outras abordagens.

Engenharia Reversa

O que é Engenharia Reversa?

A Engenharia Reversa é uma atividade que trabalha com um produto existente (um software, uma peça mecânica, uma placa de computador, etc.) e tenta entender como este produto funciona e o que ele faz exatamente (todas as suas propriedades em qualquer circunstâncias). Fazemos engenharia reversa quando queremos trocar ou modificar uma peça (ou um software) por outra, com as mesmas características, mas não temos todas as informações sobre essa peça.

Por exemplo, numa fábrica, uma bomba falhou e tem que ser trocada por uma nova. A bomba foi instalada há 25 anos e as pessoas que fizeram o trabalho se aposentaram há muito tempo. A empresa que vendia essas bombas faliu também. A fábrica tem que achar uma nova bomba, com exatamente as mesmas características, por exemplo, ela tem que ser montada sobre a tubulação existente (dimensões definidas, como a bomba está fixada, volume ocupado pela bomba, etc.) que são características fáceis de descobrir, mas podem também existir outras menos evidentes (a bomba tem que fornecer um débito definido, ela precisa respeitar algumas restrições desconhecidas). Todas essas características da bomba existente podem ser importantes ou não, a fábrica tem que descobrir isso antes de comprar uma nova.

Suas Origens

O termo “Engenharia Reversa” tem sua origem na análise de hardware, pois é comum a prática de decifrar projetos de produtos finalizados com intuito de duplicá-los.

Muito utilizada na Engenharia de Softwares e Hardwares onde é utilizada para se entender como foi criado tal software.

Seus Riscos

A Engenharia Reversa é muito utilizada na engenharia de softwares, principalmente por hacker, que utilizam deste método para descobrir como os softwares foram programados e assim descobrir as melhores maneiras de “burlar” seus códigos. Em muitos países a Engenharia Reversa é proibida, tendo em vista os grandes danos que muitos hacker causam a sociedade.

Sua Utilização

A Engenharia Reversa é muito utilizada na área da informática para a criação de drivers para os mais diversos tipos de hardwares, é também muito utilizada para buscar soluções para problemas que ocorrem com sistemas já instalados e que precisam de manutenção sem mudar sua estrutura original.

Gestão e Organização Reversa

O que é Gestão e Organização Reversa?

A gestão e organização reversa tem como princípio pegar um problema pelo seu começo, fazendo um estudo encima do mesmo, na origem do problema, mas levando o foco para o final, diferentemente das outra abordagens, que teriam seu foco no início do problema. Assim, um problema de atendimento ao cliente teria como base de análise: a última pessoa da organização que manteve o relacionamento problemático com o cliente. Em seguida, a penúltima pessoa da organização e, nessa ordem, pessoa a pessoa até a que deu o passo número um no processo.

Qual a diferença desta abordagem para as demais?

O que difere esta abordagem de todas as outras é que nessa proposta, além de se começar pelo fim, não há interferência de quem não está envolvido diretamente com o problema. Só participa do processo de coleta de dados quem lida realmente com o processo. Não há interferências chefias, gerências, supervisores, colega ao lado, ninguém: só a pessoa diretamente envolvida. É evidente que os níveis mais altos da hierarquia da organização terão algum envolvimento, afinal há responsabilidades envolvidas, mas ficará transparente que o que importa a informação que agregará valor à análise virá de cada um dos envolvidos e, sempre, na ordem inversa ou reversa da ocorrência daquele evento. É necessário ter a consciência de que caso seja estritamente necessário, o gestor pode estender o questionamento a pessoas não diretamente envolvidas no estudo, mas isso só poderá acontecer quando for estritamente necessário. A determinação é simples: só informa quem participa do processo e na ordem reversa, desde o início.

A gestão e organização reversa não deve ser afastada da integração com as demais tecnologias de gestão organizacional conhecidas. Pelo contrário, é interessante que a gestão e organização reversa seja utilizada como uma excelente alternativa para uso exclusivo ou em ação conjunta com outras abordagens.

Quais as vantagens desta abordagem?

Comunicação da administração superior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com