TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira

Trabalho Escolar: Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

De acordo com Assaf Neto; Silva (2002, p. 14, o Capital de Giro, também conhecido como Capital Circulante, refere-se aos recursos de curto prazo da empresa estando alocados, no estoque, em contas a receber, no caixa ou na conta corrente bancária e são necessários para sustentar as atividades operacionais da empresa, aos quais podem ser convertidos em caixa no prazo máximo de um ano.

O objetivo da gestão do capital de giro segundo SILVA (2010) é minimizar o tempo entre o desembolso com a compra de materiais e o recebimento das vendas, ou seja, tratar especialmente dos recursos de curto prazo e como estes influenciam diretamente na liquidez e rentabilidade da empresa.

Hoji (2003, p. 110) destaca que “o capital de giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que transformam-se constantemente dentro do ciclo operacional”.

Como o próprio nome significa, o capital de giro gira dentro da empresa, passando por acréscimo a cada ciclo, sofrendo transformação, e quando o capital retomar ao “estado de dinheiro”, ao completar o ciclo operacional, deverá estar maior do que o valor inicial.

Para SILVA (2010), a política de capital de giro refere-se a decisões relativas aos tipos de ativos circulantes que a empresa deve ter e a como esses ativos devem ser finalizados.

O processo do ciclo operacional do capital de giro é primordial para a administração financeira, pois a empresa necessita recuperar todos investimentos, os custos e despesas para conseguir o lucro esperado.

A Rentabilidade, segundo SILVA (2010), pode ser definida como o nível de sucesso econômico alcançado por uma companhia em relação ao capital nela investido.

Nada mais é, do que o lucro sobre capital investido seja no patrimônio ou em alguma decisão estratégica, confirmado SILVA (2001, p.240), “o índice de retorno sobre o patrimônio líquido indica quanto de prêmios que os acionistas ou proprietários da empresa estão obtendo em relação aos seus investimentos no empreendimento. O lucro é o prêmio do investidor pelo risco do seu negocio”.

Na consecução de seus negócios, a empresa busca sistematicamente a produção e venda de bens e serviços, de maneira a produzir determinados resultados para satisfazer as expectativas de retorno de suas várias fontes de financiamento. (ASSAF NETO e SILVA, 1995).

O grande desafio do administrador é manter em equilíbrio do índice de rentabilidade em relação à liquidez.

RELATÓRIO FINAL – PASSO 4

O gerenciamento do capital de giro, bem como da necessidade de capital de giro na gestão dos negócios é fundamental para manter a “saúde” financeira das empresas, pois fatores gerenciados de forma inadequada resulta em uma tesouraria negativa.

Isso reforça a necessidade de um acompanhamento e gerenciamento eficaz da gestão financeira, visando a utilização de estratégias que resultem em aplicação adequada dos recursos disponíveis e táticas para o suprimento da necessidade de capital de giro sem prejudicar a empresa.

Em outras palavras, não é apenas apresentar um saldo positivo de tesouraria e deixar de fazer investimentos que resultariam em crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com