TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira Unidade 6

Monografias: Gestão Financeira Unidade 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

O fluxo de caixa, ferramenta essencial para uma tomada de decisão, é um instrumento que permite a identificação dos sintomas que mostram se a empresa está fragilizada ou com uma estratégia errada ou mal dirigida. O método traz para a empresa agilidade e segurança nas atividades financeiras e permite ao administrador financeiro planejar, dirigir, controlar e organizar os recursos financeiros de sua empresa. Estudar o fluxo de caixa é poder fazer uma análise da liquidez da empresa, identificar fatores e prever futuros problemas de caixa. Isso é de suma importância, pois muitas empresas, mesmo apresentadas lucros, chegam à falência por falta de caixa. A vantagem da utilização do fluxo de caixa é, exatamente, o de prever como se comportarão a disponibilidade de recursos e tomar algumas providências e possibilita a visualização do passado e, principalmente, do futuro da empresa. Essa visibilidade permite ao administrador projetar, dia-a-dia a realidade do seu caixa disponível, podendo então, fazer um planejamento muito mais eficiente. Isso acontece, pois informações valiosas podem surgir, tais como: a capacidade da empresa de se financiar, as necessidades de capital de giro, a capacidade de geração de caixa e um confronto entre o seu lucro e o seu disponível. Com essas informações, o administrador tem bases para planejar estrategicamente negociações de antecipação de fornecedores (desconto), investimentos e proporcionar aos seus clientes melhores prazos de pagamento, podendo assim aumentar as suas vendas. As previsões devem ser uma oportunidade de mudança ou aprimoramento da empresa (...) (SOARES,Ulisses Batista. Fluxo de Caixa. Disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/fluxo-de-caixa/26610/)O texto, que é parte de um artigo científico, trata da importância do fluxo de caixa como forma de administrar as disponibilidades de recursos da empresa. No tocante à gestão das disponibilidades, as principais razões para manutenção de saldos nesta conta são:

Resposta Selecionada: b. Cobrir despesas diárias necessárias para operação da empresa, para atender desembolsos inesperados, e quando possível, aproveitar vantagens financeiras ou comerciais.

Resposta Correta: b. Cobrir despesas diárias necessárias para operação da empresa, para atender desembolsos inesperados, e quando possível, aproveitar vantagens financeiras ou comerciais.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Cobrir despesas diárias necessárias para operação da empresa, para atender desembolsos inesperados, e quando possível, aproveitar vantagens financeiras ou comerciais.Os saldos em disponibilidade são mantidos para fazer face às despesas eventuais fora do planejamento, pagamentos de cheques emitidos e ainda não recebidos, saldar empréstimos de curto prazo, aproveitar preços para aumentar estoques, aproveitar descontos para pagamentos antecipados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com