TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA UNIDADE 03

Monografias: GESTÃO FINANCEIRA UNIDADE 03. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão Financeira Unidade 03

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O mundo real pode trazer uma série de dificuldades para o analista financeiro, pois as demonstrações contábeis nem sempre têm a transparência, o conteúdo e a abrangência necessários e desejados. As empresas de capital aberto ou as que permitem o processo de auditoria externa independente tendem a fornecer demonstrações com dados confiáveis. Contudo, nem todas as empresas primam pela observância completa dos princípios contábeis na estruturação de suas demonstrações.

Em nosso país, principalmente as pequenas empresas, pelo fato de a legislação tributária não exigir em algumas situações as demonstrações contábeis, tornam maior a dificuldade de obtenção de dados adequados para a análise. Essas dificuldades vão desde a inexistência dos dados no formato contábil até demonstrações que não incorporam as melhores técnicas e recomendações contábeis.

Essas situações exigem muito mais do analista financeiro. Obrigam-no antes de proceder à analise, a levantar informações e a estruturar ou reestruturar as demonstrações. Basicamente, nessas situações extremadas, dentro de um processo de entrevista, serão coletadas informações mínimas para estruturar os ativos (principalmente do giro) e os passivos exigíveis, para formar juízos de liquidez, e dados de vendas e custos, para formar juízos de lucratividade e capacidade de geração de lucros futuros. (Padoveze e Benedicto, 2010, p.99)

Após a leitura atenta do texto acima, você deve selecionar a resposta correta sobre o assunto apresentado no texto.

I. Os princípios contábeis são sempre respeitados pelas empresas em suas demonstrações contábeis.

II. O analista financeiro precisa fazer um levantamento de dados para coletar as informações necessárias que possibilitem efetuar uma reestruturação nas demonstrações das empresas, principalmente de capital aberto, devido à falta de padronização do sistema contábil.

III. A análise dos ativos e passivos é que permite avalizar a situação de liquidez da empresa.

Resposta Selecionada: e.

Somente a alternativa III está correta.

Resposta Correta: c.

Somente a alternativa III está correta.

Feedback da resposta: CORRETA: III. A análise dos ativos e passivos é que permite avalizar a situação de liquidez da empresa.

INCORRETA:I. Os princípios contábeis são sempre respeitados pelas empresas em suas demonstrações contábeis. Nem sempre os princípios contábeis são respeitados.

INCORRETA: II. O analista financeiro precisa fazer um levantamento de dados para coletar as informações necessárias que possibilitem efetuar uma reestruturação nas demonstrações das empresas, principalmente de capital aberto, devido à falta de padronização do sistema contábil.As empresas de capital aberto permitem o processo de auditoria externa independente e, portanto tendem a fornecer demonstrações com dados confiáveis, diferentemente das empresas pequenas.

• Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Os índices de balanço, também conhecidos como índices financeiros, são calculados com variáveis do próprio balanço patrimonial da empresa publicado de acordo com as regras de contabilidade vigentes e sob supervisão da Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Estes indicadores possibilitam ao analista avaliar a situação da empresa em um dado momento. Deste modo são apresentadas alternativas relativas aos índices de liquidez e/ou de endividamento de uma empresa, portanto é solicitado que você avalie cada uma das opções e assinale apenas que contenha a informação plenamente correta.

I. O índice de liquidez de curto prazo da empresa, ou liquidez corrente (LC), contabilizam ativos/passivos com prazo de até 12 meses. Logo, se a empresa contabilizou receber o valor de $ 3 milhões em até 12 meses e deverá pagar $ 1 milhão no mesmo período, a LC demonstra uma capacidade 3 vezes maior de pagamento do que a de adquirir dívidas de curto prazo.

II. Este índice de liquidez seca (LS) exclui os estoques da conta, provavelmente supondo que eles não serão liquidados tão facilmente numa suposta situação de exigência. É um índice mais rigoroso. Supondo-se que dos $ 3 milhões de ativo circulante, $ 1,2 milhões sejam de estoque, logo este índice indica que a empresa possui estoque num volume superior a 40% do ativo circulante e se o passivo circulante for de 1 milhão, a LS será de 1,2.

III. O índice de liquidez imediata (LI) leva em consideração as disponibilidades de caixa para liquidar as obrigações de curto prazo. Portanto se uma empresa possui $ 3 milhões de ativo circulante, sendo que apenas 20% correspondem às disponibilidades, e o passivo circulante é de $ 1 milhão, então a empresa demonstra insuficiência para honrar seus compromissos com base neste indicador. O analista, no entanto, sempre atento, deve avaliar todo o capital de giro da empresa, uma vez que a mesma liquida suas obrigações de curto prazo, se necessário, renegociando os pagamentos que não consiga cumprir.

Resposta Selecionada: d.

Somente as alternativas I e II estão corretas.

Resposta Correta: c.

Somente as alternativas I e III estão corretas.

Feedback da resposta: CORRETA: Somente as alternativas I e III estão corretas.

INCORRETA: A alternativa II, pois a lucratividade seca seria 1,8 (3 milhões – 1,2 milhões = 1,8 milhões, logo LS = 1,8/1 = 1,8)

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Balanço Patrimonial da VAI K D

Ativo Circulante 5.527.500,00 Passivo Circulante 2.723.000,00

Ativo não circulante 6.000.600,00 Passivo não circulante 4.800.000,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com