TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Trabalho Escolar: Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO PÚBLICA

4º SEMESTRE

CLAUDINÉIA APARECIDA DE SOUZA (RA – 392680)

MARIA MARLENE SOUZA DA ROCHA (RA – 377785)

REGINA SANTANA MOREIRA DE MEDEIROS (RA – 392665)

VANDERLEY CANDIDO SILVA (RA – 394902

POLÍTICAS PÚBLICAS

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL WESLEY GONÇALVES DO NASCIIMENTO

GOIÂNIA – GO

2013

CLAUDINEIA APARECIDA DE SOUZA (RA – 392680)

MARIA MARLENE SOUZA DA ROCHA (RA – 377785)

REGINA SANTANA MOREIRA DE MEDEIROS (RA – 392665)

VANDERLEY CANDIDO SILVA (RA – 394902)

POLÍTICAS PÚBLICAS

Relatório apresentado como desafio de aprendizagem da disciplina Políticas Públicas, no Curso de Gestão Pública da Universidade Anhanguera - Pólo Goiânia (Centro), turma E40, sob a orientação do Professor Wesley Gonçalves do Nascimento.

.

GOIÂNIA – GO

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. O PROBLEMA DO TRÂNSITO E TRANSPORTE NA CIDADE DE GOIÂNIA

3. PLANO DE SOLUÇÃO

4. AÇÕES PARA MELHORIAS NA MOBILIDADE DO TRÂNSITO DE GOIÂNIA DESTINADAS À SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSITO E TRANSPORTE RMG

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Políticas Públicas podem ser compreendidas como um sistema (conjunto de elementos que se interligam, com vistas ao cumprimento de um fim: o bem comum da população a quem se destinam), ou mesmo como um processo, pois tem ritos e passos, encadeados, objetivando uma finalidade.

Estes normalmente estão associados a passos importantes como a sua concepção, a negociação de interlocutores úteis ao desenvolvimento (técnicos, patrocinadores, associações da sociedade civil e demais parceiros institucionais), a pesquisa de soluções aplicáveis a uma agenda de consultas públicas. A eleição de opções razoáveis e aptas para o atingir e finalizar o orçamento em busca de meios ou parceiros para os suportes dos programas , oportunidade em que se fixam os objetivos e as metas de avaliações.

Com a aceleração do processo de urbanização após a Segunda Guerra Mundial as cidades Brasileiras passaram a coexistirem com os problemas de mobilidade. A razão é a escassez de recursos locais e a falta de políticas urbanas adequadas, que optam por não minimizar as causas, mas, meramente resolverem os problemas superficiais.

É importante destacar a fragilidade das atuais condições de mobilidade urbanas nas principais grandes cidades brasileiras, diante dessa trajetória persistente o crescimento dos custos dos serviços de transportes públicos e do uso intensivo do transporte individual motorizado pela população.

Goiânia, capital de Goiás acaba de completar 80 anos de fundação, no entanto, não se teve muito que comemorar, sobretudo no que diz respeito ao transito e ao transporte público. Há congestionamento de tráfego desde as sete da manhã em todos os bairros, e quando chove ou acontecem acidentes e outros incidentes menos corriqueiros, os transtornos aumentam assustadoramente.

2. O PROBLEMA DO TRÂNSITO E TRANSPORTE NA CIDADE DE GOIÂNIA

De acordo com dados divulgados no mês de julho, pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-GO),em média 1 milhão de veículos registrado circulam pelas ruas da cidade. O crescimento médio no número de veículos foi de 77%, sem que a infraestrutura viária e os órgãos de controle do trânsito acompanhassem o ritmo isso comparado aos dados dos últimos 5 anos. O fato da infraestrutura viária não comportar o excesso de veículos, o que prejudica a qualidade de vida dos Goiânienses, pois o stress causado pelos congestionamentos, acidentes de trânsito, afetam a vida pessoal e profissional das pessoas.

“Para os moradores ser pedestre em Goiânia este cada vez mais complicado.” A qualidade e quantidade do transporte coletivo e precário, a integração (local de troca de ônibus) que foi construída para melhorar a vida, hoje é o maior sufoco, não tem segurança. Até quem se esforça para comprar um carro e não ter que andar de coletivo, não tem saída, pois o trânsito fora do ônibus e uma caos.Mudamos toda nossa rotina para se adequar aos horários que o trânsito de Goiânia nos determina”.

Na cidade com um contingente populacional maior que 1.302.000,00 milhões de habitantes e se baseou em dados do DETRAN e da Estimativa Populacional 2012, do IBGE.Esses dados do levantamento permitem entender que o stress causado no cotidiano do trânsito da capital, ocorre devido a falta de suporte estrutural e territorial.A secretaria Municipal de Transito(SMT), sempre informa que providencias pontuais e estruturais são tomadas.

• Operações imediatas como a sincronização dos semáforos;

• Aproveitamento de algumas vias para passagem de ônibus e

• Modificação do tráfego em algumas vias.

A SMT exemplifica que a população também deve cooperar com as políticas implantadas na capital, e que Goiânia e uma cidade necessitam que a população; siga regras, zele pelo bem público e pelas outras pessoas. Observa-se que a capital Goianiense, necessita encontrar um equilíbrio entre o crescimento da frota e a melhoria dos transportes coletivos urbanos. Por meio de políticas publicas que não só auxiliem na melhora de ofertas para aquisição de bens e consumo, mais principalmente, para que se garanta a utilização organizada desses bens em sociedade.

A precariedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com