TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Urbana

Trabalho Universitário: Gestão Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  3.127 Palavras (13 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 13

Tecnologia em Gestão Pública

Gestão Urbana e de Serviços Públicos

Tutor Presencial: Tatiana Fernandes Reis

Nome dos Acadêmicos e RA:

Nome- FRANCELINO JOSE DA SILVA NETO 2303302042

Nome- RAQUEL GOMES SANTOS DE MELLO 3345558211

Nome- IRACY ISABEL COTOGNI CANASSA 3345557716

Nome- SANDRO KELER MARONEZI 2366473032

Agosto/2012

INTRODUÇÃO

A ocupação dos espaços e a proliferação caótica dos veículos não encontram da parte do poder público a contrapartida em obras de infraestrutura.

Ao reduzir o IPI sobre determinados produtos industrializados, o governo Lula escreveu certo por linhas tortas. Certo, porque a sociedade, há muito, clama pela diminuição de impostos; errado porque a medida beneficiou principalmente as multinacionais do setor automotivo e a produção de veículos de passeio, em detrimento do transporte de massa.

Como se sabe, as metrópoles brasileiras vivem um impasse: o acelerado crescimento urbano, a desordenada ocupação dos espaços e a proliferação caótica dos veículos não encontram, da parte do poder público, a contrapartida em obras de infraestrutura capazes de tornar a vida dos habitantes menos infernal. As decisões tomadas pelos governos têm caráter mais emergencial do que preventivo.

Nas nações desenvolvidas, investimentos planejados no setor dos transportes coletivos são a regra, dentro da consciência de que, se não caminhar nesse sentido, os prognósticos apontarão para a estagnação do trânsito, o aumento da poluição e a queda drástica da qualidade de vida dos habitantes nas grandes metrópoles.

A questão do transporte, no contexto da discussão sobre a qualidade de vida nas grandes metrópoles, passa a ser urgente, se considerarmos que a sistemática negligência no tratamento dessa questão tem levado a que os espaços urbanos se tornem cada vez menos viáveis como locais dignos para a moradia, o trabalho, o lazer e a convivência social.

Na campanha eleitoral que se inicia, os candidatos à presidência e seus respectivos partidos precisam trocar os desaforos e as questiúnculas rotineiras pela discussão franca dos grandes problemas que angustiam o País. Dentre eles, a ausência de uma política planejada de urbanização e o transporte. É o mínimo que esperamos deles.

O Sistema de transporte público da cidade de São Paulo é constituído por ônibus, de responsabilidade do Governo Municipal e complementado pelo metrô-Companhia Paulista de Trens Urbanos-CPTM e sistema intermunicipal-Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos-EMTU, de competência do Governo do Estado.

A frota do sistema de transporte urbano sobre pneus,aproximadamente 15 mil ônibus, é responsável pelo deslocamento de aproximadamente cinco milhões e meio de passageiros/dia/útil. A Secretaria Municipal de Transportes gerencia este serviço, que é fiscalizado pela SPTRANS. As atividades operacionais são terceirizadas e executadas por empresas que foram contratadas por licitações públicas. O planejamento, a programação e a fiscalização, além do incentivo ao desenvolvimento tecnológico, são atividades da SPTRANS,que tem como principal atribuição manter a qualidade da prestação deste serviço,garantindo a modernidade,segurança e conforto aos passageiros e contribuindo para a qualidade de vida da cidade.

O Sistema Municipal de Transporte é composto por um rede integrada, criada pela Secretaria Municipal de Transportes, em conjunto com a SPTRANS.Essa rede permite um deslocamento mais rápido e a racionalização do uso dos meios de transporte na cidade.

Esse Sistema é composto por dois subsistemas:

SUBSISTEMA ESTRUTURAL

Linhas operadas por veículos de médio e grande porte (articulados,biarticulados e comuns), destinados a atender altas demandas e integrar diversas regiões às áreas centrais da cidade. É a espinha dorsal do transporte coletivo.

SUBSISTEMA LOCAL

Alimenta a malha estrutural e atende aos deslocamentos internos nos subcentros com linhas operadas por ônibus comuns e veículos de menor porte, como micro e mini ônibus.

Para facilitar a organização das linhas, a cidade foi loteada em oito áreas, cada qual com uma cor diferente e operada por um consórcio e uma cooperativa, e os veículos seguem o mesmo padrão de cores, de acordo com o manual de identidade visual.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô foi constituída no dia 24 de Abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois.Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde.Em 1974, o trecho Jabaquara-Vila Mariana começou a operar comercialmente.

Hoje, o metrô de São Paulo possui quatro linhas em operação, 65,3 quilômetros de rede, 58 estações, 150 trens e transportou, no ano 2011, 1, 087 milhões de passageiros.

Em 2010, foi inaugurado o primeiro trecho da Linha 4-Amarela, a primeira a ser operada em regime de concessão pelo Consórcio Via Quatro.Em 2011, outras quatro estações foram entregues e a Linha 4-Amarela passou a funcionar entre Luz e Butantã.Atualmente, a linha possui 06 estações, 8,9 quilômetros de extensão e 14 trens.Com isso a malha metroviária chega a 74,2 quilômetros de extensão e 64 estações.

As Linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde ( Vila Prudente-Vila Madalena),3-Vermelha (Corinthias-Itaquera) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) funcionam de domingo a sexta das 4h40 à meia noite e aos sábados das 4h40 à 1h de domingo).

O Sistema está integrado a CPTM nas estações Luz,Pinheiros,Tamanduatei,Brás,Palmeiras-Barra Funda,Tatuapé,Corinthias-Itaquera e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 4,4 milhões de passageiros.

Em setembro de 2011, o metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 21bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com