TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Logística

Tese: Gestão de Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  4.073 Palavras (17 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 17

Administração de Materiais e Logística

Etapa 1

A administração dos recursos materiais engloba a sequencia de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final. A administração de recursos patrimoniais trata da sequencia de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem inicio na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

A administração de recursos é em grande parte baseada em técnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e aperfeiçoam a utilização de pessoas, materiais e instalações ou equipamentos. As mais empregadas serão as ligadas a materiais, fábricas, equipamentos e pessoas. Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final ou na execução do seu objeto social. Como tal são adquiridos regularmente, constituído os estoques da empresa.

Eles podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produtos em processo e produtos acabados. Os materiais auxiliares são aqueles que não se incorporam ao produto final. Óleos de corte, materiais de escritório e manutenção são classificados como materiais auxiliares. São chamados de materiais indiretos ou não produtivos.

Os materiais que se incorporam ao produto final, incluindo os de embalagem, são classificados como matéria-prima. Os produtos em processo são os materiais que estão em processo de fabricação. Muitas pessoas dizem corriqueiramente que eles são os produtos que estão “no meio” da fabrica. Os produtos acabados são os materiais, agora já sob a forma de produto final, prontos para serem comercializados ou entregues, caso tenham sido feitos sob encomenda. Os produtos acabados são bem conhecidos por nós em nosso dia a dia, e itens como os de revenda enquadram-se nessa categoria.

Recursos patrimoniais são instalações, utilizadas nas operações do dia a dia da empresa, mas que são adquiridas esporadicamente. Prédios, equipamentos e veículos da empresa podem ser classificados como recursos patrimoniais. Dependendo do porte da empresa, poderá estar constantemente adquirindo e vendendo bens patrimoniais. De acordo com a sua complexidade, prazos de fabricação ou construção, os bens patrimoniais são classificados em equipamentos ou então em prédios, terrenos e jazidas.

Equipamentos são máquinas operatrizes, caldeiras, reatores, pontes rolantes, ferramentas especiais, veículos, computadores e móveis. Já dentro da classificação de prédios, terrenos e jazidas, como o próprio nome diz, entram edifícios e instalações prediais em geral, terrenos e jazidas. A organização para a aquisição de bens, como uma nova instalação industrial, é bem diferente da utilizada para comprar equipamentos mais simples como um fundido para ser usinado. Adquirir bens envolve muito mais recursos, é extremamente particular, com projetos e tecnologias específicas, e é feito muito esporadicamente. Já no caso do fundido, que é comprado, duas vezes por mês, há muito mais rotinas, padrões e experiência. A aquisição de bens patrimoniais ou empreendimentos, como eles também são conhecidos como uma barragem, um novo prédio a ser construído ou uma nova fabrica, é um campo bastante específico na administração. Denominamos esse campo administração de empreendimentos ou administração de projetos.

Passo 2

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionar, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc. Administração de materiais é determinar quando e quanto adquirir, para repor o estoque. Como a formação de estoque é ponto crucial, surge imediatamente à pergunta:

“por que sempre há falta de materiais?”, já que a empresa sempre procura, ao mesmo tempo:

• Manter o nível operacional da empresa;

• Suprir os consumidores por meio de adequado atendimento;

• Manter os investimentos em estoques em níveis ideais.

Os problemas relacionados com gerenciamento de estoques estão principalmente ligados à ação: o que deve ser feito para controlar o equilíbrio e estabelecer ações apropriadas? Por que devemos ter estoques? O que afeta o equilíbrio dos estoques que mantemos? Para isso é preciso:

• Atingir o equilíbrio ideal entre estoque e consumo;

• Inter-relacionar-se com as outras atividades afins;

• Fazer com que todo o gerenciamento de materiais (gestão, compras e armazenagem), seja considerado como atividade integrante do Sistema de Abastecimento;

• Racionalizar a manipulação dos insumos materiais (matérias-primas, materiais secundários e outros) através de uma coordenação específica.

A Administração de Materiais coordena todas essas atividades através do estabelecimento de normas, critérios e rotinas operacionais, buscando manter todo o sistema funcionando harmonicamente.

Esse funcionamento depende das seguintes atividades:

• Cadastramento, que compreende as atividades de classificar, especificar e codificar;

• Gerenciamento de estoque, que compreende as atividades de formação do estoque;

• Obtenção do material, que compreende a atividade de comprar;

• Guarda do material, que compreende as atividades de receber, armazenar, conservar e distribuir.

Passo 3

Os materiais precisam ser adequadamente administrados. As quantidades devem ser planejadas e controladas para que não haja faltas que prejudiquem a produção, nem excessos que elevem os custos desnecessariamente. O volume de dinheiro investido em materiais faz com que as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com