TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão estratégica de logística

Trabalho acadêmico: Gestão estratégica de logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 5

3 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO 7

3.1 MISSÃO DA EMPRESA 7

3.2 VISÃO DA EMPRESA 7

3.3 ÁREAS FUNCIONAIS E SUA ESTRUTURA 7

3.4 FUNÇÕES X ÁREAS FUNCIONAIS 15

4 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS 16

4.1 SETOR ECONÔMICO E RAMO DE NEGÓCIO 16

4.2 PERFIL DOS CLIENTES 16

4.3 FORNECEDORES 16

4.4 CONCORRENTES 17

4.5 ESTRATÉGIA DE VENDAS 18

5 CONTABILIDADE 19

5.1 TIPOS DE DECISÕES 19

5.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – USUÁRIO X CONTADOR 19

5.3 CONTROLE CONTÁBIL 19

6 MATEMÁTICA NA EMPRESA 20

7 CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

Diante da crescente competitividade, empresas que vendem produtos de forma tradicional, ou pela internet, não têm condições de obter vantagem sobre seus concorrentes sem a implantação de redes logísticas de alto desempenho. A logística encarrega-se de melhorar o nível de rentabilidade da distribuição, através de planejamento, organização e controle das atividades de transporte e armazenagem, facilitando o fluxo de materiais. É evidenciado, como objetivo da logística, a entrega dos produtos, ou serviços, ao comprador no tempo e momento corretos, ao menor custo possível e nas condições pré-determinadas.

Dessa forma, pode-se dizer que a logística tornou-se um fator de sucesso imprescindível em todos os setores industriais, porém existem algumas tendências que devem ser consideradas anteriormente ao exame das estruturas e processos internos do sistema empresarial. A globalização aliada à abertura de mercados, a explosão tecnológica e ao surgimento de novos concorrentes redefiniram o cenário da concorrência a nível mundial e assim, se as empresas não se adaptarem ao novo cenário, fica cada vez mais evidente que a posição competitiva acabará por se deteriorar.

Outras tendências que afetam os sistemas logísticos são os consumidores mais informados e com alto grau de sofisticação, exigindo cada vez mais das empresas; maior poder dos atacadistas e varejistas; explosão em termos de evolução tecnológica. Tais necessidades de adaptação às empresas levam à conclusão de que o posicionamento estratégico de estoques, aliado às demais atividades logísticas, não tardará em se tornar obrigatório, o que não pode ser esquecido é a gestão da informação logística, a qual tem por finalidade garantir a eficácia do projeto de sistemas logísticos.

Esta pesquisa pode ser enquadrada sob o ponto de vista de sua natureza como uma pesquisa aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos sobre a cadeia logística da empresa. Sob o ponto de vista da forma de abordagem do problema caracteriza-se como sendo descritiva onde a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Com relação à forma de analisar seu objetivo aproxima-se de um estudo de caso do tipo exploratório, envolvendo levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiência com o assunto de estudo e análise de exemplos que estimulem a compreensão.

Assim, o presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a gestão estratégica de logística adotada pela empresa de cosméticos – Natura. Salienta-se a relevância do estudo, em face à gestão de sistemas logísticos apresentarem um enfoque estratégico para a obtenção de vantagem competitiva sustentada, principalmente no setor de cosméticos. Na questão prática reforça-se a contribuição oferecida às empresas pertencentes ao setor estético, proporcionando o estabelecimento de uma política de melhoria contínua por meio da sincronia das operações logísticas ao longo da cadeia de abastecimento.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Em 1969, Jean-Pierre Berjeaut e Antônio Luiz da Cunha Seabra fundaram a “Indústria e Comércio de Cosméticos G.Berjeaut”. O objetivo inicial da empresa era disponibilizar produtos de cuidado pessoal fabricados com insumos naturais e com preços acessíveis.

Em 1970, a empresa recebeu o nome de “Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda”, de cara teve que disputar mercado com a tradicional Avon. A estratégia de vendas escolhida pela Natura foi realizar a venda porta a porta através de suas consultoras; as vendedoras foram profissionalmente especificadas de consultoras como forma de valorizar a atuação de vendas das mesmas, sob a meta de criar um relacionamento próximo e personalizado com suas clientes.

No fim da década de 90, a Natura buscou acompanhar as mudanças de comportamento, a consolidação do aparecimento de novos perfis de consumidores e a tendência de unir estética e saúde. Numa visão conceitual de ação de produto, o termo bem-estar tornou-se um elo de ligação entre estética e saúde.

Para auxiliar na manutenção do estado saudável do organismo, a empresa lançou a linha “Natura Bioequilíbrio”. Em abril de 2000, inaugurou o seu portal de e-business, o natura.net, um espaço para troca de informações entre médicos, profissionais em geral e clientes.

De 2000 a 2003, iniciou o seu plano de penetração no mercado exterior, inicialmente na América Latina em países como Argentina, Chile e México e posteriormente para os Estados Unidos. Tal crescimento exigiu que a empresa construísse uma fábrica maior que abarcasse o ritmo de produção aquecido, saindo da antiga fábrica em Itapecerica da Serra (SP) para se instalar em Cajamar (SP).

É uma empresa que investe em P&D, ou seja, em pesquisa de novas fórmulas naturais e de extração sustentável muito bem focada na linha “Natura Ekos”. A empresa mudou o logotipo em abril de 2000, para expressar a sua renovação, novidade e leveza perante o mercado.

A empresa oferece uma enorme variedade de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal. Seu portfólio conta com aproximadamente 740 Unidades de Manutenção de Stock (Stock Keeping Units –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com