TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira

Projeto de pesquisa: Gestão financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo contribuir com a disciplina administração financeira, demonstrando o pensamento teórico de Adam Smith, um economista e filósofo que viveu no século das luzes, que foi um pensador clássico do liberalismo econômico, considerado o pai da economia moderna. Adam Smith era escocês, nasceu em Kirkcaldy, Fife, em 5 de junho de 1723 e morreu em Edimburgo no ano de 1790. As idéias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.

Suas obras mais importantes foram a Teoria Dos Sentimentos Morais e Riqueza Das Nações, sendo a segunda mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas. Ela vem declarar que um corpo teórico próprio determinando a livre concorrência como o único meio para se chegar ao desenvolvimento e o bem estar de uma nação, só assim o individuo buscaria atender suas necessidades mesmo que isso causasse uma desproporcionalidade no acúmulo de bens, esta visão era chamada por Smith (mão invisível).

Adam Smith contribuiu grandemente para formação do sistema capitalista hoje espalhado pelo mundo, suas teorias e fundamentos são de grande importância para entendermos o sistema atual. Como o estado tinha o papel de intervir em todas as relações fazendo com que não existisse liberdade, Smith lança uma tese de que o estado não deveria intervir totalmente na economia, surgindo assim o liberalismo econômico.

Foi através de Adam Smith que a economia passou a ser uma gama de conhecimentos sistematicamente organizado, que se refere ao entendimento dos recursos escassos da e na sociedade. Com isso há uma necessidade em se estudar e compreender a vida de Smith, para assim entendermos como a economia iniciou, e como ela se estende hoje na sociedade. Ao longo deste trabalho veremos as principais teses, obras e fundamentos de Smith, como também conheceremos mais sobre a vida deste que hoje é considerado o pai da economia.

2 A ESCOLA CLÁSSICA

A ciência econômica passa a ser consolidada a partir do surgimento da escola clássica, onde teve como grande precursor desta corrente de pensamento econômico o escocês Adam Smith. A base do pensamento da Escola Clássica é o liberalismo econômico que veio a ser defendido por Adam Smith, a fim de que houvesse: o fim das medidas protecionistas e dos monopólios, o fim da intervenção do estado na economia, à livre concorrência, entre outros fatores.

A economia clássica era regulada pelo individualismo, liberdade pessoal (econômica e política) e a crença no comportamento racional dos agentes econômicos. Alguns princípios básicos foram criados e defendidos pelos clássicos: como a propriedade privada, a iniciativa individual e o controle individual da empresa, a fim de se ter uma sociedade mais harmônica (satisfazendo interesses individuais e coletivos) e um progresso social. Dessa forma se manteria a sociedade livre de intervenções estatais, sendo regida por leis naturais e harmônicas que acabariam refletindo positivamente na economia, proporcionando um equilíbrio e consequentemente o bem estar de todos.

Adam Smith afirma que não é a prata ou o ouro que determinam a prosperidade de uma nação, mas, sim, o trabalho humano. Os clássicos acreditam que é pela quantidade de trabalho que se tem o valor dos bens e assim o elemento crucial para a determinação dos preços seria o custo de produção.

Os clássicos elaboram o conceito de racionalidade econômica, no qual o indivíduo deve satisfazer suas necessidades sem se preocupar com o bem-estar coletivo. Essa busca egoísta e competitiva, no entanto, estaria na origem de todo o bem público porque qualquer intervenção nessas leis naturais do comportamento humano bloquearia o desenvolvimento das forças produtivas. Usando a metáfora econômica de Smith, os homens, conduzidos por uma "mão invisível", acabam promovendo um fim que não era intencional. Adam Smith acredita então que ao conduzir e perseguir os seus interesses, o homem acaba por beneficiar a sociedade como um todo de uma maneira mais eficaz. A pessoa ao fazer isto não tem em conta o interesse geral da comunidade, mas sim o seu próprio interesse – neste sentido é egoísta. O que Adam Smith defende é que ao promover o interesse pessoal, a indivíduo acaba por ajudar na persecução do Interesse Geral e coletivo.

3 A ECONOMIA CLÁSSICA

Tem como seu principal economista Adam Smith, pois teve o marco inaugural do pensamento econômico clássico com a obra Riqueza das Nações. Seu conceito gira em torno da noção básica em que o mercado tenta encontrar um equilíbrio econômico em um longo prazo, ajustando-se penas a determinadas mudanças.

Adam Smith enfatizou a produção de renda, a teoria do valor foi muito importante na teoria clássica. Smith escreveu que "o preço real de qualquer coisa é o esforço e o trabalho de adquiri-la". Smith também dizia que os alugueis e os salários também entravam na composição de preço de uma mercadoria.

A idéia central da economia clássica é a da concorrência. Embora os indivíduos hajam apenas em proveito próprio, o mercado onde vigora a concorrência funciona espontaneamente, garantindo a alocação mais eficiente dos recursos de produção, sem que haja excesso de lucros. Essa alocação é feita por um mecanismo abstrato chamado por Smith como "a mão invisível" que ordena o mercado. E qual seria o papel econômico do Governo? É claro, o básico, garantir a lei e a ordem, e também a intervenção na economia quando o mercado não existe ou quando deixa de funcionar em condições satisfatórias.

Segundo a teoria clássica, na economia concorrencial a oferta de cada bem e de cada fator de produção tende sempre a igualar a procura. Em qualquer mercado a que determina esse equilíbrio entre oferta e a procura é o preço, ou seja, o preço do trabalho, nesse caso, seria o salário.

4 AS OBRAS DE ADAM SMITH

Sem dúvida alguma os pensamentos de Adam Smith mudaram o mundo antigo, e tem sua importância na atualidade, pois seus pensamentos eram dotados de uma coerência e de verdades práticas da economia, que a sociedade não tinha o conhecimento, mas a assimilava. As idéias de Adam Smith tiveram uma grande repercussão na burguesia européia, atacando a política econômica mercantilista promovida pelos reis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com