TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grendene SA

Casos: Grendene SA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  1.530 Visualizações

Página 1 de 3

Grendene S.A

A Grendene foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A Companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Grendha, Ilhabela, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Grendene Kids e Grendene Baby.

A Grendene é totalmente integrada, com capacidade instalada de 250 milhões de pares/ano em suas seis unidades industriais, compostas por 13 fábricas de calçados, matrizaria e fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados; com uma logística de distribuição que atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não tradicionais em todo o território nacional e no exterior.

A empresa vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e via subsidiárias no exterior, Grendene USA, Inc. (EUA) e Grendene Argentina S.A. (Argentina), atingindo cerca de 20 mil pontos de venda fora do País e 60 mil no mercado brasileiro, além de uma área de vendas separada e distribuição seletiva para a marca Melissa.

A Grendene S.A possui certos valores dentro de sua empresa. Segundo a empresa o lucro é essencial e insubstituível para a comunidade da Grendene e a manutenção dos empregos, a competitividade, a empresa acredita que sua produção deve estar em crescente produtividade o tempo todo e custos e despesas em exame e redução constante. A empresa acredita que deve se antecipar a dificuldades e inovar para cada vez obter resultados melhores e por fim a Grendene acredita que é necessário possuir ética para manter a integridade o respeito e a transparência (pensar, falar e agir).

Como a empresa esta inserida nas 5 forças de Porter?

Ameaça de novos entrantes:

Aqueles que desejarem entrar no mercado de calçados enfrentarão algumas barreiras de entrada. A necessidade de um investimento considerável, em marketing, design, lojas, produtos e mão de obra qualificada aumentam os custos de entrada, tornando o investimento inicial relativamente alto, porem se uma empresa deseja entrar no mercado ao mesmo nível da Grendene ai já podemos considerar um investimento extremamente alto pelo fato da Grendene possuir sua própria fabrica de PVC para consumo próprio. A possibilidade de diferenciação não é tão alta nesse tipo de mercado, o que faz com que esse mercado não se torne tão atraente.

Conclui-se assim que a ameaça de novos entrantes é moderada/baixa, pois a maior barreira é desembolsar uma quantia alta para se diferenciar neste mercado e um marketing extremamente forte.

Ameaça de produtos substitutos:

Neste tipo de mercado, não é possível observar produtos substitutos que podem ameaçar de forma intensa a Grendene. A Grendene possui varias lojas de calçados sendo que ela ocupa a maior parte deste mercado, ela possui calçados masculinos, femininos, infantis e outros. Porem ela não alcança o mercado todo, por exemplo, ela não possui uma linha de sapatos sociais, o que abre um espaço para concorrentes. Por isso podemos afirmar que a ameaça de produtos substitutos é baixo-moderada para este caso.

Rivalidade entre concorrentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com