TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Havaianas

Casos: Havaianas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 4

Histórico

Tudo leva a crer que foi a Zori, sandália japonesa, a fonte de inspiração para a criação das sandálias Havaianas em 14 de junho de 1962. Por essa razão, o solado de borracha das Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um detalhe que a diferencia das demais. Mas a versão nacional trazia um diferencial: eram feitas de borracha. Um produto natural, 100% nacional e que garantia calçados duráveis e confortáveis. Era tão simples a ideia da nova sandália que sua fama se espalhou feito rastilho de pólvora.

Em menos de um ano, a São Paulo Alpargatas fabricava mais de mil pares por dia, o que levou ao aparecimento de outras marcas que tentavam alcançar o sucesso da sandália, que até então era novidade. A marca em contrapartida lançava campanhas que enalteciam sua qualidade, autotitulando-se de “legítimas”, as únicas que “não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras”. Logo, as sandálias Havaianas transformaram-se num cult. Em uma marcha do Movimento dos Sem-Terra sobre Brasília, milhares de homens, mulheres e crianças cruzaram o país calçando sandálias havaianas. Na outra ponta, socialites, artistas, o Presidente da República, celebridades. Todos podem ser vistos usando o calçado. Sem dúvida é a sandália mais democrática que se tem notícia. Calça “do mais pobre ao mais rico” – como disse o escritor Jorge Amado, que não dispensava a calça jeans e um par de Havaianas. Elas são a cara de pelo menos três gerações de brasileiros. Passaram pelo movimento hippie, pelos anos 70, 80 e 90.

Em 1994 ganharam uma nova versão: as monocromáticas havaianas Top, uma clara referência a seu reposicionamento no mercado: um produto mais caro do que as tradicionais. Mídia e celebridades foram os primeiros a receber a novidade em mãos. Transformou-se em ícone, em objeto de desejo, em peça obrigatória. Segmentando seu mercado, a São Paulo Alpargatas criou uma versão para cada pé e cada gosto: as Tradicionais; a Top, as Havaianas Brasil, lançadas durante a Copa do Mundo de 98; a Surf; a Fashion; a Fashion Cristal; a Kids; a Clubes; a Floral; a Alamoana; a Milênio entre outros modelos.

Um pouco mais da história da marca:

1970 - A criação dos grandes slogans, o famoso slogan "Havaianas as legítimas" foi então lançado. E basta ouvir a frase: "Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro” para se lembrar dos comerciais protagonizados pelo comediante Chico Anysio durante as décadas de 70 e 80.

1980 – A popularização da marca nesta época estava começando. Já eram vendidos mais de 80 milhões de pares de Havaianas por ano. Também nessa época foram consideradas como um dos itens da cesta básica, assim como feijão e arroz.

1991 – É lançado o modelo Havaianas Sky, com cores fortes e calcanhar mais alto, dando a ideia de que pertencia a um público de classe mais alta. Seu preço também é mais elevado que o das tradicionais. Para levar o lançamento ao público alvo, foram veiculadas propagandas de grande porte estreladas por artistas famosos. Em seguida a distribuição foi organizada de acordo com o público alvo. Também foi criado um display vertical para facilitar a escolha do produto e do número. Este display substituiu as antigas bancadas com pares espalhados.

1994 - “Havaianas, Todo mundo usa”. “A comunicação de Havaianas passa por uma grande transformação”. Na TV, pessoas famosas como Malu Mader, Bebeto, Hortência e Luana Piovani mostravam seus pés. Era verdade: todos mundos usavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com