TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Site Buscape

Casos: História Do Site Buscape. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo de Caso – Site Buscapé.

Buscapé – uma empresa brasileira que faz sucesso na internet.

A empresa iniciou suas atividades em meados de 1998, por 3 jovens amigos de faculdade, em 2006, a empresa passou por varias mudanças, entrada de mais um sócio investindo na aquisição de um dos seus principais concorrentes, a empresa Bondfaro, com isso atingiu-se 83% do mercado.

Em 2009, a empresa foi vendi da para a Midia Nasper.

O site é líder em seu segmento, é uma ferramenta de busca de preços, compete com grandes concorrentes como: google, ebay, yahoo.

História.

Um jovem que entrou em uma faculdade de engenharia, por sinal, uma das mais reconhecidas do País, seu objetivo era de ser um grande empreendedor, e não um engenheiro de uma grande empresa, ou seja, dono de seu próprio negócio e era apaixonado por computadores.

Ocupava todo o seu tempo fazendo cursos, inclusive relacionados à internet, utilizava de suas horas nas madrugadas para planejar seu próprio negócio.

Iniciou seu primeiro projeto ao qual não obteve o êxito esperado, não deu certo.

Em seu segundo projeto, já em sociedade com um amigo, planejaram a abertura de uma empresa de software focada em trabalhar com clientes pequenos, foi então que os 2 aventureiros decidiram aprender, já que não tinham experiência no negócio, melhor que aprender, o objetivo deles foi, conquistar clientes para ganhar dinheiro em paralelo ao aprendizado, os sócios encararam como um aprendizado e principalmente com uma boa visão de negócio, negociação e conhecimentos em programação.

Podemos dizer que o Buscapé teve inicio do nada, ou melhor, durante um bate papo entre os sócios, um deles tinha a pretensão de adquirir uma impressora e começou a procurar na internet, os sites da época não apresentavam a informação de preços, e para o consumidor saber onde vendia determinados produtos, tinha que entrar em vários sites, mas nenhum deles apresentava o preço.

Foi então que eles amadureceram a ideia de montar um site de busca de ofertas, e apresentação dos preços das mercadorias e comparação de lojas.

Bom, a ideia já estava pronta, mas no inicio os sócios tiveram uma resposta negativa com os seus clientes, pois os mesmos não queriam expor seus preços principalmente comparando com os preços de seus concorrentes ``Paradigma da época´´, mas isso não abalou a ideia deles, mesmo diante deste problema, iniciaram suas atividades com os clientes on-line que existiam na época.

Era um modelo de negocio baseado na acessibilidade dos sites, ou seja, o ganho era através dos cliques que os consumidores faziam nas páginas dos sites de seus clientes, também nos anúncios realizados pelos consumidores através do site buscapé.

Em 1999 a empresa cresceu o seu quadro de sócios, um amigo de faculdade que entrou para realizar a gestão administrativa e financeira da empresa.

Dai então, totalizando 3 sócios, os mesmos interagiam com seus conhecimentos e suas responsabilidades perante o negócio entre as áreas de tecnologia, financeira, marketing e relacionamento com os fornecedores, vendas e parcerias.

Em meados de junho de 1999, um ano depois do inicio do negócio, a empresa estava com aproximadamente 35 clientes e 30 mil produtos cadastrados no site.

O investimento dos sócios ao longo de um ano e meio foi de $3.000 mil dólares, dinheiro que os sócios ganhavam com os estágios feitos por eles na época em outras empresas.

Os jovens faziam faculdade, estagiavam nas horas vagas e desenvolviam seu negócio nas madrugadas. O negócio foi crescendo e estava cada vez mais difícil de conciliar os estudos com o plano de negócio desenvolvido por eles.

Um dos sócios resolve trancar a matricula na faculdade por 1 ano. Retornou seus estudos após este período e em certo dia, o seu professor comenta sobre o site Buscapé, sem saber que ele era um dos proprietários da empresa, disse que tinha lido sobre uma entrevista do site na revista Veja, durante este bate papo, os alunos informaram ao professor que Romero (aluno da sala) era um dos proprietários do site, dai então, o aluno foi parabenizado pelo professor e todos da sala.

Seus principais clientes da época eram os supermercadistas da época.

Diz o ditado que ``por trás dos problemas sempre existem grandes oportunidades, na época surgiram concorrentes, mas eles acreditavam em seu potencial.

No inicio ganharam muita publicidade, era um negócio inovador, foram divulgados em vários veículos de comunicação, várias empresas de capital de risco, investidores procuraram o Buscapé propondo investir, como eles não tinham conhecimento sobre investimentos, talvez medo das propostas, recorreram a um amigo que conhecia do negócio.

No final de 1999, o Buscapé conseguia seu primeiro investidor ($200.000 mil dólares), a empresa EPLATFORM, assim então passou a ser dona de 20% do Buscapé, que neste momento já tinha 110 clientes e 120 mil produtos cadastrados.

No ano 2000, a empresa contrata seu primeiro funcionário, um estagiário.

O site passou a ser assessorado pela, a mesma começou a reescrever o plano de negócios do Buscapé, organizar vários outros eventos.

Em Junho de 2000, a empresa obteve mais 2 parcerias com o Unibanco e Merrill Lynch, desta forma a sociedade ficou da seguinte forma: 14% da EPLATFORM, 30% Unibanco e Merrill Lynch e 56% de seus fundadores, com isso o Buscapé passou a se desincubar da EPLATFORM, tendo seu escritório próprio e um quadro de profissionais.

O contato com os novos investidores era totalmente diferente comparando com a EPLATFORM, existia apenas reuniões para definir metas e orçamentos, a equipe do Buscapé tinha dever das execuções e autonomia para fazer a empresa crescer.

No ano de 2001, foi ruim para o mercado de internet, além de um estouro no concorrente internacional BOLHAS .COM dos E.U.A, todas as empresas do ramo, inclusive os investidores ficaram um pouco receosos.

No inicio de 2002, teve uma reunião de conselho bastante intensa onde se cogitou no fechamento da empresa por parte dos investidores, os fundadores não aceitaram, e propuseram adiantar o Breakevem que estava previsto para o final de 2003. Os fundadores acreditavam no negócio e não desanimaram perante a crise.

Diversificar para sobreviver.

Para sobreviver, a empresa se arriscou e diversificou-se em 5 negócio: E-commerce, Mídia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com