TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do arroz de cristal

Projeto de pesquisa: História do arroz de cristal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.420 Palavras (14 Páginas)  •  1.465 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Todas as empresas visam sucesso no competitivo mundo empresarial, a comunicação é diferencial e fator crítico de sucesso, pois imagem é tudo e depende de todos os segmentos da organização, assim como do relacionamento sólido e efetivo com seus públicos.

A Cristal Alimentos Ltda. é uma indústria consolidada em Goiás, há 56 anos produzindo produtos de qualidade, com amplo portfólio composto por arroz, feijão, massas, farinha de trigo, óleo, açúcar e atualmente copos descartáveis.

2 CARACTERIZACAO DA EMPRESA

A história do Arroz Cristal tem início em 1956, na cidade de Tesouro/MT. Walterdan Fernandes Madalena ajudava o pai na mercearia da família. Empreendedor, o garoto, aos 12 anos de idade, comprou sua primeira máquina de beneficiamento de arroz, que era manual e tinha capacidade para 1 saco de 60kg por dia.

Em 1957, Walterdan deixa sua terra natal rumo a Goiânia/GO. No ano seguinte, seu pai resolve mudar-se com a família para a capital goiana, passando a ter uma mercearia na antiga Vila Operária, hoje, Setor Centro-Oeste.

Parceria, estratégia, conquista

Em 1964, Walterdan firmou parceria com seu irmão Walton. Mais a frente eles conseguiram comprar uma máquina com capacidade para limpar 4 sacos de 60kg/hora. Assim, estabeleceram a sua primeira cerealista, que se chamou "Cerealista Madalena", localizada na Rua Ipameri, em Campinas.

Em 1965, Walterdan vende sua parte da cerealista para o irmão Walton e passa a comprar arroz em casca, pagando para ser beneficiado. Um ano depois ele monta a cerealista "Comercial Amazonas" com capacidade para beneficiar 8 sacos de 60kg/hora, situada na Rua P-16, Setor dos Funcionários, com um colaborador. Neste mesmo ano, seu irmão Waldir torna-se sócio da empresa. Seus principais clientes eram varejistas e feirantes.

Em 1974, o governo da Ditadura Militar, estabeleceu que a comercialização do produto só poderia ser realizada em pacotes, com os dados do fabricante e do produto impressos na embalagem. A partir daí, surge o empacotamento e a marca Cristal.

No ano seguinte os irmãos adquiriram uma máquina com capacidade de beneficiamento de 15 sacos/hora e aumentaram o portfólio de produtos criando três marcas de arroz: Mônica, Safra e Esmeralda.

Em 1984, o Arroz Cristal introduziu o arroz agulhinha, vindo do Rio Grande do Sul, ainda não comercializado em Goiás.

Em 1986, a empresa inicia as propagandas de TV e rádio.

Dois anos depois (1988), a empresa muda-se para novas instalações, na Av. Perimetral, Setor Parque Industrial Paulista. A produção aumentou para 50 sacos/hora e continuou até chegar a 200 sacos/hora. Criaram também mais quatro marcas: Califórnia, Madalena, Sol e Pureza.

A partir daí, a empresa Arroz Cristal, conquistou a credibilidade do consumidor, recebendo inúmeras premiações nacionais e internacionais em reconhecimento ao seu trabalho.

Em 1991, o Arroz Cristal inovou com a introdução do sistema de seleção eletrônica de grãos por translucidez, a única empresa do Centro-Oeste a possuir este equipamento.

Em 1996, a empresa decide construir uma nova sede e em 2000 transfere suas atividades para a nova localização BR 153, Km 1292.

Em 2007 a empresa passou a produzir novas formas de apresentação do arroz, além de novos produtos sob o Selo de Qualidade Cristal Alimentos, como feijão, óleo, açúcar, farinha de trigo, massas e recentemente copos descartáveis.

A capacidade atual de beneficiamento é de 600.000 fardos/mês de arroz. Com equipamentos de ponta e rigorosos padrões de qualidade, consolidando-se como referência nacional no ramo de

beneficiamento de arroz.

A marca

O nome Arroz Cristal foi escolhido porque, no princípio da atividade cerealista, as pessoas que viam o produto diziam que a sua massa era tão boa que parecia um cristal. Um produto puro, sem aditivos químicos ou conservantes, e com altíssimo padrão de qualidade, demonstrando o grande respeito que tem por seus milhares de consumidores, fazendo jus ao slogan: Pureza em forma de grãos!

A marca é associada a três fatores de qualidade: pureza, sabor e rendimento que significa, também, maior economia. Seus consumidores passaram a associar à marca atributos como tradição, solidez e estabilidade. Na empresa, tudo é programado para valorizar a qualidade.

Da seleção dos grãos à embalagem, que foi projetada para dar um visual diferenciado ao consumidor, até a disposição final do produto nos pontos de venda.

Endereço

Razão Social: Cristal Alimentos Ltda

CGC: 02.709.992/0001-56

Inscrição. Estadual: 10.308.858-0

Endereço: BR 153, Km 1.292, S/N, Jardim Cristal

Município: Aparecida de Goiânia

Estado: Goiás

CEP: 74.982-760

Telefone(PABX): 55 (0 XX 62) 3226-9000

FAX: 55 (0 XX 62) 3283-6232

Estrutura

A Cristal Alimentos situa-se no Km 1.292 da BR 153, no município de Aparecida de Goiânia/GO, com área total de 245.000 m², sendo 100.000m² de área construída, que abriga a administração e as indústrias.

O Parque Industrial da Cristal Alimentos utiliza a mais avançada tecnologia mundial de beneficiamento de arroz e as mais modernas máquinas.

Todos os equipamentos de beneficiamento possuem máquinas para a aspiração do pó do processamento. Por isso, em toda a área não se vêem partículas de arroz processado suspensas por todos os lados ou sendo depositadas no piso e máquinas.

Na Cristal Alimentos, todos os equipamentos e revestimentos dos pisos foram escolhidos na cor branca para que os visitantes possam constatar in loco o rigoroso controle de higiene e qualidade. Isso se reflete na certificação ISO 9001/2008, certificado de qualidade do produto Arroz Cristal.

A Cristal Alimentos possui 628 funcionários.

O prédio reúne os setores administrativo e comercial da empresa e também áreas de convivência com um anfiteatro de 144 lugares e apurado sistema acústico, utilizado para solenidades, reuniões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com