TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS

Tese: IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Tese  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL PARA AS EMPRESAS

Os problemas ambientais, se considerarmos tanto a realidade brasileira como a mundial, já são motivo de grande preocupação para todos. Vemos diariamente notícias que nos falam de aquecimento global, utilização desenfreada de recursos naturais que muitas vezes não são renováveis e destruição da camada de ozônio. Mas não se trata apenas disso.

Muitas pessoas ainda entendem que o meio ambiente é algo que diz respeito somente a estas questões de ecologia, mas hoje sabemos que, também no contexto empresarial, meio ambiente é tudo o que se refere ao relacionamento que se tem com o meio interno e externo do ambiente, e ainda com os colaboradores, mercado, fornecedores, comunidade e consumidores.

Antigamente, quando não se tinha a conscientização massificada de preservação do meio ambiente, as empresas primavam pela produção a qualquer custo, onde o que importava era o resultado (lucro), sem a menor preocupação em ser uma empresa ambientalmente comprometida. Hoje, com as exigências legais, onde os governos estipulam multas para as organizações que não se adéquam ao que está na lei, e com a pressão da opinião pública, muito bem informada sobre o tema, observa-se mais claramente que é necessário que as empresas introduzam políticas de Gestão Ambiental no seu dia-a-dia, o que, além de auxiliar na redução de custos do processo produtivo (como com a economia de energia, reutilização de materiais, reciclagem e outras inovações ecológicas), traz uma série de vantagens a começar pela boa imagem da empresa perante seus consumidores.

Analisando estes aspectos, observamos que a política de gestão ambiental dentro de uma empresa não deve ser apenas uma carta de intenções, mas deve incorporar a questão ambiental no seu dia a dia, fazendo que esta postura tenha grande influência no momento da tomada de decisão, e que haja uma mudança em sua cultura empresarial de forma a conscientizar todos os seus setores, para que as pessoas envolvidas em todo processo produtivo se mantenham responsáveis pela questão ambiental. Porém, antes que se desenvolva um projeto e que se coloque em prática, é necessário que se estude o local onde este projeto será implantado e que se conheçam profundamente suas características de ambiente natural e ambiente social.

Para exemplificar o quanto este assunto é pertinente, já existe o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, que reflete a lucratividade das ações das empresas que apresentam um melhor desempenho socioambiental, e através do qual se percebe que muitas das empresas que se preocupam com questões sociais e ambientais têm um maior ganho econômico, oferecendo menores riscos para os investidores.

Como foi visto, a questão ambiental está cada vez mais presente na rotina empresarial, e as empresas que não começarem a ter a preocupação de implantar uma política ambiental eficiente serão atropeladas pelo mercado. Ou seja, é necessário que as organizações comecem a pensar de maneira séria na qualidade do meio ambiente em que estão inseridas, para que as pessoas que trabalham pela empresa o façam com maior qualidade de vida, mais felizes e satisfeitas, para que seus clientes a vejam com maior admiração e consumam seus produtos com a certeza de que estão contribuindo com uma organização amiga da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com