TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DO NEGÓCIO E NO UNIVERSO DA CONTA

Projeto de pesquisa: INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DO NEGÓCIO E NO UNIVERSO DA CONTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho enfoca no contexto as possíveis influências das decisões que os tomadores tendem a ter aversão ao risco quando a decisão envolve a possibilidade de potenciais ganhos.

As tomadas das decisões na Contabilidade sob um ambiente de incerteza ou de risco; considera-se incerteza quando o tomador de decisão não dispõe de elementos capazes de determinar a probabilidade de ocorrência dos inúmeros resultados das alternativas identificadas, mesmo que consiga construir os cenários futuros resultantes das diversas decisões a seguir, porém verifica-se a existência de um ambiente de risco quando é possível determinar-se a probabilidade de confirmação dos resultados (ANTUNES; SANTOS, 2004).

O ambiente de negócios no Brasil é muito complicado devido a burocracia das leis , altos juros , muitos impostos ,varias medidas provisórias , isso acaba dificultando a criação de novas empresas, mexendo também com todo setor contábil que tem que estar atento a tudo que acontece no mundo dos negócios .

Vivenciaremos neste trabalho ainda as mudanças que ocorrem na economia , as tendências de mercado , a diferença entre macroeconomia e microeconomia .

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

Toda vez que se muda um governo ocorre mudanças na maneira de governar, na economia, pois surgem vários planos econômicos, o que não muda é falta de investimento do governo na estrutura do país, a saúde a educação, os transportes são precários. As leis são editadas, medidas provisórias, decretos são criado isso mexe com mundo dos negócios e com todo sistema contábil que tem que adaptar a novas leis e a nova política econômica. Nada mais desgastante na política e na economia do que a inflação, mais até do que o desemprego, pois atinge a todos, especialmente os de renda média e baixa. É por essa razão que os governos a elegem como prioridade absoluta na formulação e implementação da política econômica.

Decreto-lei é um decreto com força de lei, que emana do Poder executivo, previsto nos sistemas legislativos de alguns países. Os decretos-leis podem aplicar-se à ordem econômica, fiscal, social, territorial e de segurança, com legitimidade efetiva de uma norma administrativa e poder de lei desde a sua edição, sanção e publicação no diário ou jornal oficial.

No direito constitucional brasileiro, medida provisória (MP) é um ato unipessoal do presidente da República, com força de lei, sem a participação do Poder Legislativo, que somente será chamado a discuti-la e aprová-la em momento posterior.

O pressuposto da MP é urgência e relevância cumulativamente .A medida provisória, assim, embora tenha força de lei, não é verdadeiramente uma lei, no sentido técnico estrito deste termo, visto que não existiu processo legislativo prévio à sua formação.

A contabilidade se faz presente nos negócios brasileiros pelo fato der ser uma área que lida com a economia, leis, decreto de lei, medida provisória, e isso tudo tem grande influência no ambiente dos negócios.

2.2 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA

A economia tem como conceito ser: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas , que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a freqüentes mudanças.

A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo na microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Uma das variáveis centrais inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.

Entende-se por inflação o nível de atividade econômica, medido pelo produto real da economia. E se caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia.

Então podemos ver que a Macroeconomia, estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores e a Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores ( demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.

2.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

O peso da indústria de transformação na economia nacional já foi na ordem de 30% nos anos 1970, hoje está na ordem de 20% nas avaliações mais otimistas. Proporcionalmente ao encolhimento da indústria junto ao PIB brasileiro, assiste-se ao crescimento da economia baseada em produtos primários. A pauta de exportações brasileira é feita, sobretudo, de produtos básicos, de commodities e mercadorias de baixa tecnologia, por outro lado, cresce a pauta de importação de bens manufaturados.

Economia desindustrializada significa perda de competitividade no mercado internacional. É na indústria de transformação que se desenvolve pesquisa e tecnologia o que possibilita ganhos para o conjunto da economia de um país. Por outro lado, a desindustrialização precariza o mercado de trabalho. Os melhores salários encontram-se na indústria de bens manufaturados, é nesse setor que as categorias de trabalhadores e os seus sindicatos conquistam convenções coletivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com