TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO

Seminário: INOVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  7.058 Palavras (29 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 29

Estímulos para inovação:

Ambiente atual: Rápidas mudanças tecnológicas – ciclo de vida dos produtos cada vez menor;

Maior concorrência;

Busca pela eficiência e diferenciação;

 Necessidade de novos e inovadores modos de trabalho dentro do processo de operação para se obter vantagem competitiva.

O grande desafio é: como começar? Como estimular uma investigação que resulta em melhoria? - Uma abordagem é identificar, primeiro, técnicas ou estímulos que auxiliam nesse processo de aperfeiçoamento.

Um excelente ponto de partida para toda análise é o cliente. Desempenho qualidade é a principal responsabilidade da gestão de operações, e inovação para aprimorar o desempenho da qualidade é essencial em todas as organizações.

CÍRCULOS DE QUALIDADE:

Com o fenômeno da globalização da economia, aliado ao código do consumidor, as exigências do mercado consumidor, coloca às empresas em desafio frente aos novos padrões de qualidade e produtividade, no mercado altamente competitivo.

A solução para estes novos desafios poderá ser encontrada no desenvolvimento dos CCQs, integrando os funcionários à empresa, num verdadeiro espírito de parceria.

É um pequeno grupo de trabalhadores voluntários que se encontram regularmente para debater problemas (não necessariamente restritos a questões de qualidade) e determinar possíveis soluções.

Lógica do CQC:

Membros de círculos de qualidade recebem treinamento em controle de qualidade e técnicas de avaliação. Uma ideia que parte de um membro do círculo de qualidade tem mais possibilidade de ser adotada do que uma imposta de cima.

Logo, círculos de qualidade refletem e exploram as vantagens de teorias de recursos humanos que se inserem nas abordagens de participação e fortalecimento de empregados. Além disso, o reconhecimento de parte da alta administração de que vale a pena escutar os empregados ajuda a aperfeiçoar o modo de ser de qualidade total da empresa, acarretando consequências benéficas para a companhia e seus clientes.

Importância:

O círculo de qualidade promove uma forte identificação com a organização e aumenta a responsabilidade individual pelo trabalho por parte dos trabalhadores. Os círculos de qualidade também tornam possível a ligação de grupos informais existentes com a gestão, em benefício geral da organização. Os círculos de qualidade contribuem para a qualificação dos trabalhadores, induzem um diálogo no interior da organização e melhoram o ambiente de trabalho.

Objetivos:

- aumentar a motivação e auto- realização dos funcionários, através da oportunidade de participação na solução dos problemas da empresa;

- concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de autocontrole e prevenção de falhas;

- garantir a qualidade do produto;

- conseguir novas ideias;

- aumentar a produtividade do trabalho;

- reduzir custos e diminuir perdas;

- melhorar a comunicação e o relacionamento humano, tanto no sentido horizontal quanto vertical.

Problemas que podem ser solucionados/ Aplicações:

- melhoria de qualidade;

- melhoria de produtividade;

- redução de custos;

- ambiente físico de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, limpeza, ruído;

- racionalização dos processos de fabricação;

- condições de trabalho;

- segurança do trabalho;

- problemas em áreas administrativas;

- análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos;

- desenvolvimento e integração de funcionários; etc.

Barreiras/ Desvantagens

- diferenças culturais e antagônicas entre setores administrativos e sindicatos impedem o êxito da abordagem em certas situações.

- quem está no poder pode não ouvir os resultados do círculo de qualidade.

Vantagens

- rica fonte de soluções inovadoras para problemas e redução de custos

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (TQM):

Com a abertura do mercado, a inovação tecnológica, a crescente competitividade entre as empresas, o conhecimento cada vez maior das pessoas, o aprimoramento da produtividade e principalmente a exigências do cliente em atender as suas necessidades, tornou-se indispensável às empresas a adotarem a Qualidade Total nos seus processos. A Qualidade Total assim surge com a proposta de que a empresa é um organismo complexo e todos os seus componentes têm que atingir bons padrões, isso inclui a exigência pela qualidade nos serviços/produtos da empresa considerando ainda todos os clientes, internos e externos.

Pode ser entendida como um sistema eficaz para a integração de esforços quanto ao desenvolvimento, manutenção e aperfeiçoamento da qualidade ante dos vários grupos de uma organização, de modo a apresentar produção e serviços nos mais elevados níveis de economia, o que permite a com¬pleta satisfação do cliente.

Objetivo: O principal objetivo da Qualidade Total é produzir a satisfação daqueles que recebem o resultado do seu trabalho, seja ele produto ou serviço.

A filosofia da TQM enfatiza:

- Atendimento das necessidades e expectativas de clientes;

- Cobertura a todas as partes da organização;

- Inclusão de todos os integrantes da organização;

- Análise dos custos relacionados à qualidade (interna e externa);

- Obtenção de itens adequados por meio de projetos de qualidade;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com