TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO DE SUDEBNOGO TRINDADA

Projeto de pesquisa: INOVAÇÃO DE SUDEBNOGO TRINDADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO DO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

INOCÊNCIO DE SOUSA TRINDADE

Freelancers abrem espaço nas grandes empresas

Patos - PB

2013

INOCÊNCIO DE SOUSA TRINDADE

Freelancers abrem espaços nas grandes empresas

Trabalho de Atividade Interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientadores: Prof. Fabiano Galão, Prof. Ivan Campos, Profa. Elisa Nantes, Prof. Wilson Sanches, Profa. Mônica Silva

Patos – PB

2013

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 ANALISE DO ESTUDO DE CASO 5

4 CONSIDERAÇOES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Esta atividade tem como objetivo discorrer sobre o mercado de trabalho que cada vez mais esta aderindo a novas tendências de profissionais, entre eles os freelancers. Esta mudança traz muitas vantagens e desvantagens para ambas as partes, empregado e empregador, e é por assim dizer uma nova tendência mundial, já que vem crescendo à passos largos por toda parte.

Em um mundo cada vez mais competitivo e que visa principalmente o objetivo da minimização dos custos e maximização dos lucros, nada como essa nova tendência de profissionais para deixar mais perto as empresas de atingirem seus objetivos no que diz respeito a custos e lucros.

2 DESENVOLVIMENTO

Contexto em estudo;

Os freelancers surgiram para atenderem uma nova demanda do mercado, contratação rápida em tempo de expansão acelerada o ocasional, sem vínculos empregatícios, sem burocracia, menos gastos com impostos, trabalhos de desenvolvimentos rápidos e em qualquer local do mundo através da internet e usando a ferramenta de acesso remoto, com custos relativamente mais baixos.

A IBM é uma das muitas empresas, que viu nesse segmento um grande potencial, tanto é que seu quadro foi dividido em 2011, hoje seu quadro de funcionários divide-se em formais e informais para execução de tarefas especificas. Mas não é só a IBM que viu esse potencial, as empresas que contratam esses profissionais já passaram para 1,3 milhão no último ano, porém em alguns países como o Brasil encontram a barreira da legislação trabalhista, porém através de empresas de consultoria esse tipo de trabalho já é possível.

Há também o desagrado por parte daqueles profissionais que fazem parte do quadro formal, pois quando foi noticiado que a IBM da Alemanha pensou em contratar mais temporários, ou seja, freelancers ficou evidente que alguém teria que sair, e esse alguém eram os profissionais do quadro formal.

3 ANALISE DO ESTUDO

Questões propostas:

1. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

• R - Organizações como a IBM se diferenciam das organizações burocráticas, por vários motivos, entre eles, a contratação sem necessidade de contrato formal trabalhista, após a seleção virtual, recebem trabalhos que podem ou não serem realizados, não existe carga horária definida, apenas prazos que variam de horas a dias, não é exigido presença na sede da organização, pois os trabalhos, que são criações de software são feitos no próprio computador através da conexão com a internet, que hoje pode ser feita em casa ou até mesmo na rua após um lanche através das conexões móveis ou mesmo de conexões do tipo wireless, não podemos esquecer os pagamento, que neste caso não é um salário fixo, pois o ganho é em cima de sua produtividade. Podemos assim dizer, que a “flexibilidade” é a junção que diferencial das organizações burocráticas, já que as mesmas são o oposto.

2. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Face book e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grande exemplo de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

• R - Na teoria clássica a ênfase é na esturra e os enfoques esta na organização formal, que esta, por sua vez é a divisão de trabalho e poder de controle, regras, regulamento de salários e controle de qualidade, ou seja, cada um tem sua função definida, seu cargo, horários a cumprir, salário pré-definidos, e o que podemos chamar de rotina.

Empresas citadas como IBM, Face book e Google tem uma diferença bem fixada, pois o que predomina é relacionamento interpessoal, e seus enfoques podemos dizer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com