TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÕES TECNOLOGICAS

Casos: INOVAÇÕES TECNOLOGICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi descrever o impacto das inovações tecnologicas na competitividade e nas relações de trabalho nas empresas. Para o desenvolvimento deste trabalho a empresa escolhida foi a DPaschoal, que procura sempre inovação no atendimento automotivo a seus clientes, colaboradores e credenciados.

Nos últimos anos foi possivel acompanhar um incrivel desenvolvimento de novas tecnologias, seja em produto, serviços ou processos, o que possibilitou uma grande transformação no ambiente das organizações. Com base nessas inovações as empresas se viram obrigadas a rever modelos e sistemas de gestão até então adotadas. Houve a necessidade de avaliar a implantação de novas tecnologias para que se pudesse efetivar mudanças necessárias, inovações que trouxeram impactos significativos na sua competitividade e nas relações de trabalho.

Palavra chave: Inovações Tecnológicas.Competitividade.Relações de trabalho.

1 INTRODUÇÃO

A velocidade com que as inovações tecnológicas surgem e são introduzidas nas organizações, faz com que haja a necessidade das empresas reverem seus conceitos e modelos de gestão. As inovações tecnológicas constituem a introdução de novos produtos no mercado, serviços ou processos, bem como o melhoramento ou modificação dos mesmos.

A Dpaschoal procura sempre aprimorar seus conceitos, sua forma de se relacionar com clientes, parceiros, colaboradores e credenciados, buscando sempre inovar com qualidade, se mantendo sempre atualizada e competitiva no que diz respeito a atendimento e prestação de serviços no setor automotivo.

Uma de suas maiores responsabilidades é oferecer oportunidade de crescimento de forma inovadora e sustentável, prova disso é o reconhecimento dos colaboradores que a elegeram por 12 anos como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar, segundo o Guia Exame e a Época

Neste contexto surgiu no Grupo DPaschoal a necessidade da implantação de um novo sistema, um novo software que possibilitasse um alinhamento maior e consequentemente uma maior comunicação entre as lojas do grupo, um melhor relacionamento com seus Stackholders, trazendo mais qualidade no atendimento e nos serviços prestados tornando a empresa mais competitiva no mercado.

2 A RAZÃO DE SER DPASCHOAL

Fonte: Site do Grupo DPaschoal

3 A HISTÓRIA DO GRUPO DPASCHOAL

Em 1949 a DPaschoal entrava no mercado com uma proposta inovadora de atendimento automotivo. Nestas seis décadas a empresa cresceu, ampliou sua atuação, ditou tendências e evoluiu com excelência no segmento. Para que essa realidade dinâmica mantivesse seu tom de modernidade a cada ano que passava, vários diferenciais foram adotados e assimilados pela empresa, e que garantiram até hoje um lugar de destaque entre todos os públicos que, direta ou indiretamente, exploram os serviços e atendimentos da DPaschoal.

Desde o inicio mesmo em uma loja acanhada a Dpaschoal primou por diferenciais e inovações ao longo dos anos: higiene (chão sujo jamais), respeito por colaboradores e fornecedores, cortesia no trato com os clientes, responsabilidades e preocupações sociais. No ano de 1977 foi criado o CTT – Centro Técnico de Treinamento. A equipe que já oferecia um serviço diferenciado passou a ser mais valorizada por meio de constante atualização e aperfeiçoamento adquiridos em cursos. Aos 40 anos a empresa inaugura a Fundação Educar DPaschoal, voltada ao exercicio da responsabilidade corporativa por meio de investimentos sociais, em uma época em que esta preocupação não era comum, o primeiro projeto desenvolvido foi o PDM – Programa de desenvolvimento do Menor.

Já no inicio dos anos 90 foi a primeira empresa do setor a obter o certificação ISO 9001. Neste periodo pensando na qualidade dos serviços e num melhor atendimento ao cliente a DPascoal envia muitos de seus profissionais de vendas e marketing a Disney University e as lojas da Goodyear na Flórida para conhecer o sistema de prestação de serviços. Ao longo dos tempos muitas empresas foram incorporadas ao Grupo ( Recapagem Dpaschoal, DPK distribuidor de auto peças, AutoZ especializada na venda de acessórios), e em 2003 a Daterra criada para o desenvolvimento de projetos ambientalmente sustentáveis( incorporada a divisão agrícola) é a primeira fazenda sustentável do Brasil certificada ISO 14001 e selo Rainforest Alliance.

Nasce também a Universidade DPaschoal, instituição voltada para a educação e o aprimoramento profissional de colaboradores, fornecedores e clientes, com o objetivo de otimizar as estratégias organizacionais através da transformação de dados e informação em conhecimento tangível. Dando sequência na trajetória a empresa conquista o prêmio “ 100 melhores Empresas para Trabalhar na América Latina”, realizado pelo Great Place To Work Institute, comprovando o cuidado e a atenção dispensada a cada colaborador dentro e fora da empresa.

Seguindo as tendências das inovações em 2007 inicia-se o processo de reestruturação na gestão da empresa, o projeto Economia Verde, implantado em todas as lojas das organizações e na administração central, foi uma mudança radical importante para mostrar a todos os colaboradores que a empresa almejava algo além do lucro: a concientização dos clientes e a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte de produtos. Surge também o movimento SER DPaschoal ( sustentabilidade, Educação e Responsabilidade ), que visa construir uma empresa que oferece oportunidades de crescimento de forma inovadora e sustentável para clientes, colaboradores, parceiros, acionistas e para o país, agindo com simplicidade, honestidade, transparência, ética e responsabilidade, proporcionando respeito, orgulho e reconhecimento a todos. É o plantio de boas práticas no negócio, na sociedade e no meio ambiente. E por fim chegam o reforços digitais, os novos portais: Grupo DPaschoal, Auto Centers, Truck Centers, Frotas, Credenciados, DPK e Maxxi Training.

A DPaschoal faz parte do grupo de empresas certificadas ISO 9001, 14001 e 18001, reforçando seu valores e compromisso com o país e todos os envolvidos com a organização, com trabalho de qualidade, adquirindo vantagem competitiva, aumentando cada vez mais sua participação no mercado.

4 O IMPACTO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA COMPETITIVIDADE E NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com