TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO E CONTEXTO HISTORICO

Por:   •  2/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  1.653 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO E CONTEXTO HISTORICO

  Antes de ocorrer a Revolução Industrial não existiam empresas formais no mundo, existindo somente pequenos produtores do domicilio, que fabricavam seus utensílios com a finalidade de suprirem suas próprias necessidades e as de seus familiares. Nessa época, grande parte das famílias da Inglaterra possuía equipamentos manuais e, quando os motores movidos a vapor passaram a existir, surgiu o primeiro tipo de empresa, a indústria têxtil.

  No Brasil, o inicio do surgimento das indústrias datam do início do século XIX através de oficinas de trabalho. Os estabelecimentos surgiram em sua maioria no Sudeste brasileiro, mas também no Nordeste.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1.   CONCEITO


Hoje, empresa é definido como uma atividade econômica profissional exercida pelo empresário por meio de seus fatores produtivos para circulação de bens ou serviços. Vale ressaltar que esse conceito jurídico de empresa não pode sequer ser confundida como um sujeito e uma pessoa jurídica. Ou seja, empresa não se confunde com os indivíduos que exercem tal atividade. 

O conceito de empresa então pode ser considerado como a atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.
 Antigamente, nem todas as atividades eram consideradas de cunho empresarial, hoje, com o surgimento da Teoria da Empresa, houve como mudança que qualquer atividade econômica que seja exercida profissionalmente e de forma organizada seria considerada empresa, sendo defendida pelo Direito Empresarial.

  1. TIPOS DE EMPRESA


Existem muitos tipos de empresas definidas nos sistemas legais de vários países. Alguns exemplos desses tipos incluem corporações, sociedade, empresa individual e outros tipos especializados de organização. É necessário ressaltar, contudo, que as regulamentações que tomam de conta dos ‘tipos de empresa’ pode-se diferenciar em cada país.

  • Sociedade

O tipo de empresa conhecido como sociedade é aquela onde se exerce profissionalmente a atividade econômica de forma organizada para a produção de bens ou serviços, constituindo dessa forma, elementos de empresa. Podemos dizer que, a sociedade é a reunião de dois ou mais empresários que juntos trabalham no exercício da atividade econômica.

  • Empresário Individual


O empresário individual, outro tipo de empresa, nada mais é do que aquele que explora a atividade econômica em nome próprio. Diferente da sociedade, essa empresa é titulada somente por uma pessoa, e então, não vigora o princípio da separação de bens.

  • Empresa Individual de Responsabilidade


Nesse caso, empresa individual é aquela composta por uma única pessoa titular da totalidade do capital social que não poderá ser inferior a 100 vezes maior que o salário mínimo vigente no País. O titular, então, não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa. O empresário desse tipo só poderá figurar em uma única empresa desse tipo. O nome da empresa deverá conter a expressão que identifica que ela é uma empresa EIRELI.

  • Microempreendedor Individual


Não muito diferente do conceito de empresa individual, o microempreendedor individual é aquela pessoa que trabalha por conta própria. O microempreendedor fatura até 60.000,00 e não poderá contratar mais de uma pessoa que receba o salário mínimo. As leis trabalharam para que o dono de uma microempresa tivesse seu negócio regularizado, podendo assim ter direitos a benefícios, como por exemplo, possuir o CNPJ.

  • Sociedade anônima


A sociedade anônima tem seu capital distribuído em ações entre seus sócios e suas responsabilidades são proporcionais aos bens que cada um possui

  • Sociedade em comandita simples

É aquele que além de seus sócios, possui pessoas que entram apenas com o capital, não participando assim da gestão do negócio, ou seja, sua responsabilidade é restringida ao capital subscrito.

  • Sociedade em comandita por ações

Tem seu conceito regido pela sociedade anônima porque tem seu capital divido em ações.

  • Sociedade simples

É aquela formada por pessoas que exercem profissão de natureza cientifica, intelectual, artística ou literária.

  • Sem fins lucrativos

Empresa onde toda receita é convertida para os exercícios que a mantem.

 

  • Sociedade em nome coletivo

É composta somente por pessoas físicas que exercem suas atividades de forma solidaria em prol da sociedade.


     2.3.    ESPÉCIES DE EMPRESAS

 De fato, existem muitos tipos de empresa no mundo, no Brasil, como já mostrado    anteriormente a forma como as empresas surgiram nesse país, foi questão de tempo para que todos esses tipos de empresas integrassem o sistema econômico nacional. Esses tipos de empresa se encaixam em uma espécie de empresa que são classificadas como:

  • Atividade primaria onde a extração é direta de produtos da natureza.
  • Atividade secundaria onde existe a indústria ou manipulação de produtos.
  • Atividade terciaria que é a prestação de serviços.

  1. EMPRESAS BRASILEIRAS E EM AÇAILÂNDIA

 O Brasil hoje constitui-se de vários exemplos de empresa, dentre elas muitas famosas como a Karsten que foi fundada há 135 anos, em 1882, e é uma das maiores tecelagens do Brasil, com presença em mais de 40 países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com