TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias para enpreender

Por:   •  19/4/2015  •  Artigo  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO | SEMIPRESENCIAL

 

 

 

Idéias para [pic 2]

Empreender

 

 

 

  1. Identificação de oportunidades
  2. A concepção de uma idéia e o senso de oportunidade

 

 

[pic 3]

 

         

IDÉIAS PARA EMPREENDER

 

“Há três coisas que nunca voltam atrás:

a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.” Provérbio chinês  

OBJETIVOS DA UNIDADE 2:

[pic 4]

Espera-se que ao final desta unidade você seja capaz de identificar o processo de identificação de oportunidades empreendedoras e de concepção de uma idéia de negócio inovador.

Outro objetivo desta unidade é saber o que é o senso de oportunidade que guia o comportamento empreendedor.

 

 

  1. IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES  

[pic 5]

Os empreendimentos bem sucedidos se originam de um somatório de eventos, nem sempre percebidos pela grande maioria das pessoas. Essa conjunção de eventos pode ocorrer num determinado momento, fruto de uma combinação de condições, antes inexistentes. Entretanto, elas se apresentam apenas como um potencial. Até que alguma pessoa, ou um conjunto delas, estabeleçam a interseção entre elas e as transforme em uma oportunidade (BARON E SHANE, 2007).

[...] as oportunidades surgem de um padrão complexo de condições de mudança – mudanças no conhecimento, na tecnologia e nas condições econômicas, políticas, sociais e demográficas (BARON E SHANE, 2007, p. 81). 

Assim, “o empreendedorismo é um processo pelo qual os indivíduos buscam oportunidades, organizam os recursos necessários e, por meio da inovação, abrem seu próprio negócio, assumindo os respectivos riscos e recompensas do empreendimento e satisfazendo suas necessidades e desejos” (ROBBINS apud SOUZA, TRINDADE e FREIRE, 2010). Esta definição de Robbins demonstra claramente que o empreendedorismo antes de tudo é pautado em oportunidades.

Deste modo, a identificação de oportunidade é uma tarefa (ou habilidade) importantíssima para atuar de forma empreendedora, seja, na concepção de um novo.

Para detectar oportunidades de negócios, é preciso ter intuição, intuição requer entendimento, e entendimento requer um nível mínimo de conhecimento. Um empreendedor terá a intuição de que algo é possível em um mercado em particular porque ele conhece o mercado o suficiente para entender seu funcionamento e ser capaz de detectar oportunidades.

A oportunidade segundo Dolabela (2008, p. 125), “não faz parte da realidade objetiva, está na cabeça e no coração do empreendedor, que ‘vê o que os outros não vêem’. Por isto, ao definirmos o ato de empreender como um processo, identificamos 3 etapas gerais as quais seriam:

  1. Perceber as necessidades humanas não satisfeitas (oportunidade)
  2. Conceber uma forma de satisfazê-las (estratégia)
  3. Ser capaz de fazer o produto ou serviço resultante da idéia chegue ao mercado (plano & gestão)

 

Neste mesmo sentido, Degen (1989, p. 17), considera que o sucesso na criação de um negócio próprio depende basicamente do desenvolvimento, pelo empreendedor, de três etapas:  identificar a oportunidade de negócio e coletar informações sobre ele;  desenvolver o conceito do negócio; e a  implementar o empreendimento (veja figura a seguir).

 Torna-se claro, então, que o processo empreendedor depende da capacidade de identificar as oportunidades e, obviamente, transformá-las em negócio. Por isto a grande importância em compreender o processo de identificação de oportunidades para a concepção de um negócio.

 

Figura 1: Etapas da Criação de um Negócio ou Idéia

[pic 6]

 

O processo caminha do geral para o específico. A oportunidade quase sempre consiste em ocupar, por exemplo, um segmento que ninguém tenha pensado em ocupar dessa maneira antes. Alguns exemplos de oportunidades empreendedoras são:

  • Inovar ao reduzir custos
  • Melhorar a qualidade
  • Oferecer serviços mais rápidos que os demais concorrentes
  • Terceirizar áreas tradicionalmente internas
  • Inovar na logística
  • Identificar novos canais de distribuição
  • Suprir necessidades específicas (nichos)
  • Criar/oferecer produtos e serviços substitutos
  • Agregar serviços à venda de produtos
  • Novos usos para tecnologias de informação e comunicação

 

O         professor         DORNELAS         (2001,         cap.         3), um         dos         maiores         especialistas         brasileiros em empreendedorismo, propõe a discussão sobre a diferença entre idéias e oportunidades. Segundo o prof. Dornelas, o fato de uma idéia ser ou não única não importa. O que importa é a forma pela qual o empreendedor utilizará a idéia de modo a transformá-la num produto ou serviço. Assim, as oportunidades é que são geralmente únicas!

 

? 

Para reflexão:  

  1. O que são idéias empreendedoras?
  2. Qual a relação das idéias com as oportunidades?
  3. Qual o papel no empreendedor neste processo?

 

Por fim, Degen (1989) considera que oportunidades de negócios podem ser encontradas em todos os lugares e sob as mais diversas formas. A identificação das oportunidades dependeria, então, da Predisposição e da Criatividade do empreendedor para identificá-las. O referido autor propõe oito fórmulas para identificar oportunidades:

  1. Identificação de necessidades.
  2. Identificação de deficiências.
  3. Identificação de tendências.
  4. Identificação da ocupação atual.
  5. Identificação de outras aplicações.
  6. Identificação de hobbies.
  7. Identificação de moda; e
  8. Imitação do sucesso alheio.

 

 

? 

Para reflexão:  

  1. Como a PREDISPOSIÇÃO contribui para a identificação de oportunidades?
  2. Como a CRIATIVIDADE contribui para a identificação de oportunidades?

 

 

 

  1. A CONCEPÇÃO DE UMA IDÉIA E O SENSO DE OPORTUNIDADE

[pic 7]

Segundo Cimandon (2008), novas idéias são idéias de coisas novas que ocorrem na mente das pessoas. Esta ocorrência, entretanto, não se dá ao acaso, ela acontece quando indivíduos utilizam o conhecimento existente que adquiriram (e retiveram) para gerar algo novo. Isto ocorre, em geral, a partir de mudanças no ambiente. Qualquer que seja o estímulo, a geração de uma idéia sempre dependerá da quantidade e qualidade de conhecimento que compõe a bagagem das competências adquiridas pelos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (415.4 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com