TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do gerenciamento estratégico nas organizações

Projeto de pesquisa: Importância do gerenciamento estratégico nas organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA:

Importância da gestão estratégica nas organizações

TÍTULO:

Administrar estrategicamente para crescer

OBJETIVO:

O presente trabalho tem como objetivo explanar a percepção do discente sobre a importância do planejamento estratégico na administração de empresas. Visa, o presente, apresentar a diferenciação competitiva de organizações que tenham elaborado seu plano de negócio daquelas que não o tenham.

JUSTIFICATIVA:

O mercado econômico tem se mostrado cada vez mais acirrado e competitivo, abrindo portas a novos empreendimentos. Por outro lado, está cada vem mais difícil fazer com que uma organização tenha sustentação e chances de crescimento. A elaboração de um bom plano de negócio por ser um caminho para se alcançar a prosperidade.

INTRODUÇÃO:

Durante todo o estudo de administração de empresas, tem-se abordado a importância do planejamento estratégico no funcionamento de qualquer negócio. A elaboração de um bem elaborado plano de negócios certamente se apresenta como um diferencial competitivo no meio econômico. Porém, para que se tenha uma estratégia empresarial próspera, além de planejamento, há a necessidade de converter o plano em ação. Nesse ponto se apresenta o grande desafio ao administrador.

DESENVOLVIMENTO:

“Qualquer instituição... deve ter uma clara ideia da direção que pretende tomar na sua trajetória em direção ao futuro” (MOTA, 2009). Indiferentemente do âmbito a ser abordado, sempre que se toma algum caminho a trilhar, alguma meta a ser atingida, de alguma forma, haverá a elaboração de uma estratégia. Na vida pessoal, ao decidir o orçamento familiar, ou mesmo na administração de grandes conglomerados, há um plano intrínseco, mesmo que não o seja elaborado formalmente.

A globalização diminuiu distâncias e ampliou os horizontes competitivos. Em meio a um contexto mercadológico de amplitude global, buscam-se meios e métodos de se gerir as empresas num ambiente complexo e volátil. Muito se tem abordado sobre a importância do planejamento estratégico na administração empresarial. Essa tem sido uma ferramenta grandiosa no auxílio de gestores que tentam manter seus negócios vivos e lucrativos na atualidade.

Elaborar um plano do negócio, seja no momento da criação de uma organização, ou mesmo como forma de reestruturação, não gera garantia alguma de sucesso empresarial. Contudo, ao se comprometer com a elaboração estratégica, abordando as diversas questões que envolvem tanto o ambiente interno como o externo, dando a devida importância a cada item e estudando os mais diversos cenários viáveis e prováveis, a empresa tem sim maior chance de funcionar de forma organizada e pode visar seu crescimento.

Entretanto, projetar não é tudo. O grande desafio aos gestores organizacionais está em encaixar as peças e garantir o andamento do plano elaborado. A boa estratégia deve visar o comprometimento de todos os envolvidos com o projeto, já que toda e qualquer organização é formada por pessoas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Assumir o compromisso de gerir uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com