TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incerteza, Risco E Votalidade Na Analise De Investimentos. O Papel E O Tratamento Do Risco Na Analise De Investimento

Artigos Científicos: Incerteza, Risco E Votalidade Na Analise De Investimentos. O Papel E O Tratamento Do Risco Na Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

No mundo globalizado, temos cada vez maior a competitividade, pois passamos a competir mundialmente, é necessário que haja profissionais capacitados para acompanhar as mudança e que tenham visão do diferencial para manter-se com vantagem competitiva diante do mundo.

A tecnologia da informação nos proporcionou uma velocidade na comunicação instantânea e vem regulando o mundo econômico, político e social.

A Economia relaciona-se com diversas outras áreas do conhecimento, e precisa ser trabalhada interdisciplinarmente para enfrentar os desafios postos às analises econômicas, que requerem diagnósticos precisos. O estudo da Economia envolve juízos de valor, por isso podemos ter diferentes pensamentos econômicos.

A economia fornece conhecimento sobre o funcionamento das atividades econômicas, das sociedades e da economia global, ajuda-nos a perceber as decisões dos indivíduos, das famílias, das empresas e do governo, com base no estudo e nas necessidades do comportamento humano, dos conhecimentos, das crenças e da estrutura das sociedades.

A economia fornece instrumentos necessários para avaliar a eficiência e eficácia das atividades das empresas e governos.

Estudar economia contribui para conhecermos melhor o mundo a nossa volta e nós próprios, ajudando-nos a tomar melhores decisões.

I.ECONOMIA

A palavra economia deriva do grego oikonomia (oikos → casa, nomia → norma, lei), que em seu significado original seria “administração da casa” e que posteriormente foi associada á “administração da coisa pública”.

Para Marco Antonio e Manuel Enriquez, Economia “Define-se como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”.

Paulo Eduardo e Silvério define a economia sendo “a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para fazer as necessidades humanas”.

Podemos dizer então que é uma ciência social que estuda como a sociedade administra seus recursos produtivos escassos, estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. No sentido figurado economia significa o controle para evitar desperdícios. Dentro desta definição contém vários conceitos importantes que são a base do objeto de estudo da ciência econômica: ciência social, escolha, escassez, necessidades, recursos, produção, distribuição.

A economia é uma ciência humana que envolve juízo de valor, podendo ter diferentes formas de interpretação, levando assim a diferentes pensamentos econômicos.

Nas sociedades os recursos produtivos ou fatores de produção são limitados, enquanto as necessidades e desejos dos consumidores são ilimitados, insaciáveis e estão sempre a se renovar, por isso nenhum país consegue dispor de todos recursos que necessita. Tem-se então um problema de escassez, recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas.

Por conta desta escassez de recursos, toda sociedade precisa escolher alternativas de produção e distribuição dos resultados. Então esta se torna a questão central do estudo da economia, como alocar recursos limitados de forma a atender ao máximo as necessidades humanas.

A microeconomia e macroeconomia são os dois grandes ramos da economia. A microeconomia estuda as várias formas de comportamento nas escolhas individuais dos agentes econômicos, enquanto a macroeconomia analisa os processos microeconômicos observando uma economia como um todo.

II. MERCADO

Mercado é o ambiente propicio as condições de troca de bens e/ou serviços. É o local onde os ofertantes, vendedores, e os demandantes, compradores, estabelecem uma relação comercial realizando trocas, acordos ou transações. Tende-se fazer o equilíbrio pela lei da oferta e demanda.

Seu surgimento aparece na história antiga da humanidade quando iniciou-se a troca. Com o aparecimento da moeda, começaram a desenvolver códigos de comércio, e por sua vez devido ao aumento da demanda surgiram-se os intermediários.

Na economia contemplam-se diversas classes de mercados:

- Mercado de Concorrência Perfeita, caracterizado por um grande número de pequenos compradores e vendedores, é transparente para ambas as partes, perfeita mobilidade produtiva.

- Monopólio, caracteriza-se quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto/ serviço, impondo preços aos que comercializam. Pode surgir devido a características particulares de mercado, ou devido à regulamentação governamental.

- Oligopólio, é um grupo de mercados concentrados, na qual a produção se concentra num pequeno número de firmas, existem barreiras a entrada de concorrentes, caracteriza-se como um cartel.

- Concorrência monopolista, é uma estrutura de mercado que são produzidos bens diferentes, com substitutos próximos passiveis de concorrência, é uma estrutura intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio.

- Segmentação de mercado, é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos, é derivada do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características diferentes, que são chamadas segmentos.

Para existência de um mercado devem-se ter de um lado os vendedores, e do outro os compradores e o livre acesso a informação.

III. PIB

O Produto Interno Bruto é um indicador que serve para medir a atividade econômica do país. Os economistas acreditam que o PIB é um bom indicador de crescimento, já que representa a soma, em valores, monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos no país, é muito utilizado já que tem o objetivo de mensurar a atividade econômica do país, mas não é um indicador de desenvolvimento, pois neste deve-se incluir a distribuição de renda, investimentos na educação, entre outros.

O PIB pode ser calculado de duas maneiras, somando as riquezas produzidas pelas empresas nacionais e estrangeiras localizadas no território, neste entram também os resultados das indústrias, entrando o calculo apenas do produto final vendido. E, pode ser calculado também pela ótica da demanda, neste caso é considerado o consumo das famílias, do governo, os investimentos realizados pelo governo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com