TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inspenção Por Amostragem

Exames: Inspenção Por Amostragem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALGADO FILHO – UNIVERSO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Gestão de Qualidade I

INSPEÇÃO POR AMOSTRAGEM DE UMA PEQUENA FABRICA DE BOLSAS.

DISCENTES:

ARTHUR MARVILA

IGOR COELHO

JUSCELINO DUARTE DOS REIS JUNIOR

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2013

RESUMO:

Devido a grande diversidade de peças a serem controladas, tanto na Inspeção de Recebimento, como na Fabricação, torna-se impossível em alguns casos o controle 100% de todas as características. Por este motivo adotou-se um sistema de controle por amostragem.

Com isso foi analisada uma pequena empresa no município de Rio das Ostras de nome Cia do couro, a mesma não faz nenhum tipo de inspeção de qualidade logo foi proposto ao dono do estabelecimento à efetuação desse sistema, tivemos acessos a todos os dados da empresa e com isso foi feita uma inspeção de qualidade de padrão nível II, que é utilizada em 98% das empresas.

INTRODUÇÃO:

Esse sistema se baseia em amostras formadas por certo número de peças extraídas do lote de acordo com regras bem determinadas. A partir das informações obtidas no exame da amostra, inferem-se em bases estatísticas das características da qualidade dos lotes orientando a decisão de aceitar ou rejeitar os que atendem, ou não, as especificações. A utilização desse sistema não oferece uma segurança ou certeza total desses resultados devido ao erro amostral, que é o desvio na amostra em relação ao valor real. Sabemos também que o controle 100% não oferece certeza absoluta. Entretanto, ele sempre fornece maior informação sobre a qualidade do lote que a inspeção por amostragem. A única grande vantagem da inspeção por amostragem em relação à inspeção 100% tem razões puramente econômicas.

Devido ao erro amostral podemos incorrer em dois tipos de risco:

• Um lote de má qualidade pode ser aprovado;

• Um lote de boa qualidade pode ser rejeitado.

Através do conhecimento adquirido sobre esse determinado assunto foi feito uma inspeção numa pequena fabrica de bolsas onde o não era feito esse tipo de trabalho.

OBJETIVO:

O objetivo desse trabalho é analisar, por meio de uma pesquisa de campo, a qualidade final de uma linha de produção de uma pequena empresa de Confecções de bolsas em Rio das Ostras.

DESENVOLVIMENTO:

Foi utilizado o método comprovado de Limite de Aceitação de Qualidade para conduzir a inspeção do produto. Este método comprovado é amplamente utilizado para decidir aceitar ou rejeitar um lote de produção sem verificar cada item do lote.

A definição padrão de Acceptance Quality Limit [Limite de Aceitação da Qualidade] (AQL) é “a máxima percentagem de defeito (ou o número máximo de defeitos por uma centena de unidades) o que pode ser considerado satisfatório, para fins de inspeção por amostragem, como uma média do processo”. Realizada em itens da amostra aleatoriamente selecionados, este padrão é reconhecido por cada empresa industrial.

Logo foi utilizada a tabela de Acceptance Quality Limit [Limite de Aceitação da Qualidade] (AQL), como a empresa trabalha com pequenos lotes de produção por se tratar de uma pequena fabrica, decidimos analisar um lote com 1000 peças de bolsas. Com isso de acordo com o numero de defeitos podemos aceitar ou rejeitar esse lote.

Foi utilizado o nível II neste trabalho, contando que é o mais utilizado hoje em dia pelas maiorias.

Figura 1

Figura 2

Fonte: www.chinatradegateway.com.br

Foi feito uma inspeção de um lote de 1000 peças. A Tabela 1, na coluna do nível II, nos fornece a letra J, que corresponde na tabela 2 a um tamanho de amostragem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com