TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Amostragem

Exames: Metodologia De Amostragem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 5

1 – INTRODUÇÃO

Um plano de amostragem é empregado quando se deseja a avaliação de depósitos minerais, o controle de processos em laboratório, controle de qualidade em indústria e a comercialização dos produtos.

A finalidade do uso de técnicas de amostragem é principalmente, o conhecimento do material a ser analisado e promover o controle de qualidade conforme exige a legislação vigente referente à produção e comercialização de produtos.

O alicerce de um bom programa de controle de qualidade está baseado na execução correta da operação de amostragem. Isto é obtido através do estabelecimento de um procedimento de amostragem que seja tanto acurado quanto preciso.

A representatividade de uma amostra ocorre quando existe a combinação da acuracidade e da reprodutibilidade. A acuracidade pode ser entendida como sendo a minimização do erro sistemático da amostragem. A reprodutibilidade ou precisão é a medida da dispersão dos resultados de qualidade obtidos para um mesmo lote (Mwasinga, 2000).

O presente trabalho tem como objetivo o estabelecimento de critérios, rotina e procedimentos para amostragem de rocha calcária visando a produção de corretivo de acidez dos solos.

A estrutura do relatório apresentado procura seguir os padrões normalmente utilizados nesse tipo de estudo, estando constituída por um único volume com texto ilustrado por quadros e figuras relativas aos assuntos abordados.

Foram considerados todos os estudos realizados com o objetivo de propor à implantação e monitoramento do plano de amostragem assim como o controle de qualidade, além do acompanhamento das ações programadas, de forma a permitir o desenvolvimento do projeto em atendimento ao que prevê a legislação vigente.

2 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS

A amostragem, por definição, é uma sequência de operações com o objetivo de retirar uma parte representativa de seu universo, selecionada de maneira a possuir as características essenciais do conjunto. Então, o processo de amostragem é a série sucessiva de etapas operacionais especificadas. A amostra deve ser obtida através de incrementos recolhidos segundo critérios adequados.

Os incrementos por sua vez, são as frações de material retiradas de um todo (universo), a fim de constituírem a amostra global ou final. Cada incremento deve possuir, aproximadamente, a mesma massa e ser distribuído em relação ao todo, devendo ainda ser tomado o maior número possível de incrementos, para que se tenha uma amostra mais representativa.

O plano de amostragem deverá ser realizado criteriosamente com os cuidados que cada caso requer. As variações nas condições locais e a variedade de finalidades de uma amostragem torna-se bastante difícil o estabelecimento de normas absolutas para todos os casos. Existem, entretanto, princípios gerais aplicáveis na maioria dos casos, e que podem ser adaptados sempre que necessário.

O objetivo principal de qualquer amostragem é sempre coletar uma porção representativa para análise, cujo resultado fornecerá uma imagem real do universo estudado.

Não existem normas absolutas para a escolha do ponto de coleta, face ao seu íntimo relacionamento com as condições locais variáveis para cada caso.

O número de amostras, a frequência da amostragem, o número de pontos de coleta e a escolha dos indicadores de qualidade são determinados tendo em vista a finalidade do estudo;

As amostras devem ser coletadas, acondicionadas, transportadas e manipuladas antes da sua análise, de maneira a manter suas características, permanecendo assim, inalterados os seus constituintes e as suas propriedades. O mesmo é válido para as porções individuais de amostras compostas;

Após a coleta da amostra, a mesma deverá ser devidamente identificada e acompanhada de uma ficha contendo informações que a caracterizem perfeitamente (data de coleta, identificação do ponto, técnico responsável, nome do coletor, nome do interessado, e observações que possam auxiliar tanto o exame como a interpretação do resultado), bem como medidas efetuadas em campo e a finalidade das análises.

Ao se executar uma amostragem, é improvável que seja obtida uma amostra com as mesmas características do material de onde foi retirada. Isto ocorre devido ao fato de, no decorrer das operações, haver erros de amostragem, tais como, de operação, de segregação, de integração de incrementos e fundamental.

Excetuando-se o erro fundamental, os demais erros poderão ser evitados, pelo menos minimizados, através do uso de amostradores para a retirada de frações da amostra primária e homogeneizador para reduzir a amostra primária a uma amostra final.

2.1 Amostra representativa

A amostra representativa é a parcela dos resíduos a ser estudado, que é obtida através de um processo de amostragem, e que, quando analisada, apresenta as mesmas características e propriedades da massa total do resíduo.

2.2 – Amostra Simples

A amostra simples é a parcela do material a ser estudado, obtida através de um processo de amostragem e de um único ponto ou profundidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com