TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalações Para Ovinos

Monografias: Instalações Para Ovinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 2

INSTALAÇÕES PARA OVINOS

A domesticação de ovinos teve início na Ásia. As três principais fontes das atuais raças de ovinos são: o Ovis musimon, ovino selvagem da Europa, ainda lá encontrado, que fundou o grupo dos ovinos europeus; o Ovis ammotragus, que originou os ovinos africanos, e o Ovis arkal, provavelmente o mais antigo. O cruzamento entre estes animais na origem das raças ovinas modernas.

A criação de ovinos no Brasil deve-se, principalmente, à influência espanhola em nossa colonização. A criação de ovinos no Brasil reportam-se em especial à influência espanhola durante o período de colonização. Inicialmente voltados para a produção de lã, os maiores rebanhos eram criados na Região Sul.

No início da década passada foi verificada uma tendência de queda nos preços da lã nos mercados internacionais, ocasionada pelo aumento da oferta e melhoria na qualidade das fibras sintéticas.

A produção nacional de carne de ovinos de 2003 a 2005 cresceu cerca de 6,5%, significando o maior avanço relativo dentre os principais tipos de carne, embora ainda represente apenas 5% do volume total. Esse expressivo aumento da produção de carne ovina no Brasil pode ser explicado pela implantação e expansão da ovinocultura de corte em outras regiões do país que vem acontecendo desde 1992, com muito sucesso.

As instalações para ovinos são de fundamental importância, visto que durante seu processo de desenvolvimento, deve haver condições favoráveis de moradia; que variam desde o nascimento até ao momento do abate destes animais. As instalações para ovinos têm muitas finalidades que merecem ser levadas em consideração para o planejamento da construção.

As instalações devem ter correntes de ar adequadas, sem ventilação excessiva ou deficiente. Devem ser construída de acordo com os aspectos comportamentais dos animais: evitará o estresse desnecessário e irá facilitar o manejo.

O clima é um dos principais fatores que determinam as possibilidades de êxito em uma criação de ovinos. O comportamento e a adaptação dos ovinos ao clima é variável com o indivíduo, a raça e o manejo que lhe é dispensado. Os sistemas de criação dos ovinos podem ser de três tipos: extensivo, semi-intensivo e intensivo.

Os principais materiais empregados para construção de instalações para ovinos são: pedra, areia, cimento, tijolo, telha e madeira. A elaboração do projeto por mais simples que seja, requer conhecimentos de assuntos ligados à área agronômica e veterinária. Nas propriedades rurais, a escolha do local onde serão feitas as fundações não apresenta, via de regra, dificuldades de construções rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com