TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituição Financeira

Ensaios: Instituição Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 13

Faculdades Anhanguera

Curso:Ciências Contábeis

Ribeirão Preto – SP

ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas)

Instituições Financeiras e Mercado de Capital

Professor(a): Luiz Terra

8º Semestre.

Autores:

Alex Rafael Netto RA: 1018817661

Ângelo Mendes Lima RA: 1034965276

Camila Graziela Presoto RA: 1054022946

Daniel Guimarães da Silva RA: 1070143143

Rodolfo Pereira Mendes RA: 1097147885

Ribeirão Preto – SP, 08 de Outubro de 2013.

Instituições Financeiras e Mercado de Capital

Faculdades Anhanguera Educacional S/A

Curso de Ciências Contábeis

8º Semestre

Orientador: Luiz Terra

Ribeirão Preto – SP, 08 de Outubro de 2013.

Introdução

Apresentaremos ao leitor uma forma resumida e objetiva uma comparabilidade entre os governos de Fernando Henrique Cardoso, que com o plano real estabilizou a inflação no Brasil e o governo Luiz Inácio Lula da Silva, que reduziu a pobreza e desigualdade social.

A diferença entre a política monetária, que resumidamente é a quantidade da moeda em circulação e a política econômica que são as estratégias do governo para situação econômica do pais, entre outros mais assuntos de economia,

Esperamos atender a solicitação e boa leitura!

Sumário

Introdução 03

Etapa 1 05

Noções de economia e finanças. Indicadores econômicos. 05

Etapa 2 09

Introdução ao sistema financeiro. 09

Considerações Finais 13

Referências 14

Etapa 1

Noções de economia e finanças. Indicadores econômicos.

Para iniciarmos esta etapa primeiro iremos fazer um breve relato dos governos PSDB e PT, cujo presidentes foram Fernando Henrique Cardoso do PSDB e o outro Luiz Inácio Lula da Silva do PT.

Governo Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso foi eleito em 01 de janeiro de 1995 e com termino de mandato em 01 de janeiro de 2003, a politica de estabilidade e da continuidade do plano real foi a principal bandeira de campanha eleitorial de 1998 para reeleição de FHC, ele foi reeleito no 1º turno, promoveu inúmeras privatizações em setores como telecomunicações, distribuição de energia elétrica, mineração e financeiro, ao longo de seu mandato presencial a economia brasileira se manteve estável, em consequência do controle da inflação conseguido com o plano real.

Durante o plano real e sucessivamente, houve um maciço ingresso de investimentos externos na área produtiva, sendo essa entrada de dólares uma das ancoras do plano só na área de indústria de automóveis, entraram com fabricação no pais durante o governo FHC 11 marcas, a produção de veículos no pais cresceu expressivamente, ultrapassando a marca de 2 milhões/ano.

Nesse período o pais começava a viver uma expansão econômica, depois de sofrer efeitos de varias crises internacionais no anos anteriores. A expansão econômica embrionária, no entanto, trouxe efeitos colaterais sérios, gerados pela ausência de investimentos e planejamento em produção de energia no Brasil, que não se organizou para seu crescimento.

Governo Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em 01 de janeiro de 2003, em sua quarta tentativa para chegar ao cargo presidencial, após derrotar o candidato do PSDB José Serra, com 61,27% dos votos válidos, em segundo turno.

Em outubro de 2006, Lula se reelegeu para a presidência, derrotando o candidato do PSDB Geraldo Alckmin, sendo eleito no segundo turno com mais de 60% dos votos válidos contra 39,17% de seu adversário. Sua estada na presidência foi concluída em31 de dezembro de 2010.

O Governo Lula terminou com aprovação recorde da população, com número superior a 80% de avaliação positiva. Teve como principais marcas a manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do País e a redução da pobreza e da desigualdade social.

Política monetária x política econômica

Para melhor entendimento entre política monetária e economia é essencial que saiba como funciona cada uma, segue um breve relato de cada política.

Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.

A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países.

Governo FHC Governo Lula

Desafios Tentativa de estabilização da economia brasileira Encontrou um período de mais rápido crescimento da economia mundial

Educação Lançou o FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamenta) que destina recursos ao ensino fundamental. Lançou o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com