TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumento De Autoavaliação Competências De Liderança

Monografias: Instrumento De Autoavaliação Competências De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  6.926 Palavras (28 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 28

UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO QUANTI-QUALITATIVO PARA AUTOAVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA

AUTORES

JOSÉ CARLOS DA SILVA FREITAS JUNIOR

Universidade do Vale dos Sinos ( UNISINOS)

freitas95@yahoo.com.br

AMAROLINDA ZANELA SACCOL

Universidade Rio dos Sinos

azsaccol@gmail.com

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de um instrumento quanti-qualitativo para autoavaliação da competência de liderança, que pode ser utilizado tanto como ferramenta diagnóstica (quando aplicado antes do início de atividades de formação dessa competência), constituindo assim uma ferramenta auxiliar ao planejamento e organização de cursos e programas, quanto como avaliação final do nível de desenvolvimento da liderança. Para criação desse instrumento, foi realizada uma revisão da literatura seguida de uma pesquisa de campo com professores de um curso superior focado no desenvolvimento de liderança, chegando-se a uma síntese dos atributos de liderança necessários para construção do instrumento de autoavaliação. Este trabalho está inserido como parte da aplicação do método Design Research em uma pesquisa maior, cujo contexto foi o Curso de Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). O estudo defende que os atributos pessoais dos líderes são determinantes na dimensão individual da liderança, logo a contribuição desta pesquisa é reforçada em seu propósito, qual seja, auxiliar professores no diagnóstico e avaliação da competência de liderança, além de avançar na discussão teórica sobre esse tema.

Palavras-chave: Autoavaliação. Competências. Liderança.

ABSTRACT

This article aims to present a proposal of an instrument for quantitative and qualitative self-assessment of leadership competency, which can be used both as a diagnostic tool (applied before a training program), thus constituting an auxiliary tool for planning and organization of courses and programs, as well as a final evaluation instrument of the level of leadership development. To create this instrument, it was performed a literature review and a field research with professors of a higher education course focused on leadership development, resulting in a summary of leadership attributes to be evaluated via this instrument. This study is part of a Design Research method of a larger research project. This research was developed in the Business Administration Graduation course named Management for Innovation and

Seminários em Administração

XV SEMEAD outubro de 2012

ISSN 2177-3866

2

Leadership at Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). The study argues that the personal attributes of leaders are crucial in the individual's leadership so the contribution of this research is supported in its purpose, namely, assisting teachers in the diagnosis and assessment of leadership competences, bringing also a theoretical discussion on this topic.

Key-words: self-assessment. Leadership. Competence.

Seminários em Administração

XV SEMEAD outubro de 2012

ISSN 2177-3866

3

1 - INTRODUÇÃO

A busca pelo aprimoramento de competências de liderança é um desafio recorrente, seja para as organizações, seja para os indivíduos que almejam o crescimento e a diferenciação no mundo contemporâneo.

Neste cenário de tensão dialógica entre o acirramento da competitividade e a necessidade de estabelecimento de redes de cooperação, ter estratégias organizacionais para o desenvolvimento de lideranças e para a formação de sucessores, é fator de vantagem competitiva (BOTHA e CLAASSENS, 2009; BRAZIL e FARR, 2009). Contudo, este é um investimento que exige um constante repensar sobre os caminhos e métodos a serem adotados no desafio de potencializar as competências dos líderes.

Contemporaneamente, as concepções sobre o tema liderança tendem a ir além da concepção da liderança como um traço inato (KRUMM, 2005; ROBBINS, 2002), propondo a compreensão da liderança como um processo social (De RUE & ASHFORD, 2010), processo este que emerge das inter-relações entre os diferentes sujeitos que integram a rede de liderança nas organizações (CABRAL e SEMINOTTI, 2009). No entanto, as concepções mais recentes, ainda que ampliem a complexidade da liderança como um fenômeno que extrapola o indivíduo-líder, não excluem esta dimensão individual.

Assim, um dos caminhos necessários ao desenvolvimento das lideranças, é o aprimoramento das competências individuais, isto é, o fortalecimento de atributos que o líder deve possuir no exercício da liderança. Na formação profissional em nível superior, verifica-se que os futuros administradores de empresas são diretamente demandados para exercerem o papel liderança, seja formal ou informalmente.

O desenvolvimento da competência de liderança desses profissionais em formação universitária tem sido alinhado com as exigências do MEC, que por meio do Conselho Nacional de Educação, instituiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração (bacharelado), mediante a Resolução nº04, de 13/06/2005. Esta resolução está vigente até hoje, norteando os conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidos pelos alunos. Neste sentido, deve-se considerar as rápidas transformações no cenário sócio-econômico e o desenvolvimento econômico brasileiro dos últimos anos, aliado às demandas da sociedade e das organizações.

A formação de lideranças é um desafio, pois envolve uma série de capacidades interpessoais, decisórias, emocionais, de negociação, entre outras (KETS de VRIES, 1997; 2010). Contar com instrumentos robustos para diagnosticar o estágio de desenvolvimento dessa competência, e a partir disso desenvolvê-las e novamente avaliá-la após processos formativos, visando seu aprimoramento contínuo, é um tema pertinente para o planejamento e boa condução dos processos educacionais, especialmente na formação do futuro administrador.

Para ilustrar essa realidade, pode-se destacar o exemplo da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), que propõe no seu curso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com