TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intermediação Financeira

Casos: Intermediação Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Intermediação Financeira

Curso ministrado pela Fundação Getúlio Vargas, onde é abordado os efeitos da intermediação financeira na economia , O papel dos agentes, como a intermediação financeira proporciona crescimento econômico ao país, ferramentas que o governo brasileiro utiliza para controlar a inflação, também é abordado as políticas cambial, fiscal, de rendas e monetária, é analisado as demonstrações dos indicadores econômicos.

O objetivo da intermediação financeira é direcionar recursos dos agencias superavitários para os agentes deficitários.

Dentro do Sistema Financeiro Nacional existem as entidades supervisoras ( Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários), o Órgão Normativo ( Conselho Monetário Nacional), e as entidades supervisoras ( instituições financeiras de captação de deposito à vista, Bolsa de Mercadorias e Futuros, Bolsa de Valores), todos eles com seus respectivos papeis de intermediadores financeiros.

A politica cambial é controlada pelo governo através das taxas de cambio.

A politica fiscal controla as despesas e receitas da empresa. Quando as despesas são maiores que as receitas é necessário emitir Títulos Públicos Federais ou aumentar a carga tributária do país.

A politica de rendas está ligada ao controle de salários, dividendos, lucros e preço de produtos.

A politica monetária tem objetivos macroeconômicos como: o controle da inflação, o pleno emprego, a expansão da economia, o equilíbrio balança de pagamentos. Os seus instrumentos são controle de emissão de papel moeda, encaixe legal, (ou recolhimento compulsório) , redesconto e open marketing.

Os indicares econômicos demonstram em números os resultados das politicas econômicas em todas as áreas. Exemplo: IPC, FIPE, utilização da capacidade instalada na indústria de transformação , índices da produção industrial, taxa de desemprego aberto , PIB entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com