TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Floricultura

Monografias: Introdução Floricultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  9.461 Palavras (38 Páginas)  •  3.474 Visualizações

Página 1 de 38

1 INTRODUÇÃO

Ofereçam flores. As flores em sua sensibilidade mostram a beleza da vida, o respeito pela natureza, o amor, a alegria e a harmonia. Elas encantam num jardim, à beira das estradas, nas ruas, canteiros embelezando e dando vida ao ambiente. Seu perfume e sua beleza, fazem com quem receba uma delas, abra um sorriso

Além de ser uma excelente escolha, presentear com flores pode ter ainda um significado todo especial, pois em cada flor e em cada cor existe um significado específico. Segundo a cultura popular, as flores brancas são um pedido de reconciliação; vermelhas expressam paixão extrema; rosas dizem que o amor existe; amarelas pode ser um pedido de desculpas, e assim por diante. Sob o ponto de vista místico, o branco está ligado a pureza e a paz; o azul, segredo; o amarelo, o ouro, riquezas; o vermelho, vitalidade, paixão.

Podemos notar que as flores são mais do que meros enfeites. Além de tornarem esse planeta mais bonito e perfumado, servem como meio de magia, de cominicação, base para elaboração de perfumes, tinturas e florais. Mandar flores tem ares de ritual com regras definidas numa espécie de etiqueta da delicadeza; um gesto que vale como presente para os amigos, idosos, namorados e crianças. Ou ainda como forma de reconhecer talentos ou exaltar a prática da gentileza no ambiente profissional. A floricultura é um negócio que está relacionado com o ato de se emocionar e de ser emocionado.

Fazendo um estudo cuidadoso de todos os dados de análise de mercado, observando asoportunidades e habilidades, verificamos a chance de sucesso do negócio e a necessidade de implantar uma floricultura no Município de Brasnorte MT. Esta floricultura será completa e moderna, com atendimento qualificado e qualidade nos produtos, tornando uma loja diversificada e criativa. Os produtos oferecidos serão: flores em geral, arranjos, cestas específicas para ocasiões especiais, decorações de ambientes, bichos de pelúcia, cartões, vasos, livros sobre plantas, acessórios e adereços para jardinagem, vinhos, bombons, prestação de serviços na área de paisagismo e jardinagem em residências, órgãos públicos, entre outros. O atendimento será direcionado à clientes com vários perfis e classes sociais.

2 BASE TEÓRICA

2.1 ADMINISTRAÇÃO

A administração pode ser entendida como o ato de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, ou seja, ninguém organiza algo que não foi planejado e nem controla o que não foi organizado. Para administrar em todos os aspectos devemos trabalhar em equipe formando uma grande força em busca do mesmo objetivo.

De acordo com nossos estudos a administração tem como objeto de estudo as iniciativas humanas que visam obter um resultado satisfatório e resultados financeiros favoráveis que tornem a atividade sustentável e com responsabilidade social, sendo assim, se torna muito difícil falar em Administração sem mencionar objetivos.

Conforme o perfil das empresas que atuam no mercado recente, é possível verificar que aquelas cujo seu desenvolvimento seja realizado semplanejamento, e que não possuam um alto grau de empreendedorismo raramente conseguem se manter competitivas e conseqüentemente no decorrer do tempo acabam por fechar e desaparecer do mercado.

2.2 EMPREENDEDORISMO

Quando se fala em negócios, é necessário estudar o empreendedorismo, pois, este é um assunto que vem sendo muito difundido nos dias atuais. Sarkar (2008, p.20) relata que a conceituação e abordagem de empreendedorismo vêm sendo trabalhada há longa data, porém sua notoriedade acentuou-se significativamente nos últimos tempos, de forma intensa e repentina.

Dornelas (2005, p.16) revela que para conceituar empreendedorismo é preciso fazer uma breve análise histórica da teoria. O primeiro uso do termo surgiu na comparação de capitalistas e aventureiros empreendedores, onde o primeiro era passivo ao assumir riscos e o segundo era ativo, assumindo riscos emocionais e físicos. Na Idade Média o termo referia-se a indivíduos que gerenciavam projetos provenientes de recursos governamentais, não assumindo maiores riscos. No Século XVII foram registradas as primeiras correlações entre riscos e empreendedorismo, o registro credita-se ao escritor Richard Cantillon, visto que foi um dos primeiros a estabelecer diferenciação entre capitalistas e empreendedores. No Século XVII devido a industrialização a diferenciação foi finalmente firmada. Já no século XIX e XX surgiu a confusão entre o conceito de administrador e empreendedor que permanece até os dias atuais. Para o autor ambos desempenham papéissemelhantes, porém, o empreendedor além de suas características, também possui as do administrador, favorecendo a criação de novos negócios (DORNELAS, 2005).

Atualmente tem se voltado uma atenção especial para o empreendedorismo, devido ao fato de ser considerada a base para as inovações empresariais, pois através dele é possível contribuir muito, para a evolução econômica na geração de emprego e renda. Para realizar a abertura de qualquer negocio por mais simples que que possa aparecer é preciso ser e ter características de um empreendedor, é imprescindível criatividade e visão de novas oportunidades, para alcançar os objetivos se manter no mercado.

Baron e Shane (2007, p. 06) dizem que o empreendedorismo nos negócios visa compreender “Como surgem às oportunidades para criar algo novo [...], como são descobertas ou criadas por indivíduos específicos que, a seguir, usam meios diversos para explorar ou desenvolver essas coisas novas, produzindo assim uma ampla gama de efeitos.” Em suma, os autores vêem o empreendedorismo como um processo, formado pelas seguintes ações: identificar as oportunidades relevantes e possíveis e por fim, verificar as ações necessárias para pôr a oportunidade em prática.

No Brasil o movimento do empreendedorismo intensificou-se na década de 1990 após a criação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) - auxiliando os pequenos empresários na criação e resolução de pequenos problemas relativos ao seu negócio. E também a Sociedade Brasileira paraExportação de Software (SOFTEX) - criada para auxiliar o ingresso das empresas de software no mercado externo. Até então, pouco se falava sobre o assunto e consequentemente o empreendedor não encontrava o suporte necessário (DORNELAS, 2005).

Finalmente, Hisrich e Peters (2004) citam que apesar das diferenças na conceituação do empreendedorismo, alguns aspectos são comuns, como a criatividade, riscos, independência e recompensa. A tendência é que esses aspectos continuem reforçando o empreendedorismo, em relação ao futuro os autores o consideram como extremamente promissor. “Sendo endossado por instituições educacionais, unidades governamentais, sociedade e corporações. A educação empreendedora nunca foi tão importante em termos de cursos e pesquisa acadêmica” (HISRICH e PETERS, 2004, p. 41).

Por fim, Sarkar (2008, p. 211) completa que “O desejo ardente de criar; necessidade de manter o controle das situações [...], espírito capaz de enfrentar a incerteza; autoconfiança; persistência e boa capacidade para olhar além do óbvio e de aprender com suas falhas” são alguns aspectos que o espírito empreendedor apresenta.

2.3 PLANO DE NEGÓCIO.

Desenvolver um plano de negócios é essencial para quem busca o sucesso de um empreendimento. Ele orienta o empreendedor com informações sobre o mercado, os produtos e serviços a serem oferecidos, os possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e pontos fortes e fracos no negócio. Por meio de projeções de faturamento, custos e despesas, o plano apresenta a viabilidadedo negócio.

Para o professor de Empreendedorismo e Plano de Negócio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini Marcelo Nakagawa, um dos principais especialistas do Brasil em planejamento de negócios, pensar estrategicamente aumenta a chance de sucesso para qualquer negócio e também facilita a busca por investidores. “O principal objetivo de um plano de negócios é definir o que a empresa faz e onde ela quer chegar”, afirma.

A elaboração do plano de negócios induz a realização do planejamento de forma organizada, forçando o empreendedor à reflexão. Questões como: quem é o comprador de meu produto? É possível produzi-lo a um custo comercialmente viável? Meu projeto é lucrativo? E inúmeras outras questões a serem analisadas, são determinantes para o sucesso ou fracasso do empreendimento e a busca por essas respostas tem boas chances de gerar conhecimento para o empreendedor, diminuindo incertezas e conseqüentemente os riscos para o empreendedor.

Segundo Ferreira (2003), o plano de negócio serve para orientar o empreendedor a iniciar uma atividade econômica ou expandir o seu negócio numa tomada de decisões estratégica que minimize os riscos já identificados. Não se trata de alguma receita de bolo e não garante sucesso empresarial, mas poderá diminuir, os riscos de fracasso ou insucesso

Segundo Chiavenato (2008), os empreendedores tendem a descuidar da etapa de planejamento seja pela ansieda¬de de iniciar o novo negócio, seja por falta de confiança no instrumento ou mesmo pela falta de informação sobre comoelaborar um plano de negócio.

O empreendedor deve partir do seguinte ponto: identificar a oportuni¬dade de negócio, que pode ser encontrada em todos os lugares por meio de inúmeras maneiras, exigindo predisposição e criativida¬de. Segundo Degen (2005), a predis¬posição para identificar a oportunidades é essencial para os que almejam ser empreendedores. Todas as pessoas estão diariamente sujeitas a vários empreendimentos, mas a maioria vê somente os anúncios e as facha-das. O empreendedor de sucesso é aquele que não deixa de observar negócios, em busca de novas oportunida¬des, observa cada detalhe, em todas as situações. O autor acrescenta que é consequência desta predisposição que o futuro empreen¬dedor aprende a observar e avaliar o ne¬gócio. Mas é a criatividade que lhe faz começar a agregar as observações dos diferentes tipos e formas de empreendi¬mentos.

O mundo empresarial precisa cada vez mais de empreendedores e trabalha-dores de mente aberta e independentes, ca¬pazes de responder aos novos desafios. Mais do que nunca, se faz necessário o uso do potencial para criar. Esse potencial, permanece muitas vezes entorpecido ou em estado latente, é o recurso mais importante que indivíduos e organizações possuem para lidar com os desafios que seguem a atualidade, em que a dúvida, o pro¬gresso e a mudança são rotineiras (JOSÉ PREDEBON, 1998, p.202).

2.4 DESCRIÇÕES DO NEGÓCIO.

O mercado de floricultura vem adquirindo evidente desenvolvimento podendo ser definido como um dos mais promissoressegmentos da horticultura. A tendência complementar de qualidade de vida e bem-estar enfatiza o progresso econômico da atividade e viabiliza seu investimento no mercado.

Valendo-se desta oportunidade, será elaborado neste trabalho um Plano de Negocio para criação de uma floricultura no município de Brasnorte MT. Por meio da apresentação dos produtos e serviços oferecidos e a descrição do mercado. Também será aprofundada a pesquisa com o intuito de conhecer fornecedores e a concorrência e possibilitar o planejamento de marketing e plano financeiro.

O mercado de flores se encontra em um ramo privilegiado e em ascensão e os consumidores também estão se tornando cada vez mais exigentes, por isso buscamos conhecer as necessidades e exigências desse público para possibilitar a montagem de uma estrutura capaz de atendê-lo e alcançar suas expectativas.

A floricultura irá oferecer arranjos decorativos, buquês, coroa de flores, entre outros produtos tais como: cartões, quadros, bichos de pelúcia, vasos de plantas, livros sobre plantas, acessórios e adereços para jardinagem, bombons, cestas de café-da-manhã, produtos especiais e sofisticados com qualidade e satisfação no atendimento.

As alterações no comportamento dos consumidores causam múltiplos efeitos no mercado. Além dos valores emocionais que as flores representam, podem-se citar valores estéticos e intelectuais, dados por sua arquitetura, suas cores e muitas vezes o seu perfume; valores medicinais, valores ecológicos, dados por sua capacidade depurificação do ar, do solo e da água; e valores econômicos, podendo ser utilizadas como enfeites, adornos em jardins e presentes.

A referência da empresa será o bom atendimento e a pontualidade nas entregas. Ofertará um telemarketing com profissionais de qualidade, competência específica no design de cada produto e com isso não trará seus produtos ao mercado somente para encher os olhos, mas para encantar a todos os corações. Valorizando seu bom gosto sempre à procura de novidades que sejam capazes de surpreender, cativar e conquistar seus clientes.

O ramo de Floricultura no Brasil tem um grande potencial de crescimento. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, o setor cresce de 12% a 15% por ano e pode ser que em 2010 consiga movimentar R$ 3,8 bilhões em todo o país, que se torna uma média bem acima da economia nacional.

Com base nessa pesquisa, é possível entender que a empresa tem potencial de crescimento, utilizando também o auxilio do calendário do que possui datas que são comemoradas nacionalmente, fazendo com que a demanda por presentes tenha um aumento significativo. Além de feriados, outras datas comemorativas como: aniversários, casamentos, formaturas que ajudam o crescimento da demanda por produtos de lojas de floricultura.

2.5 CONCEITO.

A palavra Floricultura é de origem latina, proveniente da junção de flore e cultura, que significa arte de cultivar flores (FERNANDES, LUFT, & GUIMARÃES, 1995). Hoje a floricultura compreende o cultivo de flores de corte, plantas emvasos, produção de sementes, bulbos e mudas de árvores de grande porte, além de envolver também a comercialização destes produtos. (KAMPF, 2000)

2.5.1 Origem

A floricultura nacional era pouco expressiva até meados da década de 50, tanto em âmbito econômico como tecnologicamente, caracterizando-se como uma atividade paralela a outros setores agrícolas. Os cultivos mais expressivos ficavam nas regiões próximas às capitais do sudeste e sul do país, não tendo quase demonstração no contexto da agricultura nacional.

No início deste século a floricultura constituía-se principalmente do cultivo de flores nos jardins e quintais das residências, onde desempenhava função paisagística ou, quando colhidas, empregadas na decoração de interiores.

Com a especulação imobiliária, as chácaras e as grandes mansões foram sendo gradativamente substituídas por conjuntos residenciais, privando parte da população da possibilidade de cultivar flores para o seu consumo. Surge assim, a necessidade de um apoio representado pelo cultivo em escala comercial de diversas plantas ornamentais

A colônia portuguesa foi pioneira da iniciativa. Iniciando com uma pequena produção com o objetivo voltado para abastecer o mercado em épocas definidas de intensa demanda como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Finados e Natal. Com a ocorrência das entradas migratórias, assentamentos e a diversificação das atividades dos imigrantes, a floricultura passou a apresentar sinais de organização e crescimento. Os italianos tiveram papel principal,seguidos dos alemães e japoneses. Após a fundação, por imigrantes holandeses, da Cooperativa Agropecuária Holambra, observou-se um novo e decisivo impulso.

Com o aumento da produção, os sistemas de comercialização foram se alterando, organizando importantes mercados em várias regiões do País. Disponível em: < http://www.clmais.com.br/informacao/129832/?oldacesso > acesso: 19/03/2013

2.6 MERCADO GLOBAL DE FLORES

No planeta, o mercado da floricultura rende aproximadamente 8 bilhões de dólares anuais. Holanda, Colômbia, Dinamarca e Equador estão entre os principais vendedores. O Brasil entrou nesse time há menos de dez anos. Responde por apenas 0,22% da exportação mundial e tem potencial para crescer 1,5% nos próximos anos, de acordo o Ministério da Agricultura. Considerado em números se torna relativamente pouco, mas já foram registrados bons resultados. De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o setor movimenta anualmente no país, em torno de 1,2 bilhão de dólares e ocupa 2. 545 produtores em 4. 850 hectares.

Desde o ano 2000, o aumento das exportações foi de 515%. Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas externas de produtos de floricultura somaram 24,2 milhões de dólares - crescimento de 16,1% em relação ao mesmo período de 2005, segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex). O saldo da balança comercial registrou aumento de 5,6%. De acordo com as previsões do Ibraflor, em 2008 os embarquesalcançarão 80 milhões de dólares. “Com novas tecnologias e divulgação, o mercado está reagindo”, diz o presidente da Câmara Setorial Federal de Flores e Plantas Ornamentais do Ministério da Agricultura, Renato Optiz.

No final de outubro foi realizada a maior feira de floricultura do mundo, a Horti Fair, em Amsterdã, na Holanda - na qual somente convidados participam. Neste ano estiveram presentes dezoito países, dentre eles o Brasil. Trata-se de uma boa oportunidade de negócios, como constataram os cearenses. Eles estiveram na feira pela quinta vez e acreditam que a cada evento, novos mercados são abertos. A área do estado dedicada à cultura de flores e plantas ornamentais praticamente dobrou desde 2004. Hoje chega quase a 300 hectares. “A exibição é decisiva para a projeção da nossa marca”, diz o gerente do Projeto Flores, da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) do Ceará, Rubens Aguiar. O estado criou, em 2005, o projeto Flores do Ceará, com selo e marca, para estimular o setor. O programa recebeu da Fundação Getulio Vargas e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o Prêmio de Gestão Pública e Cidadania.

A campeã de exportação de rosas do Ceará é a Reijers, empresa que também produz em São Paulo e Minas Gerais e abastece 40% do mercado interno. Criada na cidade de Holambra, no interior de São Paulo, em 1971, foi a primeira produtora brasileira de rosas em escala comercial. Suas rosas são cultivadas em estufas de aproximadamente 1 hectare, em vasos com substrato de coco,nos quais tubos levam nutrientes e água diretamente às plantas. Logo após a colheita, as rosas, transportadas em água para uma câmara refrigerada à temperatura de 8º C, são classificadas por variedade, tamanho de haste e ponto de abertura do botão. A temperatura cai para 2º C na câmara de embalagem - em caixas que discriminam, em inglês,o tamanho da haste e a variedade da rosa. Recentemente, a empresa associou-se a um grupo equatoriano, o Flores de Cotopaxi, que tem duas fazendas, uma distribuidora em Miami e exporta para 35 países. Virou multinacional.

Há outros exemplos de grandes empreendimentos na área da floricultura. Um é mineiro. Barbacena é produtora de rosas há décadas. Ocupa o quarto posto no ranking mundial da espécie. Mas não fica por aí. Antúrios, gérberas, copos-de-leite e bocas-de- leão, colorem suas estufas, localizadas às margens da rodovia que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Esse caso começou em 2003, quando trinta produtores da Associação Barbacenense dos Produtores de Rosas (Abarflores) buscaram parceiros para aumentar a competitividade. Acabaram estruturando o projeto Floricultura na Região de Barbacena. O trabalho foi minucioso. A associação detectou problemas, contratou um engenheiro agrônomo e passou a superar as dificuldades uma a uma. Então promoveu a capacitação gerencial dos produtores, a inovação tecnológica e a introdução de novas técnicas de manejo.

Pesquisas aumentaram a produtividade das roseiras,durante o inverno, em 120% - fato importante, já que nessa época háfalta do produto no mercado e,portanto,os preços sobem. No último ano, o faturamento dos sócios da Abarflores cresceu 22%. E o número de espécies aumentou 27%. Atualmente, suas vendas anuais somam 10 milhões de unidades. Mais: há três anos, eles repassam conhecimentos a outras áreas do estado. No município de Manhuaçu, no leste mineiro, já são cultivadas grandes áreas de plantas ornamentais tropicais com tecnologia transplantada de Barbacena.

O maior pólo de produção de flores, no entanto, fica no estado de São Paulo, concentrado basicamente em vinte municípios. O mais famoso é Holambra, mas também há cultivos importantes em Atibaia, Campinas, Dutra, Paranapanema e Vale do Ribeira. A Cooperativa de Holambra, que responde por 40% da produção brasileira, exporta para oito países: Holanda, Estados Unidos, Portugal,Canadá, Inglaterra,Uruguai, Emirados Árabes e Argentina. E está em negociação com Itália, Alemanha, França e Japão. Foi pioneira no cultivo protegido de flores e plantas no Brasil - o que faz a produção render o dobro daquela feita a céu aberto e aumenta a durabilidade das flores. Disponível em: < http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1131:reportagens-materias&Itemid=39 >. Acesso: 21/03/2013.

2.6.1 Mercado de flores no Brasil

O comércio de flores no Brasil tem atingido índices cada vez mais elevados nos últimos anos. O poder aquisitivo dos brasileiros aumentou e o consumo desse tipo de produto também teve um considerável acréscimo. As pessoas têmcomprado mais flores para enfeitar a casa e para presentear. Assim, o acesso às flores esta aos poucos se expandindo também para atender a essa demanda. Hoje em dia, é comum encontrá-las em feiras e supermercados, por exemplo. Vale lembrar que o maior público consumidor de flores se concentra na região Sudeste.

Para abastecer o mercado, as produções precisam ser intensificadas no Brasil. É interessante notar que além de comercializar flores para ornamento, algumas produções estão se preparando também para fornecer espécies comestíveis a restaurantes de luxo, que as utilizam em pratos requintados. É importante ressaltar que o comércio de flores aumenta consideravelmente no Dia de Finados e no Dia de Santa Rita de Cássia, pois são datas cristãs nas quais as pessoas ofertam e recebem flores, em especial rosas, no dia da Santa das causas impossíveis, pois essa espécie é um símbolo que a acompanha desde que foi canonizada.

Outra situação que normalmente requer aquisição de flores é a cerimônia fúnebre, por se tratar de uma tradição milenar. Herdamos o costume dos antigos cristãos de ofertar uma coroa de flores ao defunto. Esse gesto esconde em si um significado profundo: acredita-se que as flores são um sinal de bons presságios para a nova vida que se inicia e a coroa, símbolo da eternidade pelo seu formato circular, é a representação do Deus onisciente, onipresente e eterno. Coroas de flores também são utilizadas como decoração de formaturas e outros eventos. Disponível em: <http://www.cpt.com.br/artigos/plantacao-e-comercio-de-flores > Acesso: 21/03/2013.

2.6.2 Estrutura

A estrutura de uma floricultura é muito simples, porém é necessário levar em consideração o perfil do cliente, a linha de produtos que será colocada à venda e os equipamentos a serem adquiridos. Basta um balcão para atendimento dos pedidos, um salão para recepção da clientela e exposição dos itens a serem comercializados, onde devem ser bem expostos e em harmonia com o ambiente.

Recepção – Na recepção fica a vitrine e a área de exposição de flores em prateleiras, bancadas e pedestais.

Atendimento – O atendimento deve ser formado pelo balcão para o recebimento dos pedidos do cliente e a entrega, como também a acomodação dos clientes para a espera da mercadoria. Devem ser expostos artigos e acessórios como cartões e sachês. Nesta área deve ficar o caixa para recebimento dos valores.

Oficina – É o local de trabalho para a montagem dos arranjos, por isso deve ser equipada com os materiais necessários para a atividade. Fica junto à câmara fria e o depósito para guarda dos estoques. Na oficina exige-se um cuidado especial na manipulação e conservação das flores e plantas ornamentais para que elas tenham durabilidade prolongada e se reduza a perda. Algumas flores são mais sensíveis do que outras e requerem cuidados especiais com água, temperatura, iluminação etc.

Administração – Nesta área ficam as atividades administrativas direcionadas à compra de flores e demais artigos que compõem o estoque, controles financeiros eacompanhamento do desempenho do negócio, pagamentos de fornecedores e outras que o empreendedor julgar necessárias para o bom andamento do empreendimento.

A matéria prima comercializada na floricultura é de muita sensibilidade e delicadeza. Apesar de o setor ser um pouco sazonal, ou seja, gerar lucratividade em determinadas épocas do ano, se bem administrado com outros serviços, pode se tornar sinônimo de um bom negócio.

A escolha do ponto é uma das primeiras e mais importantes etapas a serem analisadas em uma floricultura. Para isso, é necessário saber se o público irá corresponder ao negócio. De amplo modo um local com fluxo de veículos e pessoas é uma boa opção, especialmente se de fácil estacionamento. Hoje com a modernidade e muito mais pessoas optando pela praticidade ao realizar compras uma excelente alternativa é ter uma loja virtual da floricultura, mesmo que apenas para atender ao público local.

Uma floricultura tem amplas opções de comercialização, pois além de sugestão de presente para aniversários, festas de 15 anos, bodas e até coroa de flores você poderá investir em outras modalidades, como a organização de casamentos, decoração de mesas, elaboração de cestas de café da manhã, venda de bichos de pelúcia, entre outras. Portanto, diversificar nesta área é fundamental para o sucesso.

Como as datas comemorativas representam 90% das vendas do setor, é necessário que haja investimento em divulgação e que seu produto seja lembrado. Para melhorar o faturamento da floricultura nos períodos com volumede vendas menor, o empreendedor pode usar a criatividade para agregar outros serviços ou produtos e assim tornar o negócio com receita de vendas mais linear, aproveitando melhor os recursos utilizados na empresa como funcionários e custos fixos. Outra maneira de aumentar a receita é diversificar nos produtos, adicionando outros que não flores, como ursinhos de pelúcia, chocolates, cestas, vinhos, livros, kits de presentes entre outros.

2.6.3 Floricultura em Brasnorte-MT.

A economia municipal tem sua base no agronegócio, que é sustentado pelas lavouras de Soja, Milho e Arroz, além da pecuária. O comércio é diversificado, e as pessoas geralmente não tem de recorrer à centros maiores a fim de adquirir produtos de maior industrialização. Através de análises identificamos a não existência e a necessidade do comércio de flores neste município.

2.6.4 História do Município

População 2012: 15890

Área da unidade territorial (Km²): 15.959,066

Densidade demográfica (hab/Km²): 0,96

Gentílico: brasnortense.

Em 1967, iniciou-se o desenvolvimento de um projeto agropecuário com recursos advindos da SUDAM- Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, em uma área de propriedade das Casas Anglo Brasileiras de São Paulo. Posteriormente parte desta área foi vendida ao Grupo Roderjan, e assim desmembrada em 1974. No entanto, a tomada de posse em definitivo de Brasnorte teve início em 1978 através da Colonizadora Brasnorte de propriedade do sr.Nelson Vetorello, que vendia lotes urbanos e rurais eadquiriu parte das terras que hoje constitui a zona urbana do Municípi, o antigo Grupo Roderjan, também proprietario proprietário das terras, ficou com uma parte que foi transformada na Fazenda Cravari.

Os primeiros trabalhadores do município são oriundos do Oeste do Paraná, os quais residiam em cidades e zonas rurais que foram inundadas pelas águas do Rio Paraná, por ocasião do fechamento das comportas da Usina de Itaipu e assim aceitaram a proposta de viver em Brasnorte. O nome sugestivo de Brasnorte teve origem na brasilidade de um povo que iria fazer vibrar a região. Nesse tempo acontecia a divisão de Estado, nascendo Mato Grosso do Sul e a decisão de fazer de Mato Grosso um grande Estado, norteava as atividades colonizadoras da empresa Brasil-Norte, em razão disso criou-se o nome Brasnorte.

A colonização iniciou-se em primeiro de agosto de 1978, através do Sr. Adão Passamani, técnico em agropecuária, o qual, assentou um acampamento na margem esquerda do Rio Cravari a 22 do mesmo mês, base de operação de uma estrada pioneira para Brasnorte. A 25 de outubro do mesmo ano, Luiz Barbosa chegou em Brasnorte disposto a se radicar e a prosperar no lugar. A região de Brasnorte sempre pertenceu ao município de Diamantino e a Lei n º 4.239, de 4 de novembro de 1980, criou o Distrito de Brasnorte. Sua instalação foi executada pelo Juiz da Comarca de Diamantino, Dr. Manoel Ribeiro Filho, nas dependências da Escola Estadual Ewaldo Meyer Roderjan. A 15 de dezembro de 1980, o Sr. Ezequias Vicente da Silva, foinomeado Oficial do Cartório de Registro Civil e Tabelionato do novo Distrito.

O Distrito cresceu ordenadamente e novamente se uniu a comunidade, com o intuito de emancipar Brasnnorte política. A notável reunião ocorreu no interior do Salão Paroquial de Brasnorte, sob a liderança de Ezequias Vicente da Silva, na qual foi elaborado um projeto, com exposição de motivos para convencer o Parlamentar Estadual da viabilidade emancipatória do lugar. A Lei n º 5.047, de 05 de setembro de 1986, de autoria dos Deputados Oscar Ribeiro, Roberto Cruz e Joaquim Sucena, criou o município

Fonte: Secretaria de Ação social do Município, IBGE. Disponível em: acesso:20/03/2013. Desde então o município vem crescendo e expandiu suas atividades com comércio e serviços, porém a área de flores ainda é muito carente, antigamente motivos como estradas impediam que fossem realizados investimentos nessa área pela dificuldade de fornecedores, porém hoje com o asfalto as possibilidades se ampliaram.

2.7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste estudo apresentaremos um plano de negócio para implantação de uma floricultura no Município de Brasnorte MT, sendo o município novo, com atividades voltadas para a agricultura e pecuária, tem se desenvolvido constantemente, tanto na área de comércio como na prestação de serviços, de acordo com estudos observa-se a carência de um comércio de flores, que também possua orientação, e acompanhamento de seus produtos. A população Brasnortense em sua maioria é oriunda do sul do Brasil, onde este comércio deflores é muito expressivo por fatores culturais, sendo assim, possui um perfil para aceitar de forma positiva a implantação de uma floricultura.

A base teórica possui grande importância, pois possibilita a compreensão acerca dos assuntos abordados, como o empreendedorismo e plano de negócios. Ela nos mostra a importância do planejamento para o sucesso de todo e qualquer negócio. A pesquisa de campo possibilita unir a fundamentação teórica com a prática, tornando-se uma grande experiência. Pode-se perceber que o plano de negócios é uma importante ferramenta para o planejamento, que deve ser elaborada antes do início de qualquer empreendimento, fornecendo informações fundamentais ao empreendedor, a fim de minimizar as chances de fracasso.

3 ASPECTOS DE MERCADO

3.1 INTRODUÇÃO

No contexto de mercado, as floriculturas exercem condição de privilégio, pois são elos entre a produção de flores e o comércio, fazendo chegá-las ao consumidor final, atuando como intermediárias na transmissão de demonstração de afeto. No nível mundial, o mercado de flores é bastante diversificado, buscando atender a todas as camadas da população. Não importando o nível social ou sexo, as flores exprimem carinho. No Brasil as floriculturas ocupam espaço significativo no mercado.

Além de da preocupação com a escolha de produtos e mercados, a floricultura deve aprofundar o conhecimento do consumidor/cliente e suas necessidades e desejos. A comunicação deve ser recíproca, tal comunicação exige conhecer osclientes como indivíduos, considerando cada um com suas preferências, interesses e sua personalidade exclusiva. A floricultura tem influência no comportamento da economia que atinge os consumidores de maior renda. Trata-se de artigos que concorrem com produtos relacionados à beleza ou suavidade tais como bolsas, perfumes e chocolates, trata-se de mercados com diferentes comportamentos.

Nosso empreendimento consiste na abertura de uma floricultura no município de Brasnorte MT, visando bom atendimento e qualidade dos produtos. A economia municipal tem sua base no agronegócio, que é sustentado pelas lavouras de Soja, Milho e Arroz, além da pecuária. Enquanto a atividade rural geralmente vincula-se a produtos para atender as necessidades básicas (fisiológicas), mercado de flores e plantas ornamentais desenvolve-se num contexto de artigos relacionados ao bem estar.

Esta floricultura será completa e moderna, com atendimento qualificado e qualidade de produtos, tornando uma loja mais diversificada e criativa, pois os clientes estão cada vez mais exigentes. Os produtos oferecidos serão: flores em geral, arranjos, cestas de flores, cestas específicas para ocasiões especiais, decorações de ambientes, cartões, bichos de pelúcia, vasos, livros sobre plantas, acessórios e adereços para jardinagem, vinhos, bombons, prestação de serviços na área de paisagismo e jardinagem em residências, órgãos públicos, entre outros. O atendimento é direcionado a clientes com vários perfis e classes sociais.

A possibilidade desucesso de uma empresa tem relação direta com critérios como atendimento, qualidade dos produtos, preço, variedade e estratégias para lidar com a sazonalidade e atrair os clientes em todas as épocas.

3.2 DEFINIR O PRODUTO OU SERVIÇO.

Seremos uma empresa de prestação de serviços e comércio de flores em geral, com entregas em domicilio ou se o cliente preferir pode ser na própria loja, onde terá a oportunidade de ver a variação e a qualidade dos produtos, em um ambiente limpo, arejado, agradável e bem organizado.

3.3 DEFINIR PÚBLICO-ALVO

Para a floricultura, pessoas físicas e jurídicas de todas as classes que desejam presentear pessoas queridas, com presentes mais delicados e muitas vezes menos perecíveis. Quanto à jardinagem o público alvo é relativamente pequeno em quantidade, porém possui, na maioria, elevado poder aquisitivo, o que, sem dúvida, acaba compensando e tornando o negócio mais rentável.

3.4 HISTÓRICO DE CONSUMO NO MERCADO

O mercado é altamente competitivo devido à forte presença dos supermercados e vendedores avulsos, tornando-se assim um grande desafio para a Flores e Cia. Entretanto, possui excelente oportunidade de negócios, pois é um mercado em constante crescimento acreditando que todos os dias alguém comemora algo especial; seja ela uma data inesquecível, seja seu próprio casamento, seja uma conquista/vitória, seja lembrar-se de uma pessoa especial. E, atualmente, são grandes os números de pessoas que adotaram o hábito de usarem flores para presentear. Existem ainda asdatas comemoradas nacionalmente, como dia internacional da mulher que é realizado no dia 08 de março, dia das mães no segundo domingo de maio, dia dos namorados que é em 12 de junho, finados no inicio de novembro, e final de ano onde sabemos que as vendas sofrem um grande aumento. Esse mercado fascina as pessoas independentes da situação financeira e agrada todos os sexos e idades. Contamos também com a variedade de espécies e o clima do nosso país que favorece o cultivo das flores.

O mercado de flores tem crescido muito e nos últimos anos cresceu aproximadamente 10% ao ano. A diversificação do mercado produtor, os avanços tecnológicos e a profissionalização do setor são indicadores de crescimento desse mercado. E para garantir sucesso, a Flores e Cia utilizará de produtos de primeira qualidade, bom gosto e dedicação para buscar a fidelização de seus clientes.

O Estado de Mato Grosso, diferente do que muita gente pensa, também produz uma quantidade significativa de flores nos municípios de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, na região da serra de São Vicente, Coxipó do Ouro e Cuiabá. Um dos maiores produtores é a Flores da Chapada, localizada em Chapada dos Guimarães, que produz rosas, crisântemos, flores do campo, gérberas, kalanchoe, entre outras. De acordo com o proprietário José Francisco Meirelles, a empresa se destaca na venda no atacado de flores. No garden house que mantém possuem materiais disponíveis para as principais floriculturas de Cuiabá e também do Estado, além deestoques de produtos para ornamentação de buquês e insumos para serviços de jardinagem. Segundo Meirelles, hoje eles trabalham com preços compatíveis com os de outros estados como São Paulo por exemplo, que tem os melhores preços. Contudo, o fato de estar próximo a Cuiabá, praticamente elimina custos com frete. Desde que iniciaram a produção em Chapada, a 60 km da Capital, os preços de outras regiões caíram e houve um aumento de oferta. Uma outra vantagem significativa é a durabilidade das flores produzidas por eles, que é bem superior se comparada aos produtos vindos de outros estados. Logo após a colheita o produto é entregue aos clientes. A produção de flores hoje ocupa cerca de 10 hectares cobertos, onde o cultiva acontece durante todo o ano. Sendo que ainda abastece o mercado dos estados de Mato Grosso do Sul e Rondônia. De acordo com dados da Associação Floral Mato-grossense, o Estado evoluiu significativamente nos últimos anos, tanto na produção, como no treinamento de pessoas para atuarem na cadeia produtiva das flores, que compreende o cultivo de plantas nativas, de flores tropicais e folhagens, de espécies ornamentais, os floriculturistas, viveiristas, paisagistas, decoradores e afins. A entidade, criada em 2003, tem cerca de 35 associados, que atuam em diferentes setores da cadeia. Disponível em: Acesso em: 29/04/2013.

Quanto ao consumidor que visita a floricultura, 59% sempre compram flores, 29% compram em datas festivas e somente 12% compram às vezes. A maioria das floriculturas (74%) temuma freguesia fixa enquanto 14% dizem ter fregueses eventuais e 12% não responderam. Quanto ao tipo de freguesia, 41% alegam ser formada igualmente por homens e mulheres, 35% principalmente por mulheres, 15% principalmente por homens e 9% não responderam. Observou-se que as mulheres são os principais consumidores de plantas ou flores comprando tanto para presente como para decoração. O produto mais procurado é o buquê de rosas (38%) seguido por flores em buquê (18%), flores em vaso (15%), arranjos (15%), flores ou plantas para jardim (11%) e mudas (3%). Com relação ao perfil do consumidor, observou-se que 63% dos entrevistados costumam comprar flores às vezes, 15% compram raramente, 12% nunca compram e 10% sempre compram. Constatou-se assim que a maioria das pessoas não tem o hábito de comprar flores freqüentemente. As flores cortadas, principalmente o buquê de rosas, são as mais procuradas para presentes, mas o custo dos produtos ainda afasta os consumidores que acabam optando por outras alternativas quando o motivo é presentear.

3.4.1 Perfil do Consumidor

Comprador de ocasião, adquirem o produto em ocasiões especiais. Seu perfil é genérico, homens e mulheres acima de 15 anos, solteiros, casados, separados ou pertencentes as classes A/B/C.

Comprador por impulso, via de regra são mulheres que trabalham e compram as plantas e flores em floriculturas localizadas no centro da cidade, para decorar seus escritórios ou compram nos supermercados e floriculturas de bairro para suas casas.

Comprador quetem nas plantas um hobby, geralmente são formadores de opinião no que se refere aos melhores pontos de venda e está muito interessado em produtos na linha de insumos para plantas, informações em geral e cursos principalmente.

Comprador institucional, são clientes que compram em grande escala para decoração, seja ela comercial, hotéis, restaurantes, clubes, prefeituras, eventos, etc.

No setor de floricultura os pedidos e encomendas partem tanto pessoa física como jurídica que consomem majoritariamente buquês, arranjos, flores embaladas e coroas fúnebres. Na prestação de serviços a demanda é direcionada de acordo com o segmento. A decoração atende principalmente, pessoas físicas, onde a realização de casamentos representa mais de 50% dos eventos. Para além deste, festas de 15 anos formaturas, bodas e outras modalidades de festas familiares e corporativas compõem o leque de ambientes comumente adornados. Já na locação de plantas e ornamentação de eventos, cerca de 95% do público está concentrado em pessoas jurídicas. Comumente são criados cenários em ambientes internos e jardins temporários para dar mais vida e beleza a feiras, exposições e eventos corporativos.

A elaboração e execução dos projetos paisagísticos são realizadas tanto em grandes empreendimentos como em residências. Apesar do volume de plantas comercializadas ser muito superior em projetos empresariais, o número de pedidos é praticamente o mesmo para as duas categorias de clientes, diferindo somente no fluxo de mercadorias vendidas.Assim torna-se coerente que o marketing da empresa seja investido em diversos segmentos de mídia, tendo em vista a diversidade de serviços prestados. Os serviços de decoração devem ser vinculados principalmente a uma mídia especializada em festas, eventos e formaturas. Já a locação de plantas, decoração de eventos e elaboração de projetos paisagísticos deve abranger o setor empresarial, uma vez que o público-alvo quase que em sua totalidade é corporativo. O setor de floricultura e comércio de plantas deve ser exposto em uma mídia mais generalizada, atingindo tanto pessoas físicas como jurídicas.

3.5 DIMENSIONAR O MERCADO

Segundo o Ibraflor, ( Instituto Brasileiro de Floricultura ) hoje há 21.410 estabelecimentos que comercializam flores e plantas espalhados pelo território nacional. Tais dados, aliados ao aumento do poder aquisitivo da população brasileira, explicam por que o consumo per capita de flores passou de R$ 14 para R$ 23 no ano passado. Em termos de vendas, o setor movimentou R$ 4,5 bilhões só em 2012. Nos últimos 10 anos, o mercado de flores cresceu entre 10% e 15% por ano, porcentagem significativa considerando que o PIB no mesmo período teve um aumento anual de 2 a 5%. E há ainda muito espaço para crescer. Prova disso é que os produtores – cerca de 7.600 em todo Brasil – estão privilegiando o mercado interno e deixando as exportações um pouco de lado.

O maior centro de desenvolvimento de floricultura no Brasil encontra-se no Estado de São Paulo, no município de Holambra. O municípiopossui três centros de comercialização (Veiling Holambra, Floranet e Assflora), realiza os principais eventos no segmento de floricultura, possui mais de trezentos produtores, atacadistas e distribuidores de flores do País e os principais fornecedores de insumos, tecnologias e mudas de propagação, Especializou em Disponível em: espécies como crisântemos, begônias, glandíolas, lírios, rosas e plantas ornamentais.. Acesso em: 25/04/2013.

3.5.1 Sazonalidade na oferta de mercado

O produtor de plantas atualmente consegue ofertar ao mercado uma ampla variedade de espécies durante todo o ano. Tal ação só é possível devido ao avanço da tecnologia e o emprego do cultivo protegido. Cultivando em estufas é possível controlar de forma acentuada as condições ambientais de produção, podendo obter-se colheitas fora de época normal, possibilitando a produção de plantas que em condições de campo seriam inviáveis. Na floricultura o cultivo protegido é essencial, principalmente por que possibilita o plantio de espécies de clima temperado, assim como: a tulipa (Tulipa spp),o jacinto (Hyacinthus orientalis), a prímula (Primula obconica), a gloxínia (Sinningia speciosa) e a fresia (Fresia spp.), em todas as estações do ano. Apesar de haver oferta destas espécies em uma boa parte do ano, é pertinente observar na hora da compra, em condições ambientais de altas temperaturas, o risco de aquisição, pois a manutenção destas exigirá do comerciante um ambiente refrigerado, aumentando os custos de venda e os riscos de perda emdecorrência da reduzida vida útil de prateleira. Além disso, apesar de algumas vezes haver demanda dessas espécies no verão por alguns desavisados, não é coerente ofertar ao consumidor final um produto que 28 possui pouca durabilidade e que sua conservação deva ocorrer em refrigeradores. Dessa forma, a comercialização de plantas de clima temperado só se torna viável quando as temperaturas ficam mais amenas e sua exposição possa ser realizada em condições ambientais naturais. Situação diferente de oferta é observada para mudas e plantas utilizadas em ambientes externos, pois como as espécies estarão invariavelmente expostas às condições ambientais do local, é necessário que o plantio seja realizado na época adequada, respeitando a biologia vegetal.

Deste modo, é possível observar a sazonalidade de comercialização de algumas espécies, uma vez que são ofertadas somente em determinadas épocas do ano. Pode-se citar como exemplo o amor-perfeito (Viola spp.) e a boca de leão (Antirrhinum majus), plantas anuais floríferas muito utilizadas no adorno de jardins durante a época fria. O ciclo delas tem início no outono com o declínio das temperaturas, podendo ser cultivadas até o final da primavera, antes do início das altas temperaturas.

Portanto, para garantir bons rendimentos e redução de perdas é essencial observar a sazonalidade e a flutuação na de oferta de produtos, para elaborar um estoque de plantas coerente com a realidade de vendas da estação do ano.

3.6 AVALIAR A CONCORRÊNCIA DIRETA E INDIRETA.No município de Brasnorte MT o mercado apresenta visível crescimento, e o número de concorrentes que possui é pequeno.

O concorrente direto da empresa é o Supermercado Ferrari que vende produtos similares apenas em datas comemorativas, porém com poucas variedades. Os concorrentes indiretos são basicamente todas as empresa com as quais disputamos nossos clientes. O concorrente indireto em destaque é a loja Vitória Multishop, ela comercializa chocolates cacau show, perfumes e presentes em geral. Isso se torna uma ameaça para a empresa, pois o cliente fica em dúvida sobre o que comprar para dar de presente.

3.7 CONCORRENTES: IDENTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO.

No concorrente direto Supermercado Ferrari, seus produtos são vasos de flores oferecidos apenas em datas especiais como dia das mães e dia de finados. Ponto forte: fácil acesso. Ponto fraco: não possui variedades de produtos.

O concorrente indireto Vitória Multishop, possui uma variedade grande de presentes. Ponto forte: boa atuação no mercado, qualidade nos produtos. Ponto fraco: não trabalha com decorações, preços elevados.

3.8 PARTICIPAÇÃO DE MERCADO PRETENDIDA

Através de pesquisas fomos informados da demanda de nossos produtos e serviços oferecidos e estamos animados, esperamos faturar mensalmente uma media de aproximadamente R$ 10.000,00 (dez mil reais). Em períodos como Dia dos namorados; Dia da mães; Finados e outras datas especiais, esperamos atingir no mínimo um faturamento de 50% superior da média mensal.

3.9 DETERMINARPOR DADOS SECUNDÁRIOS A PRINCIPAL FERRAMENTA DE ESFORÇO MERCADOLÓGICO DOS CONCORRENTES.

Os principais esforços mercadológicos utilizados pelos concorrentes é o rádio e os carros de som nas ruas, mas nem todas as empresas utilizam este tipo de recurso e não existe uma freqüência definida de sua utilização.

3.10 DETERMINAR PREÇO BÁSICO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

Não teremos o preço como diferencial competitivo, mas sim os produtos e serviços.

Após estando criterioso dos nossos custos, praticaremos uma margem de lucro justa afim de termos preços competitivos sem ter que estabelecê-los em função da concorrência.

Cada espécie de flores, folhagens e serviços possui um determinado preço:

Antúrio híbrido (dúzia)

R$ 58,00

Bichos de pelúcia (variados)

R$ 30,00 à R$ 150,00

Buquês (variados)

R$ 80,00 à R$ 300,00

Cestas decoradas (variadas)

R$ 50,00 à R$ 200,00

Copo de leite (dúzia)

R$ 15,00

Cravo (dúzia)

R$ 36,00

Crisântemo (pacote)

R$ 30,00

Estrelícia (dúzia)

R$ 25,00

Gébera (dúzia)

R$ 35,00

Lírio (dúzia)

R$ 40,00

Palma (dúzia)

R$ 15,00

Violeta (vaso s/ arranjo)

R$ 4,00

Coroas de flores (variadas)

R$ 200,00 à R$ 1.000,00

QUADRO 01 – Preços de espécies de flores e folhagens

Fonte: Os autores

Devemos ter conhecimento em que época do ano as diferentes espécies e variedades de flores estão disponíveis para avaliar o comportamento das vendas ao longo do ano. As flores da época tem melhores preços. Exemplos: Dia das Mães,Finados, festas de fim de ano e serviços de decoração. Para realizar serviços de decoração é preciso se conhecer que tipo de flores poderão ser usadas no período do evento.

Principais espécies de flores e a época em que sua disponibilidade é maior:

De Março à Setembro:

Ammi Majus.

De Março à Outubro:

Acácia (mimosa), Calla, Cyclame.

De Março à Novembro:

Hyppeastrium (amaryllis )

De Abril à Outubro:

Alstromeria, Íris, Narciso, Statice.

De Maio à Setembro:

Hyacinthus, Impatiens.

De Agosto à Maio:

Artirrinium ( boca de leão), Phlox.

De Setembro à Março:

Agaphantus, Dália

De Setembro à Abril:

Achillea.

De Setembro à Maio:

Antúrio, Aster, Delphinium, Heliconias, Strelitzia

De Setembro à Junho:

Solidago, Solidaster.

Ano todo:

Bouvardia, Crisântemo, Cravo, Fresia, Gerbera, Gladíolo, Gypsophila (mosquitinho), Lírio, Rosa

QUADRO 02 – Principais espécies de flores e épocas de disponibilidade maior

Fonte: Os autores

3.11 COMPOSTO DO PREÇO DESENVOLVENDO ESTRATÉGIA E POLÍTICA DE PREÇO E CONCESSÃO DE CRÉDITO.

O preço implica razões tanto para os consumidores quanto para os vendedores. Ao comprar um determinado produto, espera-se que ao mesmo tempo possa satisfazer desejos e necessidades. Para analisar o preço será realizada uma pesquisa de mercado com base nos concorrentes diretos e indiretos, será lançada uma margem de lucro que agregue ao produto não só o preço, mas a qualidade, pois trambalharemos com um serviço diferenciado. O processo de administração dos valores areceber e a concessão de crédito será analisada através de uma pesquisa por cliente, iremos estabelecer um valor limite para compras parceladas, acima de R$ 200,00 (duzentos) reais o valor poderá ser parcelado em até 3 vezes no cartão, em 2 vezes no cheque ou boleto, mediante consulta ao cadastro. A politica de cobrança será feita por serviços de telefone, e correspondência.

3.12 DEFINIR ESTRATÉGIA DE MARCA

A marca da empresa tem relação com o produto

Uma marca é, portanto, um produto, mas um produto que acrescenta outras dimensões que o diferenciam de algum modo de outros produtos desenvolvidos para satisfazer a mesma necessidade. Essas diferenças podem ser racionais e tangíveis; relacionadas com o desempenho de produto da marca, ou mais simbólicas, emocionais e intangíveis; relacionadas com o que a marca representa.

3.13 LOGOMARCA E SLOGAN

A floricultura terá o nome fantasia de Flor e Cia, com o slogan Sua Flor, Seu momento nossa melhor Companhia. A definição do nome e a logo tem o intuito de trazer segurança e variedade aos clientes, a primeira vista já é possível perceber que a oferta da floricultura abrangerá outras modalidades de produtor aliado a flores, e a segurança vem do nome cia pois esta mensagem passa ao cliente que ele terá uma equipe em torno de seu objetivo para instrui-lo a comprar um produto que alcançará seus objetivos, podemos visualizar esta explicação pela logomarca abaixo:

FIGURA 01- Logomarca e slogan

Fonte: o autor

3.14 PLANO DE PUBLICIDADE

Emprimeiro momento vamos realizar a inauguração da loja com um coquetel e um desfile de flores, onde será apresentado nossas flores, arranjos e produtos ofertados na loja. Como nossa demanda é maior em datas comemorativas, ao aproximar essas datas será feito uma nova propaganda via rádio lembrando os clientes do município do aproximar da data e os convidando para visitar a empresa. Distribuiremos panfletos em residências e comércios localizados num raio de cinco quilômetros da floricultura. Faremos inserção de várias faixas nas principais vias de acesso e saída dos bairros. Utilizaremos o carro de som como mídia alternativa e barata que funciona em nossa cidade. Durante 30 dias por 04 horas diárias, teremos um carro de som anunciando nas ruas dos bairros e área comercial.

3.15 REALIZAÇÃO DE PUBLICIDADE NÃO PAGA.

A publicidade não paga será realizada através do jornal impresso no município, a principio buscaremos um contato com uma arquiteta local, que tem uma coluna no jornal, para que a mesma faça uma visita em nossa loja e conheça nosso trabalho, para então coloca-lo em sua coluna próximo a nossa inauguração, nas datas comemorativas também iremos buscar esse trabalho em outros jornais e até na mesma coluna.

3.16 PROJEÇÃO DE VENDAS PARA OS 3 PRIMEIROS ANOS

Tendo em vista que o comercio de flores no município é um produto novo nossa projeção de venda para o primeiro ano será um crescimento pequeno de 10%, pois a demanda estará conhecendo nossos produtos e maneira de trabalhar, no segundo ano,com o conhecimento do mercado nossa projeção será de 15%, aliados ao trabalho de publicidade e propaganda, por fim no terceiro ano visualizamos uma projeção de 17%, pois aí já estaremos posicionados no mercado, esta projeção será melhor visualizada pelo gráfico abaixo:

GRÁFICO 01 – Projeção de vendas

Fonte: o autor.

4 ASPECTOS DE PRODUÇÃO E PATRIMONIAL

4.1 LOCALIZAÇÃO E INFORMAÇÕES GERAIS DA EMPRESA

Na definição do Ponto para Instalação da Empresa, foi escolhido um local próximo ao público alvo, com grande circulação de pedestres e automóveis próximo de uma agência bancária e posto de combustível, ou seja, um local de intensa movimentação. Abaixo apresentamos os dados da constituição da empresa.

RazãoSocial: Floricultura Flor e Cia Ltda – ME;

Nome Fantasia: Flor e Cia.;

Sócias: Andréa Giantomassi, Cristiane Cury, Vera Deiss e Shamara Borges Aguiar;

Endereço: Avenida Senador Júlio Campos s/nº - Centro Cidade: Brasnorte MT;

(email:floresecia@hotmail.com).

Pagina da internet: www.floreciabrasnorte.com.br

4.2 ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

O processo produtivo tem uma finalidade de desempenhar um papel dentro da empresa muito importante, pois viabiliza todos os passos que ocorre dentro da empresa. Os processos de uma floricultura são divididos em:

Serviço de Recepção e Atendimento ao Cliente: teremos uma recepcionista onde a mesma identificará o pedido do cliente e as conduzirá ao vendedor já direcionando para a realização do mesmo. Serviço de Montagem dos Arranjos: será apresentado um catálogo de arranjos para que seja definido ou elaborado de acordo o desejo do cliente. Teremos profissionais qualificados e criativos que serão responsáveis pela montagem de arranjos e demais produtos, possibilitando o aumento de contratação de montadores nos dias de maiores demandas.

Serviço Administrativo: no processo administrativo terá uma estrutura capaz de trabalhar de forma eficiente para que a obrigação seja cumprida, tendo uma análise eficaz para que o seu fluxo de caixa seja bem distribuído em relação a suas obrigações.

Serviço de entrega: esse tipo de serviço será oferecido para todos os clientes que fizerem o pedido na loja, por telefone, no site ou por e-mail, visando o conforto e a praticidade nos serviços que a Flores e Cia tem a oferecer.

4.3 FLUXOGRAMA

O fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer.

A caracterização das principais etapas do processo é apresentada a seguir:

Realização do Pedido: A floricultura realiza o pedido de flores de acordo com o conhecimento adquirido pelo mercado. Recebimento do Material/ Armazenagem: O recebimento do material ocorrerá todas as terças equintas-feiras, sendo que nas terças-feiras são recebidas as rosas e flores que chegam de São Paulo – SP juntamente com os acessórios em geral, nas quintas-feiras a floricultura é abastecida com os vasos prontos para comercialização de Holambra -SP. As flores serão armazenadas em duas câmaras frias. Limpeza e Corte: As flores nessa etapa passam por um processo de poda dos pendões e retirada das impurezas e flores estragadas ou danificadas. Beneficiamento/Venda direta: Após a limpeza e corte, as flores seguem para o beneficiamento, de acordo com a demanda e depois para a venda.

FIGURA 02 – Fluxograma Flor e Cia

Fonte: os autores.

4.4 ESTRUTURA FÍSICA - LAYOUT

O Layout ou arranjo físico de uma empresa abrange a localização física dos recursos e ferramentas a se utilizar, determinando sua forma e aparência. Basicamente, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas e equipamentos e posicionamento de todo o pessoal da empresa.

O Layout da empresa contará com recepção para atendimento dos clientes, Administração, onde ficará as sócias e o estoque de produtos.

Para diminuir a exposição de todo o produto existente na loja, os produtos recebidos serão devidamente divididos por armazenamento, estoque e confecção. Ao invés do lote todo do produto, somente pequenas partes ficarão expostas. Com a distinção das áreas de exposição, estoque e trabalho, pode-se controlar melhor os cuidados ea conservação dos produtos. A criatividade será fundamental para o empreendimento. Ofereceremos soluções aos futuros clientes, traduzindo sua intenção, ver o que ele realmente deseja. Nossa vitrine será um dos mais poderosos meios de propaganda. O interior da loja será planejado de forma a facilitar a limpeza.

4.4.1 Planta Baixa

FIGURA 03 – Planta baixa

Fonte: os autores.

4.4.2 Fachada Principal

Fugindo do conceito outllet (lojas com vitrines voltada para rua), a nova tendência arquitetônica são os Malls internos. Se tratam de amplas lojas que se interiorizam, ou seja, faz com que o consumidor fique curioso com que o comércio tende a oferecer e adentra o mesmo. O resultado é incrível: geralmente todo mundo acaba levando alguma coisa. A idéia já é muito difundida na Europa e Estados Unidos e começa a ganhar força no Brasil.

FIGURA 04 – Fachada Principal

Fonte: os autores.

4.5 PARQUE DE EQUIPAMENTOS

Apresenta-se abaixo o investimento inicial na implantação de uma floricultura.

Investimentos necessários à implantação.

Quantidade

Descrição

R$

01

Estufa

5.000,00

01

Câmara fria

15.000,00

01

Ar condicionado 24000 mil btus

2.269,00

01

Cortina de Ar

779,00

10

Alicates de tamanhos e formas variadas

1.190,00

01

Geladeira para flores

11.000,00

01

Máquina para limpar diferentes tipos de flores

5.550,00

1500

Embalagens e papeis para decoração de flores

3.000,00

01

Moto para entrega equipada decarroceria

9550,00

TOTAL A SER INVESTIDO

53.338,00

QUADRO 03 - Parque de equipamentos da Empresa Flor e Cia

Fonte: os autores

4.6 ASPECTOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

4.6.1 Relação de Fornecedores

Fornecedores

Produtos

Albano embalagens comerciais

Rua Silva Bueno 975, São Paulo-SP- cep. 04208-050.

Tel: (11) 2274- 4866

Fitas decorativas, bases e espumas, papel de seda, kraft, crepe, cestas de bambu, bichos de pelúcia, acessórios em geral, etc.

Estes produtos serão comprados em menores quantidades e por época, devido as datas comemorativas, por isso serão feitas, por site de internet e forma de pagamento à vista.

Veiling Holambra

Av. Rota dos Imigrantes, 1003 centro. Holambra –SP

cep 13825-000

Tel: 0800-558955

Vasos prontos para comercialização

Compras serão feitas por representantes e parceladas em boleto, a quantidade de parcelas será de acordo com o montante.

Verde Vaso Comércio LTDA.

Rua Engenheiro Sá Rocha, 764, São Paulo-SP.

Tel: (11) 3021-2733

Mudas de rosas e flores, vasos em fibra de vidro, em cerâmica artesanal, treliças, suporte de vasos e cachepôs.

Serão feitas por telefone, onde serão realizados os pedidos das espécies de flores, os vasos serão feitos por representantes, o pagamento será feito em 30 dias para não acumular na compra seguinte.

QUADRO 04 - Relação de fornecedores

Fonte: os autores

4.6.2 Relação Patrimonial da Organização

Bens imóveis e/ou moveis da organização

R$

01 Estufa

5.000,00

01 Câmara fria

15.000,00

01 Arcondicionado 24000 mil btus

2.269,00

01 Cortina de Ar

779,00

01 Geladeira para flores

11.000,00

01 Máquina para limpar diferentes tipos de flores

5.550,00

02 Mesas de escritório

720,00

06 cadeiras de escritório

1.325,50

01 balcão de recepção

1.150,00

01 bancada de trabalho

1.100,00

04 poltronas de recepção

1.000,00

01 moto equipada de carroceria

9.500,00

01 extintor

580,00

Total

54.973,50

QUADRO 05 – Relação Patrimonial da Organização

Fonte: os autores

5. ASPECTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E INFORMÁTICA.

5.1 PARQUE DE INFORMÁTICA.

A tecnologia da informação, surgiu como ferramenta de redução de custos e agilizadora do processamento da informação e tem sido cada vez mais aplicada em todos os ramos de atividade humana, devido ao impressionante crescimento desse instrumental.

A floricultura Flor e Cia usará a tecnologia da informação com vários objetivos, entre os quais para automatizar processos repetitivos, reduzir despesas e agilizar tarefas, isto viabilizará e otimizará o relacionamento com clientes ensejando vantagens competitivas nos negócios.

Alinhado ao que há de mais moderno na prestação de serviços, buscando a leveza e agilidade em suas operações, a fim de assegurar o melhor atendimento, bem como a potencialização de seus resultados, a floricultura terá no seu sistema de informação 2 (dois) microcomputadores ( sendo um para recepção e outro para a sala da direção), 1 (um) roteador wireless, 1 (um) impressora multifuncional (ficará na salada direção), 1 (um) máquina de xerox multifuncional ( ficará na recepção), 2 (dois ) estabilizadores de energia ( sendo um para recepção e outro na sala da direção), 1 (um) aparelho de telefone sem fio com ramal (um para a recepção e outro para a direção) e 1 (um) máquina de cartões de crédito/débito ( ficará no balcão da recepção). Todos equipamentos estarão interligados internamente via internet, a seguir a discriminação dos equipamentos:

Descrição do Equipamento

Quantidade

Preço (unidade)

Total

Computador HP Pavilion p7-1430br com Intel Core i7 8GB 1TB Windows 8 + Monitor LED 18.5" Full HD E1941C LG

02

R$ 3.149,10

R$ 6.298,20

Roteador sem-fios N TL-WR740N da TP-LINK

01

R$ 89,10

R$ 89,10

Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 5525

01

R$ 499,00

R$ 499,00

Multifuncional HP Laserjet Pro M1536DNF - Preta

01

R$ 1.499,00

R$ 1.499,00

Estabilizador de energia No Break 700VA com Rodízios, Bivolt – 1 Bateria Selada, Preto – Force Lin

02

R$ 275,00

R$ 550,00

Telefone Sem Fio com Ramal Corsa 250 com Identificador de Chamadas, Viva Voz e Secretária Eletrônica - Vtech

01

R$ 279,00

R$ 279,00

Máquina de cartão crédito/débito

01

R$ 279,00

R$ 200,00

TOTAL

R$ 9.414,30

QUADRO 06 - Descrição dos equipamentos de informática

Fonte: Os autores

5.2 SOFTWARE

A floricultura irá utilizar o CPT ( Programa para

...

Baixar como  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »