TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise econômica regional sobre a floricultura em Jundiaí SP

Tese: Análise econômica regional sobre a floricultura em Jundiaí SP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Tese  •  4.195 Palavras (17 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

O objetivo deste relatório é apresentar uma análise econômica regional sobre a floricultura em Jundiaí SP.

Mostrar a importância dos custos e oportunidades e como aplicar este conceito no mercado, mostrando a curva de possibilidade de produção.

Quais sãos os efeitos das políticas governamentais dando ênfase na política Fiscal, política monetária,política cambial e política de rendas abrangendo toda estrutura do mercado atual.

Mostrar a finalidade de analisar o mercado e identificar potencialidades e dificuldades no ambiente interno e externo das empresas, e relatar entendimentos do cenário econômico.

5

1.0 Floricultura

O ramo de atividade do nosso grupo é a floricultura, pois é um ramo que tem consumidores de todos os tipos: dos que ganham mesada aos grandes empresários, pois todos compram com a finalidade de presentear entes queridos em datas comemorativas ou apenas utilizam para decoração.

1.1 Consumidores

A floricultura consegue atingir, vários tipos de consumidores deste modo podemos dividir os consumidores por partes:

Comprador de ocasião: adquire o produto em ocasiões especiais. Seu perfil é genérico, homens e mulheres acima de 15 anos, solteiros, casados, separados ou pertencentes às classes A/B/C.

Comprador por impulso: via de regra são mulheres que trabalham e compram as plantas e flores em floriculturas localizadas no centro da cidade, para decorar seus escritórios ou compram nos supermercados e floriculturas de bairro para suas casas.

Comprador que tem as flores e as plantas como um hobby: geralmente são formadores de opinião no que se refere aos melhores pontos de venda e está muito interessado em produtos na linha de insumos para plantas, informações em geral e cursos principalmente.

Comprador institucional: são clientes que compram em grande escala para decoração, seja ela comercial, hotéis, restaurantes, clubes, prefeituras, eventos, etc.

1.2 Análises de mercado

O mercado nesta área de floricultura está em uma situação bem privilegiada, consumidores cada vez mais exigentes e produtores com acesso a novidades e tecnologias. Esta situação estimula, ainda mais a demanda de flores com diversificação e sofisticação, criando desta

6

forma um mercado altamente competitivo.

Mais um fator importante é a iniciativa de inserção no mercado mundial, que criou uma dinâmica forte na base produtiva, com movimentos de mobilização e sensibilização de liderança dos produtores e empresários do setor.

Grande parte das empresas bem sucedidas está constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças mais conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores, e o ambiente macroeconômico, é muito importante para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Um bom exemplo de grande empresa neste ramo é a Esalflores uma empresa curitibana com mais de uma década de experiência em prestação de serviços. O principal nicho de trabalho desta empresa é o mercado de floricultura.

Mais algumas empresas no ramo de floriculturas Floragem, Letiflores, Jardinlândia, Florali, Raquel floricultura, Vale das flores, Maison Floricultura.

Outras coisas que temos que contar é com alguns prejuízos do tipo, algumas flores desabrocham e murcham muito depressa, por este motivo já sabemos o que faremos com elas, nos casos das pétalas colocarem em baixo dos arranjos para dar volume e os galhos secos para enfeitar.

1.2.1 Ministério de desenvolvimento, indústria e comércio exterior.

As exportações de produtos da floricultura brasileira tiveram como destino 34 países em 2010. Os dois principais parceiros comerciais contribuíram com 73,5% do valor da exportação brasileira de produtos da floricultura: a Holanda continua como destino principal dos produtos da floricultura brasileira (US$ 15,6 milhões), respondendo por 54,3% do total, apesar da ligeira queda (-16,3%) em relação ao período anterior. Os Estados Unidos, o segundo no ranking, com 19,3% da fatia, contribuíram com US$ 5,5 milhões no valor da exportação brasileira, com desempenho também aquém em 2010 (-7,2%) se comparado ao ano anterior. Outros destinos de destaque em termos de volume são Itália, Bélgica, Índia, Japão e Canadá, que representam, respectivamente, 10,1%, 2,9%, 2,4% e 2,2%, e Canadá, 1,8% da fatia total de exportação. Os seguintes parceiros comerciais da floricultura brasileira apresentaram melhores desempenhos relativos em relação ao ano precedente: Índia (+1.905,5%), Uganda (+533,7%), Ucrânia (+244,4%), Colômbia (+176,8%) e Austrália (+133,3%).7

Balança Comercial Brasileira dos Produtos da Floricultura, 1997 a 2010.

Balança Comercial Brasileira dos Produtos da Floricultura, por Grupo, 2009 e 2010.

2.0 Dimensionamentos de custos.

Custos na produção ( formação ) de uma floricultura de pequeno porte.

8

2.1 Custos Fixos

Despesas que tem que ser cotadas todos os meses, pois vendendo ou não, tendo lucro ou não, precisam ser pagas.

- Aluguel

- IPTU

- Agua, luz, telefone.

- Salários administrativos.

-Pró-labore (Retirada dos sócios).

-Honorários profissionais (contadores, outros)

- Despesas com veiculo.

- Despesas financeiras.

- Despesas de Manutenção.

- Depreciação sobre ativo fixo.

2.2 Custos Diretos Variáveis

Custo que representa os valores gastos diretamente com a aquisição das mercadorias para revenda, fabricação ou realização dos serviços vendidos.

- Jardinagem

- Arranjos

- Suportes

- Decoração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com