TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jack Daniel's

Casos: Jack Daniel's. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 3

Jack Daniel's é um uísque fabricado pela Jack Daniel Distillery, fundada em 1876 pelo destilador norte-americano Jack Daniel (Jonathan Daniel), com sede na cidade de Lynchburg, Tennessee, Estados Unidos da América. Desde 1956 pertence ao grupo Brown-Forman Corporation.1

Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, é um dos uísques mais vendidos no mundo. Entre os whiskeys, é classificado como Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado. Também é chamado de Old No. 7 ("Velho número 7"). Não é bourbon, já que bourbon é apenas o uisque produzido no estado do Kentucky.

Usa milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro como ingredientes na sua fabricação. Diferencia-se pelo seu cuidadoso processo de elaboração, destilação e amadurecimento, aliado ao clima do Tennessee. Com grandes diferenças de temperatura entre inverno e verão, o processo de amadurecimento no Tennessee garante uma grande interação entre o uísque e o barril, conferindo ao Jack Daniel's sabor e cor mais amadeirados. Não é envelhecido já que este processo se refere ao tempo que o whiskey fica dentro do barril de carvalho. No caso de Jack Daniel's o whiskey é amadurecido, tendo a ver com o clima da região.

Jack Daniel's é lentamente suavizado através de um proceso chamado "charcoal mellowing". Este processo consiste na passagem do whiskey por uma camada de três metros de carvão de madeira.

Jack Daniel's é amadurecido em barris de carvalho branco. Estes barris são novos e são utilizados para amadurecer Jack uma única vez. A experimentação, não o envelhecimento, determina quando o whiskey atingiu a qualidade, o sabor e a cor que se está acostumado a apreciar em Jack Daniel's.

O whiskey recebeu numerosas medalhas de ouro em exposições ao redor do mundo, começando com a Exposição Mundial de St. Louis, em 1904. Em cada garrafa de Jack Daniel's em seu rótulo há uma lista das principais medalhas de ouro conquistadas.

Processo de destilação

O processo envolve gotejar lentamente o uísque novo através de recipientes gigantescos contendo três metros de carvão de bordo bem compactado. Este processo leva dez dias e durante esse tempo o uísque absorve a essência do carvão, refinando a bebida. A água utilizada no processo vem de um poço que fica ao lado da destilaria, casa original de Jack Daniel.

Enquanto o uísque amadurece, os barris de carvalho "respiram". Por causa deste fenômeno, algo em torno de dez por cento do volume de álcool será perdido por evaporação no primeiro ano. A evaporação continua durante os anos seguintes a uma taxa de cinco por cento por barril. Um bom uísque provavelmente perde trinta por cento de seu volume original até ficar pronto para o engarrafamento.

[editar]Água

A água com que se fabrica o Jack Daniel's vem de um poço localizado na parte de fora da destilaria, casa original de Jack Daniel.

Desse poço são retirados 3200 litros de água por minuto o ano todo, à temperatura constante de ≈13°C. É por isso que a destilaria originalmente foi feita no local e é por esse fato também que ela permanece ali. Do lado de fora da caverna, há uma estátua de Jack Daniel, identica à que está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com