TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

José Teixeira Fernandes

Pesquisas Acadêmicas: José Teixeira Fernandes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  4.487 Palavras (18 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4/12

4. CONCLUSÃO 20

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 21

6. ANEXOS 22/24

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo possui objetivo descritivo do tipo estudo de caso, em âmbito coletivo, uma vez que esta natureza de pesquisa caracteriza-se por descrever e analisar um sistema através de contextos locais e reais (JUNG, 2004). Buscou desenvolver o pensamento sistêmico e interdisciplinar, bem como, desenvolver as capacidades cognitivas do aluno através da pesquisa, estudos teóricos e atividades práticas na área de gestão empresarial.

Desarte, há de se destacar e trazer à baila, o pensamento sistêmico para entendermos os meandros da gestão: “O pensamento sistêmico é uma disciplina para ver o todo. “É um quadro referencial Para ver inter-relacionamentos, ao invés de eventos; para ver os padrões de mudanças, em vez de fatos instantâneos”. É o conjunto de princípios gerais destilados ao longo do século 20, abrangendo campos tão diversos quanto às ciências físicas ou sociais, a engenharia e a administração.

Hoje o pensamento sistêmico é mais necessário do que nunca, pois nos tornamos cada vez mais desamparados diante de tanta complexidade. Talvez, pela primeira vez na historia, a humanidade tenha a capacidade de criar muito mais informações do que o homem pode absorver, de gerar uma interdependência muito maior do que o homem pode administrar e de acelerar mudanças com uma velocidade muito maior do que o homem pode acompanhar.

Certamente a escala de complexidade é sem precedente. Tudo á nossa volta é exemplo de colapsos sistêmicos’ - problemas como o aquecimento global, a diminuição da camada de ozônio, o tráfico de drogas, o déficit comercial, etc. Que não possuem uma simples causa local, da mesma forma, as organizações também entram em colapsos, apesar da inteligência individual e dos produtos inovadores, pois eles são incapazes de reunir suas diversas funções e talentos para criar um todo produtivo.

A essência desse pensamento reside numa mudança de mentalidade;

- Ver inter-relacionamentos, em vez de cadeias lineares de causa e efeito.

- Ver os processos de mudança como uma escalada contínua, em vez de simples fotos instantâneas.

Ao ver o todo, o pensamento sistêmico oferece uma linguagem que começa com a reestruturação do modo como pensamos.

A formação profissional é um instrumento de gestão de recursos humanos eficaz e indispensável para atingir os objetivos de qualquer empresa, entenda-se por formação profissional, um conjunto d atividades que visam a aquisição de conhecimentos, capacidades, ativas e formas de comportamento corregido para o exercício das funções próprias duma profissão ou grupo de profissões em qual quer ramo de atividades. Estas levam á melhoria da produtividade e melhor adaptação á mudança. Os investimentos em formação estão a ter um do desenvolvimento das competências pessoais como no nível de desempenho da empresa.

Atualmente a competitividade é elevada, e a margem de manobras das empresas diminuta, trazendo mudanças permanentes. Este fato faz com que as empresas e os seus métodos se tornem ultrapassado, perdendo relevância organizacional. O grande objetivo da formação é incrementar á eficácia e o desenvolvimento organizacional da empresa genericamente, podemos diferenciar 04 objetivos da formação.

1. Desenvolver as capacidades profissionais do formando, de forma a dar uma resposta mais eficaz nos negócios da empresa ( a curto prazo).

2. Desenvolver no formando padrões de comportamento e atitudes com vista á eficiência, eficácia e realização profissional, no seio da sua função ( curto e médio prazo);

3. Transmitir ao formando todos os conhecimentos necessários ao desenvolvimento da sua carreira

4. Promover o desenvolvimento como pessoas.

Objetivo geral: capacitar os formandos a utilizar estratégias de ferramentas de gestão de cadeias logísticas empresariais, a fim de diminuir o hiato entre a produção ou oferta e a demanda, de modo que os consumidores tenham seus produtos e serviços onde quiserem, na condição física que desejarem e com preço justo.

2. DESENVOLVIMENTO

O universo da pesquisa é composto por uma panificadora de porte médio. Foram realizadas visitas técnicas a empresa, onde foram feitas observações e entrevistas com os membros da gerência e funcionários, possibilitando assim a coleta das informações.

Segundo dados do PROPAN (2006), com 52 mil empresas em todo o país, faturando cerca de 25 bilhões de reais, estando entre os seis maiores segmentos industriais do país e gerando cerca de 580 mil empregos diretos e 1,5 milhões de indiretos. As panificadoras apresentam-se como uma importante figura no contexto econômico nacional. Nos últimos anos a panificação passou por um grande processo de reestruturação. Fato este principalmente relacionado pela entrada de setores mais agressivos do varejo, como, a exemplo: lojas de “fast food” e de conveniência, o que faz com que as panificadoras necessitem atingir altos níveis de competitividade, um dos fatores que determinará a capacidade da empresa em conseguir espaço no mercado. Dentro deste contexto está o trabalhador, que é uma das ferramentas mais importante dentro da panificação. Entender como funciona a organização e o ambiente no qual o trabalhador realiza suas funções torna-se uma importante medida de avaliação do trabalho do funcionário, neste contexto.

Ousamos trazer a colação, algumas definições da importância da administração na vida das pessoas, das empresas, dos docentes, dos discentes. Do ponto de vista geral.

Objetivos, Decisões e Recursos são as palavras-chaves da definição de administração.

A administração é o processo de tomar e colocar em prática as decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Administração é o processo que procura aumentar e garantir a qualidade das decisões sobre objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com