TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Journal of Marketing Group Louise

Seminário: Journal of Marketing Group Louise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

Marketing Grupo Magazine Luiza

A função do depto. de Marketing é criar um planejamento de Campanha Promocional e de marca para a empresa e promover seus produtos e sua marca para os consumidores. Para tanto, possui uma agência de comunicação (Etco Comunicação Integrada) que lhe presta serviço, e uma agência que trabalha em sistema de parceria com a Etco, contratada pelo Magazine Luiza, chamada Ogilvy e localizada na cidade de São Paulo.

Peças publicitárias do Magazine Luiza como comerciais de TV, spots de Rádio, outdoors, frontlights, anúncios de revistas e jornais, folders, tablóides e informativos são produzidos por estas agências de comunicação. Além disso, o departamento de Marketing é responsável pela área de pesquisas e estudos, patrocínios de projetos culturais/sociais e eventos, nova estratégias, novas campanhas publicitárias, inaugurações e reinaugurações de lojas e planejamento e controle orçamentários.

Dentre os objetivos do depto. de Marketing estão:

• Fornecer material para veiculação em mídia;

• Aumento de vendas;

• Criação de promoções;

• Fortalecimento de imagem da marca (branding);

• Lançamento de campanhas;

• - Fornecimento de suporte para tomadas de decisões.

Atualmente, os investimentos em Marketing do Magazine Luiza representam 3% do faturamento anual da rede.

Este departamento é um dos grandes responsáveis pelas principais campanhas de impacto do Magazine Luiza.

Marketing Filial 183

A empresa disponibiliza para cada filial uma verba especifica para propaganda local. O gerente de operações de loja é responsável em como e quando utilizar esta verba.

Na filial de Ibiporã (183), a gerente Valdinéia informou que por se tratar de uma cidade pequena, sua verba é investida em carro de som volante, distribuição de panfletos, locutor porta de loja, café para clientes, carreatas com trio elétrico, e incentivo para a equipe.

.7.4 – Negociação

Por ser uma ampla rede varejista que oferece mais de oiti mil itens em produtos para o lar da família brasileira, onde o cliente escolhe o que quer, por meio de multicanais, como lojas virtuais, físicas, televendas e e-commerce *sites, oferece ainda uma série de serviços que visam facilitar o acesso dos consumidores aos seus desejos, como a oferta de crédito da Luiza Créd. e do Consórcio Luiza, a segurança e estabilidade da LuizaSeg e o lazer e conforto da Luiza Viagens. Também há serviços que agregam valor aos produtos e ao sistema de crédito da empresa, possibilitando gerar mais comodidade aos seus clientes. Como . Garantia estendida para produtos eletroeletrônicos; Garantia estendida para móveis; Consórcio; Seguro Prestamista; Sistema Multi-caixa para recebimento de contas. A política de preços é descentralizada e flexível pode trabalhar em cada ponto de venda e site, conforme os fatores que envolvem regionais, concorrentes, hábitos e/ou nível de renda. A decisão sobre os preços dos produtos é administrada pelos gerentes, encarregados e vendedores da loja que recebem o estímulo em manter uma relação simples, direta e clara com o cliente. É o jeito Luiza de ser, colocar pessoas sempre em primeiro lugar.

– Marketing de varejo e negociação

O marketing de varejo procura enfocar os diversos formatos de varejo e suas estratégias para cada situação, público e necessidades dos consumidores. Nela podemos ver as diferentes estratégias do mercado atual.

4.1 – Conceitos de varejo e suas classificações

O varejo é o elo comercial entre os atacadistas e o consumidor final. As compras feitas pelos varejistas são em grandes quantidades e vende em quantidades menores para os clientes que, neste caso, são os consumidores finais. Varejo é um processo de compra de produtos em quantidades relativamente grande de produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final. Sendo assim podemos concluir que o varejo tem como função básica à comercialização de seus produtos aos consumidores finais não levando em conta a natureza da organização que o exerce e nem o local que está sendo praticado.

Relacionamos abaixo as funções básicas do varejo que devem ser consideradas e analisadas:

Vender – Promover o produto junto ao cliente; Comprar – Variedade de produtos de diferentes fornecedores; Selecionar – Escolher os produtos a serem oferecidos para seus clientes; Financiamento – Dar opções de pagamento aos clientes tais como cartão de crédito, cheque, etc.; Armazenamento – Cuidar do estoque para que o produto chegue aos clientes em perfeitas condições; Distribuição – Comprar em grandes quantidades e fracionar a mercadoria de acordo com as necessidades dos clientes; Controle de qualidade – O varejista busca sempre o ideal em suas vendas visando satisfazer o consumidor; Informações de Marketing – O varejista está encarregado de ouvir as reclamações, sugestões e informações dos consumidores e repassar aos fabricantes; Transporte – Cuida da movimentação do produto garantindo o recebimento de sua mercadoria; Risco – O varejista sempre estará sujeito a ter produtos encalhados em suas prateleiras devido à obsolescência do produto.

Como qualquer varejista que visa o bom funcionamento de seu negócio, a Magazine Luíza não poderia ser diferente, fazendo o uso de todos os pilares das funções básicas do varejo administrando o negócio da melhor maneira para levar a seus clientes produtos e serviços de qualidade deixando-os satisfeitos e assim mantendo uma imagem.

4.2 -

Necessidades do varejo e as principais decisões mercadológicas

Com a globalização, o varejo passou a ter uma necessidade muito grande em inovar constantemente, tomando suas decisões mercadológicas com base em estudos de mercado para escolher os produtos que vão para suas prateleiras, investir em propaganda usando a criatividade para atrair a atenção de seus clientes, buscar por locais estratégicos para uma cobertura favorável das demandas dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com