TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kaizen

Seminário: Kaizen. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

“O que é Kaizen e como esta ferramenta pode ser aplicada em busca da qualidade.

A palavra de origem Japonesa Kaizen: Melhoramento Contínuo. “Hoje melhor do que ontem, amanha melhor do que hoje”, ou seja, esta palavra está ligada a Gestão da Qualidade Total, quer dizer Melhorar Sempre, Aprimoramento Contínuo. KAI = modificar e ZEN = para melhor… Exprime uma filosofia de Vida Oriental.

Pode-se dividir o Kaizen em duas partes, uma Técnica e outra Humana:

Técnica – Descobrir e eliminar todas as atividades que não agregam valor ao produto, ou a eliminação total dos desperdícios.

Humana – Total envolvimento de todos na empresa com a pré-disposição para mudanças e novos rumos em processos.

Também fazem parte da filosofia eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto (produtos novos), manutenção de máquinas ou ainda, processos administrativos. Além disso podemos lembrar o processo de racionalização, ou seja a busca pela economia de tempo, custo e esforço.

Em um processo de sinergia busca-se a melhoria constante tanto na Qualidade como na Quantidade

A filosofia Kaizen está pautada na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de soluções baratas que se apoiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos.

Uma empresa, e principalmente seu pessoal, não podem ser como máquinas, que todos dias fazem exatamente as mesmas coisas. As pessoas devem buscar o seu aprimoramento constante, a cada dia devem procurar melhorar e desenvolver-se como profissional e como pessoa em si mesmo.

Garantir a qualidade dos produtos e serviços, bem como um ambiente favorável a tal, faz parte da rotina gerencial. Adotar a filosofia KAIZEN (melhorar sempre) e usar as ferramentas e metodologias voltadas para a qualidade total dão o tom de efetividade às ações do cotidiano. Esta deve ser certamente uma das atenções dos gerentes, executivos e todo e qualquer empreendedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com