TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha KAIZEN

Pesquisas Acadêmicas: Resenha KAIZEN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  1.098 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

Aluna: Camila Luciana Rocha Santos RA: 5822159764

Disciplina/Período: Gestão da Qualidade/ 8º Período Professor: Ricardo Múcio

ATPS Etapa 3 – Aula Tema: Processos de Melhoria Contínua – 5S. Processos de Melhoria Contínua Kaizen. Processos de Melhoria Contínua – Seis Sigma.

RESENHA

KAIZEN – UM PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA NAS EMPRESAS

Com a necessidade de crescimento e devido a falta de condições do país em ajudar as empresas japonesas, o Kaizen surgiu no início da década de 50. O Japão havia perdido a II Guerra, o estava arruinado e por isso não tinha como competir com os Estados Unidos. Para que pudesse de alguma forma sobreviver no mercado, os japoneses tinham que ser muito mais criativos que os demais países.

Em 1950, o governo japonês convidou o americano Willian Edwards Deming para fazer palestras. Segundo ele, o objetivo do administrador é otimizar o sistema como um todo. Ele sempre empregou a harmonia, a constante pesquisa de projeto, produção e vendas, tudo isso para que todas as necessidades do mercado e dos clientes sejam atendidas com a melhor qualidade possível.

O Kaizen é uma crença na qual a criatividade das pessoas persegue as condições ideias de um processo, mesmo que este objetivo nunca seja alcançado. Existem cinco elementos fundamentais:

• Trabalho em equipe;

• Disciplina pessoal;

• Constantes sugestões de melhorias;

• Eliminação de desperdícios; e

• O Kaizen deve tornar o trabalho mais fácil para as pessoas.

No início da década de 70 as empresas começam a mostrar sua evolução na produtividade, qualidade e eficiência, graças a um longo processo de muita dedicação e disciplina.

O método Kaizen tem como premissa a melhoria contínua envolvendo todas as pessoas da empresa, ou seja, significa que cada vez que uma tarefa é feita, ela deve ser melhorada em termos de qualidade e tempo de execução. O desperdício é muito combatido por esta filosofia. A palavra Kaizen é empregada pelos japoneses em várias situações, pois significa mudar o melhor.

O principal responsável pela divulgação e disseminação do Kaizen no ocidente, foi Masaaki Imai, fundador do Instituto Kaizen, em 1986. Ele escreveu vários livros sobre o assunto e trabalhou no Japan Productivity Center, em Washington nos estados Unidos. Sua função era acompanhar delegações japonesas que visitavam as principais empresas americanas para aprender o segredo de sua produtividade. Imai publicou o livro, Kaizen, the key to Japan’s Competitive success e devido ao seu grande sucesso, foi traduzido em 14 idiomas.

O Kaizen não é uma reengenharia, ele afirma que devemos fazer constantes melhorias, seja em nossa vida, no trabalho, na sociedade ou em nosso próprio lar. Tem como princípio “a vida em geral merece constante melhoria”.

O Kaizen traz como estratégia que nenhum dia deve passar sem sofrer qualquer tipo de melhoria, por mais insignificante que possa parecer e que todos os envolvidos no processo devem se comprometer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com