TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kaizen Comportamental

Ensaios: Kaizen Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  4.867 Palavras (20 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 20

KAIZEN COMPORTAMENTAL E SUA APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.

RESUMO

Este trabalho objetiva expor a importância dos bons relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, bem como na so-ciedade e também dentro do contexto familiar, visando o melhor aproveitamento da criatividade de cada individuo dentro das organizações e o bem-estar dos mesmos, através de técnicas e policiamento de alguns comportamentos ine-rentes ao ser humano dentro e fora do ambiente de trabalho.

Além disso, trazer a tona os valores morais e éticos que determinam comportamentos mais adequados nos ambientes em que deve-se viver de forma coletiva,respeitando normas, leis e regras.

O conhecimento da afetividade e a maneira de utilizá-la, o conhecimento da auto estima e como empregá-la,bem como o conhecimento da empatia e a melhor maneira de viver utilizando os cinco sentidos.

Palavras-Chave: Relacionamentos, comportamentos, orga-nizações, família, sociedade e trabalho.

ABSTRACT

This paper aims to explain the importance of good relationships within the workplace and in society and also within the family context in order to make the best use of the creativity of each indi-vidual within the organization and well-being of the same, using techniques and policing of some behaviors inherent to human beings inside and outside the workplace. Also, bring out the moral values and ethical behaviors that determine the most appropriate in environments where one should live in a collective manner, complying with rules, laws and rules. Knowledge of the effec-tiveness and how to use it, the knowledge of self esteem and how it em-ploys, as well as knowledge of the affection and the best way to live using the five senses.

Keywords: relationships, behaviors, organizations, family, society and work.

1. INTRODUÇÃO

As organizações, pressionadas pelas imensas mudanças em escala mundial, encontram-se em um processo acelerado de modificação de sua estrutura, formas de organização do trabalho e, em especial, estilo de gerenciar as relações sociais em seu interior. Esse processo global de reestruturação produtiva causa inúmeras turbulências quando não bem aplicado, pois vão à contra mão do que se faz cotidianamente e há vários anos seguidos, dessa forma surge o apelo às culturas que conseguiram empregar técnicas ou filosofias que suportaram tais turbulências e persistem como bons métodos de gerenciamento de mão de obra, e, além disso, conseguem que seus colaboradores voltem para suas casas depois do expediente em condições de aproveitar o resto de seu tempo com suas famílias, ou com a sociedade onde vive.

Com esse trabalho tentarei conscientizar as pessoas sobre a importância dos bons relacionamentos, o que a falta de valores pode provocar entre pessoas que vi-vem em um mesmo ambiente, entre pessoas que trabalham na mesma empresa e convivem na mesma.

Se bem implantado, o Kaizen pode ser uma poderosa ferramenta na busca da excelência nos processos, melhoria do clima organizacional e sem duvida, famílias mais unidas e felizes.

2. SURGIMENTO DO KAIZEN

Em meados de 1945 o mundo passava por uma das maiores guerras que a humanidade ja havia presenciado, se tratava da segunda grande guerra mundial, combates interminaveis fazendo milhares de vítimas por todo o planeta, japoneses de um lado, alemães do outro, norte americanos indecisos entrariam no conflito ou não, enfim, um verdadeiro caos se instalou e assombrou a raça humana nesse período culminando nas explosões fatais das grandes bombas atômicas em Hiroshima e Nagazaki (HESERY,John.1948,p.3), feita pelos Estados Unidos. De acordo com a história, o Japão ficou arrazado em todos os sentidos possíveis e imaginaveis.

Surge então uma nova maneira de interpretar as coisas por parte dos japoneses, eles entendem que precisavam passar por aquele momento e se fortalecer através daquele ato desumano, então, com poucos recursos criaram uma filosofia de que o ser humano pode ser melhor mesmo tendo poucos recursos, que pode fazer melhor e mais, mesmo com poucas condições, que pode criar coisas e produtos com qualidade mesmo sofrendo com o mercado de trabalho. Foi assim que os japoneses criaram a cultura KAIZEN, que ao pé da letra significa mudança para melhor.

Kai = Mudança / mudar para

Zen = Para melhor / fazer melhor

Figura 1: Significado da Palavra Kaizen

Fonte: TBM Consulting, 2000

À medida que os anos passaram essa nação se especializou em qualidade, em serviços, produtos, máquinas, tecnologia, e hoje já se destaca como uma grande potência econômica e cultural, obviamente graças a determinação de seus lideres que entenderam que a destruição do país deveria ser encarada como o combustível para um futuro melhor para todo aquele povo. Essa nova filosofia foi muito bem aceita pela população japonesa que se adaptou e se conscientizou da importância da melhoria continua em tudo que faziam. O kaizen começou a ser praticado em várias áreas:

 Empresas automobilísticas;

 Empresas bélicas;

 Artes e cultura;

 Escolas e universidades.

Com isso podemos afirmar que o kaizen, quando bem empregado, causa bons resultados onde quer que seja utilizado.

3. O EMPREGO DO KAIZEN COMPORTAMENTAL NA SOCIEDADE DE HOJE

Ao entender que se poderia utilizar o kaizen comportamental como ferramenta na melhoria continua do relacionamento entre as pessoas, quer sejam de culturas diferentes, quer sejam de religiões diferentes, sexos e até grau de formação, abriu um novo leque dentro do ensino e uma nova base para valores mais sólidos e melhor explicáveis a nossa cultura.

A idéia de uma nova maneira de expor valores culturais está vinculada a maneira de como cada indivíduo reage ao ensino e ao tempo que ele se solidifica dentro de cada um (Cerqueira, Wilson, 2002, p. 1).

Para o início do emprego do Kaizen dentro das empresas, sociedade e traba-lho, é necessário que se responda a algumas perguntas, assim entenderemos se a utili-zação desse método é realmente importante e também saberemos que estaremos fun-damentados em algo lógico e que nossas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com