TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KAIZEN- MELHORIA- CONTINUA

Ensaios: KAIZEN- MELHORIA- CONTINUA. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  6.976 Palavras (28 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE ENIAC

TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

MARCOS A. MORAES

KAIZEN- MELHORIA- CONTINUA

GUARULHOS

2013

KAIZEN - MELHORIA - CONTINUA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para a obtenção do título de graduação tecnológica em Gestão da Qualidade

Orientador: Prof. Eneias de Almeida Prado.

Guarulhos

2013

Ágradeço ao meus verdadeiros amigos que me apoiaram e me incentivaram.

Agradeço a deus e toda minha familia, professores e amigos .

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”

ALBERT EINSTEIN

Sumário

Introdução 7

Historia 9

1. Melhoramento Continuo 12

1.1 Como Resolução De Problemas 13

1.2 A Prática Do Kaizen 13

1.3 Kaizen orientado para o grupo 14

1.4 Kaizen orientado para a pessoa 15

1.5 Sistemas De Sugestões 16

2. Desenvolvimento atráves da metodologia Kaizen 18

2.1 Produção Em Massa Versus Produção Enxuta 18

2.2 Metodologia Kaizen 20

2.3 Sistematica Kaizen 24

Conclusão: 27

Referências Bibliográficas 29

Introdução

Kaizen (do japones , mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Pode ser visto como um processo diário, cujo propósito vai além de aumento da produtividade. Quando corretamente executado, é também um processo que humaniza o ambiente de trabalho, elimina o trabalho duro, ensina as pessoas como realizar experimentos no seu trabalho usando o método científico e também como identificar e eliminar desperdícios nos negócios. Em geral, o processo sugere uma relação humanizada com os trabalhadores.

renovar sua indústria e desenvolveram o conceito de aprimoramento contínuo, Kaizen. Essa prática (exprimindo uma forte filosofia de vida oriental e sendo, por sua vez também, uma filosofia, uma cultura) visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela. As empresas são municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores. Partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador isolado de competitividade, atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.

´Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!´Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Sua metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo (que, conseqüentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa. continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro. O processo de melhoria não deve acabar nunca, e os tesouros são conquistados com saber e trabalho. Por isso, a viagem é mais importante que o destino.

Nos dias atuais, as grandes empresas buscam saídas eficazes rumo á sobrevivência num cenário de mercado tão competitivo e globalizado. Esta competitividade resultou em produtos de alta qualidade e grande diversidade por sua vez, podendo escolher o seu produto através dos “diferenciais” oferecidos por cada empresa. Este cenário faz com que as empresas em geral, busquem estratégias que ás diferencie no mercado e garanta que sua qualidade total tenha um desempenho acima de seus concorrentes. Desta maneira, o KAIZEN se torna uma ferramenta muito eficaz na busca pela melhoria contínua de seus processos no geral, pois se trata de uma metodologia que busca a máxima capacidade produtiva através da capacitação de seus colaboradores. Veremos, como o KAIZEN atua no foco da identificação e eliminação das perdas nos setores produtivos e administrativos.

O KAIZEN é uma ferramenta com o objetivo de maximizar a eficiência através do acompanhamento de todos os colaboradores. Seu principal foco é a projetos de melhorias na segurança do trabalho,desenvolvimento pessoal, melhorias de qualidade, produtividade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com