TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO ................................................................................... 4

3 MODELOS DE GESTÃO............................................................................... 4

4 GESTÃO DE PROJETOS ............................................................................. 5

5 EMPREENDEDORISMO ............................................................................... 6

6 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE ............................................................ 7

7 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA.................................................... 8

8 CONCLUSÃO ............................................................................................... 10

- REFERÊNCIAS ............................................................................................. 11

1. INTRODUÇÃO

Neste projeto, toma-se como base a estrutura, as diretrizes e as demandas que se encontram nas empresas familiares. Algumas destas acabam muitas vezes, por adotar modelos de gestão que acabam gerando conflitos na hora de tomar as decisões corporativas, sendo, em grande parte, ainda mais complicado quando existe o vinculo familiar dentro das organizações.

Iremos sugerir um modelo de gestão mais adequado para a MÓVEIS HEMEJAN, que tem como fundador o Sr. Rubens e seus filhos, Juliana, Márcio, Alberto e um sobrinho de nome Lauro como funcionários. Esta apresenta alguns percalços no dia a dia por conta do modelo que seguem, o burocrático, e tendo o Sr. Rubens sempre querendo estar a frente de qualquer decisão da empresa.

Diante disso, para que a empresa tenha um direcionamento mais claro e democrático, um novo modelo de gestão deve ser adotado para ela solucionar estas questões e seguir competitiva e inovadora no ramo de móveis em um ambiente mais saudável.

2. DESENVOLVIMENTO

As empresas MÓVEIS HEMEJAN, têm como fundador o Sr. Rubens , um empreendedor conservador e que precisa estar ciente de tudo que acontece dentro da empresa. Qualquer mudança ou solicitação deve passar pelo seu crivo. Seus filhos trabalham com ele. Juliana é quem cuida do Marketing, Márcio é do Financeiro e Alberto, o caçula, responsável pela produção. Todos reclamam da postura do pai no modo como toma as diretrizes da empresa, em especial Juliana, que indica que se ela tivesse mais autonomia na sua função não haveria tanta demora na mudança/lançamento de produtos. A empresa tem como modelo de gestão, o burocrático. Diante disso, iremos buscar um modelo que gere menos conflitos na empresa.

3. MODELOS DE GESTÃO

O modelo que a empresa HEMEJAN segue, dificilmente se adequará ao que a empresa busca no seu futuro. Sr. Rubens busca abrir novas lojas de fábrica por todo o Brasil, mesmo tendo recursos para tal ação, o modelo que a empresa segue deve ser mudado, pois com isso, dificilmente ele conseguirá tomar conta de todas as novas lojas, como assim já faz na matriz.

3.1. CARACTERÍSTICAS DO MODELO BUROCRÁTICO

O modelo burocrático faz com que as pessoas que participam da empresa se sintam inibidas em colaborar. É excessivamente administrativo e esse excesso, faz com que ações que deveriam ser rápidas gerem atrasos e interrompa ações.

3.2. MODELO PARTICIPATIVO DE GESTÃO

Uma ótima sugestão para a HEMEJAN seria adotar um modelo de gestão onde as pessoas pudessem ter mais autonomia dentro de suas ocupações, a Gestão Participativa seria ideal nesse caso.

Ela enfatiza as pessoas que fazem parte da organização. A Administração Participativa é o conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos gerenciais que provocam e incentivam a participação de todos no processo de administrar, visando através dessa participação, o comprometimento com os resultados (eficiência, eficácia e qualidade) não deixando a organização apresentar desqualificação.

4. GESTÃO DE PROJETOS

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a gestão de projetos é de suma importância para as organizações a fim de se manter organizadas e com diferenciais competitivos. Uma das ferramentas usadas nesse processo é o EAP (estrutura analítica de projeto), junto com a matriz RACI e um plano de projeto.

4.1 EAP – ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO

A EAP é uma ferramenta de estrutura hierárquica usada para dividir o trabalho em tarefas, ou como definido no PMBOK, Pacotes de trabalho. Diante das necessidades na empresa HEMEJAN, elaborou-se a EAP do projeto de expansão.

Figura 1.1 | EAP do Projeto da Empresa HEMEJAN

4.2 MATRIZ RACI DO PROJETO

Matriz RACI é uma ferramenta usada para melhor ser feita a distribuição das atividades dentro de um projeto. Sua sigla RACI vem do inglês, significando: Responsible (Responsável), Accountable (Autoridade), Consulted (Consultado) e Informed (Informado). Com base nessas informações, junto com a EAP, foi designada a Matriz RACI da empresa HEMEJAN para uma melhor distribuição de atribuições.

5. EMPREENDEDORISMO

Empreender é o ato de programar ações criativas e inovadoras em um projeto idealizado do zero ou em organizações já existentes, tornando assim, empresas mais competitiva. Para a prática do empreendedorismo, o empreendedor deve ter boas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com