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LIVRO FOTOGRÁFICO “Som em Imagem um caminho para o estrelato”

Por:   •  28/10/2019  •  Monografia  •  11.744 Palavras (47 Páginas)  •  160 Visualizações

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TAYLA REGIA COELHO MASSARIOLI

LIVRO FOTOGRÁFICO “Som em Imagem um caminho para o estrelato”

Uma perspectiva sobre os contrastes do mundo fama

 Este livro fotográfico foi apresentado como exigência parcial para obtenção do titulo de bacharel em Comunicação social Jornalismo do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (IMESB)                                          Orientador: Prof. Me. Ângelo Sastre

BEBEDOURO - SP

        2016

RESUMO

Palavras Chave:


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        14

1.1Objetivos        14

1.2 Justificativa        14

2. TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA        15

2.1 Contextualização do que é imagem        15

2.1.1 Fotografia        15

2.1.2 Fotojornalismo        18

2.1.3 Fotografia Documental        24

2.1.4 Fotografia documental x Fotojornalismo        28

2.2 Contextualização do que é cultura        31

2.2.1 Indústria Cultural        35

5. METODOS E TÉCNICAS        42

6. Delineamento do Produto        43

6.1 Publico alvo        44

6.2 Projeto gráfico        45

8. REFERÊNCIAS        47

1 INTRODUÇÃO

Som em imagem um caminho para o estrelato uma perspectiva sobre os contrastes do mundo fama é um fotodocumentário, apresentado em formato de fotolivro, que apresenta em seu conteúdo diversos aspectos referentes à vida noturna da região do interior do estado de São Paulo e também uma cidade do estado de MG.  Onde acontecem diversos eventos em casas noturnas e também recintos abertos que atraem uma grande diversidade de pessoas sendo elas de diferentes gêneros e classes sociais. O projeto utiliza-se da fotografia documental como ferramenta para a execução das atividades deste projeto retratando aspectos culturais e uma vez que a sua característica predominante é narrar uma história por intermédio de imagens possuindo a função de ponte entre o homem e o meio onde ele vive de forma bem abrangente e detalhada.

        

1.1Objetivos

O objetivo deste projeto fotográfico esta em colocar em evidência a diferença entre o artista que convive com a grande visibilidade nos holofotes da mídia e o que ainda está em busca da fama, embasado em teorias de algumas bibliografias e também fatos retirados da realidade de algumas pessoas retratadas neste projeto.

1.2 Justificativa

Com a globalização a ânsia por estar segundo os padrões impostos pela indústria cultural tem sido algo notável. Para isso a chamada indústria cultural e sua a grande contribuição para a fomentação destes ideais vem tendo grande importância para a formação destes ideais de vida, com isso para conseguir se um entendimento necessário para a produção deste trabalho faz se necessário, um embasamento detalhado a respeito do que se entende por indústria cultural e o porquê a grande maioria das pessoas anseiam objetivos que são construídos a partir dos grandes indutores de informações tendo eles como exemplo a televisão e a internet.

2. TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA

2.1 Contextualização do que é imagem

A imagem ao longo dos anos foi se consolidando como meio de se transmitir informações de forma clara e também muitas vezes abstrata com isso foi se facilitando a comunicação a partir dela.

“Somos consumidores de imagens; daí a necessidade de compreendermos a maneira como a imagem comunica e transmite as suas mensagens; de facto, não podemos ficar indiferentes a um dos utensílios que mais domina a comunicação contemporânea” (MARTINE, 1943, p.000)

Com isso temos Carlos Ceia definindo a imagem como uma representação mental de uma realidade sensível, que permite a associação de dois mundos ou realidades separadas no tempo e no espaço. Ou seja, em termos mais simplistas a imagem nada mais é que uma comparação entre aquilo que existe entre aquilo que a imagem representa. Sendo a imagem um processo cognitivo, uma vez que a imagem estimula a imaginação e descoberta dos pontos comuns entre dois termos.

Desse modo aplicando estas considerações neste estudo, temos pontos de partida para o estimulo mental segundo imagens e considerações descritas, irá transmitir se a imagem de forma mediática, do mesmo modo que nos chega diariamente através de diversos meios de comunicação, como por exemplo, jornais, revistas e internet. Esses tipos de imagem atingem facilmente as massas da sociedade, no fotolivro a ideia é justamente essa utilizar se de uma linguagem de fácil entendimento abrangendo algo que é de costume do público alvo.

2.1.1 Fotografia

Atualmente fotografias são algo tão normal no cotidiano que muitas vezes acabam passando despercebidas.  Mas no século XVI, as primeiras fotografias apareceram como uma verdadeira revolução. Foi entre 1824 e 1826 que o francês Joseph Nicéphore Nièpce conseguiu capturar e fixar imagens numa placa para obter uma imagem duradoura e inalterável à luz. Mas o inventor morreu antes de registrar a sua descoberta. Logo seu filho unindo se a Daguerre tornou publica a invenção, em agosto de 1839, o estado da França adquire a inveção de Daguerre oferecendo ao filho de Nièpce uma pensão vitalícia. Em 1839 enquanto a França anunciava ao mundo a invenção de Nièpce-Daguerre, a Inglaterra reivindicava a “paternidade” da descoberta dos métodos para obtenção de uma fotografia. (ROUILLÉ, 2009, p. 32).

Como demonstrado nas bibliografias tanto Vazquez (1986), quanto Rouillé (2009) sugerem que o Nascimento da fotografia é um acontecimento múltiplo e não único resultado de conhecimentos adquiridos, das práticas da evolução técnica e do processo de evolução da sociedade.

O advento da fotografia automatiza o processo de produção de imagens, que outrora era apenas possível por intermédio de pinturas manuais através da concepção de ideias de um artista, muitas vezes descrevendo uma paisagem ou um ambiente qualquer de modo totalmente abstrato, porém a fotografia agora estreita ainda mais a imagem com o que é retratado na realidade uma vez que “foto prende-se para sempre ao real através dos fios invisíveis da luz”. (Couchot, 2008, p. 40).

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