TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DE LIVROS-BRINQUEDOS E DO LIVRO IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/11/2017  •  Monografia  •  4.310 Palavras (18 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 18

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

GIRLANIA DA COSTA RODRIGUES

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DE LIVROS-BRINQUEDOS E DO LIVRO IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

COARI-AM

2017

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

GIRLANIA DA COSTA RODRIGUES

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DE LIVROS-BRINQUEDOS E DO LIVRO IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

.

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em (Psicopedagogia Institucional Clinica E Ludopedagogia)

COARI-AM

2017

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DE LIVROS-BRINQUEDOS E DO LIVRO IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Girlânia da Costa Rodrigues

RESUMO

Neste artigo apresenta-se a leitura literária através dos livros-brinquedo e do livro de imagem como novas práticas leitoras dentro das escolas, onde os alunos tem a liberdade de criar sua própria história de acordo com suas vivências, despertando neles uma leitura imaginária e livre. //Este Artigo visa a estimação de trabalhar com esse acervo nas escolas como forma de aproximar os pequenos leitores dos livros e textos literários, possibilitando interação com nova ferramenta de aprendizagem em suas mãos. // Os percursos metodológicos foram iniciados a partir de observações nas escolas públicas de Educação Infantil durante o estágio supervisionado realizado pela autora. Mais tarde, foi tema gerador de um projeto em uma instituição da zona rural deste município, onde os alunos tiveram o primeiro contato com esse material de apoio pedagógico como leitura de deleite. // Com os resultados das observações desse projeto, sentimos a necessidade de nos aprofundarmos ainda mais sobre o assunto, portanto, esse trabalho se divide em duas seções. No primeiro capítulo, discute-se a importância da leitura literária na Educação Infantil. No segundo capítulo, faz-se um debate sobre o açambarcamento dos livros-brinquedo e do livro de imagem na sala de aula na Educação Infantil, que foram discutidos à luz dos referenciais teóricos e a considerações finais sobre o tema desenvolvido neste Artigo.

Palavras-chaves: Educação Infantil, leitura de imagem, livros-brinquedo, livro imagem.

Introdução

O presente artigo nasceu de uma experiência desenvolvida através de um projeto pedagógico e apresenta o tema “A Importância da Leitura Literária Através de Livros-Brinquedos e do Livro Imagem na Educação Infantil”. Sabe-se que cada vez mais a Educação Infantil vem ganhando destaque na sociedade atual, se comparar-se há alguns séculos onde a criança era tratada como mero adulto em miniatura. O progresso da Educação Infantil tem cada vez mais ganhado atenção nas instituições de Ensino Superior. Isso tem possibilitado uma crescente reflexão sobre a prática pedagógica nas salas de aula de Educação Infantil. Nesse sentido, o presente estudo é mais um esforço de elevar-se a qualidade da Educação Infantil, através do aprofundamento do tema.

O destino do percurso é incentivar o manuseio do livro-brinquedo e do livro imagem como recurso no despertar da leitura na educação infantil, pois trata-se de recurso muito atraente e rico em informações que leva a imaginação desvelando o interesse pela prática da leitura.

• Fazer com que as crianças possam interagir de modo autônomo e mediador com o livro-brinquedo e com o livro imagem, usando a linguagem plástica, artística, corporal, dramática, lúdica.

• Incentivar a criança manusear o livro-brinquedo e o livro imagem e convidá-la a ação, interação, experimentação e propiciar encantamento, sensorialidade e psicomotricidade.

• Desenvolver na criança hipóteses de ludicidade, leitura de mundo, autonomia, criação, identificação e prazer que podem influenciar de modo alegre e comovente, fantástico e acionador, aprendizes de leitura como agentes.

Em nenhum momento, pretende-se apresentar receitas prontas de atividades, nem impor sugestões rígidas de títulos a serem empregados, pois cada região, cada escola, cada turma tem suas peculiaridades.

São inúmeros os livros disponíveis, assim como são variados os interesses e as realidades. Dessa forma, o que se procura fazer é fornecer base e inspiração para que o professor se sinta seguro ao adaptar o uso do livro-brinquedo e do livro imagem na Educação Infantil.

Com isso, espera-se que muitos educadores possam fazer uso desta proposta de incentivo ao pré-leitor. Pois, isso é possível e o papel das pesquisas em Educação é justamente este: encontrar caminhos que permitam ao professor proporcionar a seus alunos uma experiência educacional significativa. Com isso temos o objetivo de fazer uma análise sobre a importância da leitura na Educação Infantil. Quando se discute o uso do livro-brinquedo e do livro imagem como recursos a serem utilizados na Educação Infantil, entende-se que se propõe antes de tudo a iniciativa à leitura como processo da Educação Formal. Dessa forma, Coelho (2003), destaca que é através de contos de fada, por exemplo, é possível despertar nos educados o prazer de ouvir, e a partir daí, estimular à criatividade, a imaginação, a brincadeira, a leitura e a escrita, possibilitando inclusive o desenvolvimento da oralidade. Daí a importância da leitura na Educação Infantil.

Podemos falar sobre o açambarcamento do livro-brinquedo e do livro imagem nas salas de aula da Educação Infantil. Para isso, é preciso refletir na escolha do tema do livro que contemple os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Isto é, o livro-brinquedo e o livro imagem podem ganhar muito mais significado se forem inseridos num planejamento. Outro aspecto que pode ser considerado é a construção de livros brinquedo e imagem que possibilitem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com