TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagem Auto

Monografias: Lavagem Auto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Portugal é hoje um pais com aproximadamente 11 milhões de habitantes, membro da União Europeia desde 1986 e obtendo desde essa altura todas as vantagens finaceiras de um membro de pleno direito desta Comunidade, que muito ajudou a desenvolver as estruturas do país. Com uma cultura ocidental, cosmopolita e consumista é também caracterizado por ser um país de clima temperado ao longo de quase todo o ano, onde os dias de sol superam significativamente os de chuva. Num clima destas caracteristicas denota-se uma necessidade clara de oferta de serviços de limpeza genéricos e neste caso em particular de serviços de lavagem automóvel.

Até à uns anos atrás, a oferta destes serviços eram muito limitados, somente realizados por algumas bombas de combustivel. Era facilmente visivel na altura a figura paterna ao sábado, com um balde cheio de espuma a lavar o seu automóvel. Com o aumento do poder de compra, assistiu-se a uma cada vez maior propensão para a utilização deste tipo de serviços honerados, até ai vistos como um “luxo”.

Em 1990, com a entrada da marca Elefante Azul no mercado português, deu-se o periodo de viragem nos costumes relativamente ao tratamento automóvel. Verificou-se assim uma crescente abertura de unidades de serviços de lavagem automática via sistema Jet Wash ou Escova nos restantes 15 anos. Só a cadeia Elefante Azul por exemplo tem neste momento mais de 200 unidades na Peninsula Ibérica, está presente em mais de 10 paises e lava mais de 60 milhões de veiculos por ano. A nivel de lavagem automática através de escovas, é um nicho de mercado essencialmente explorado pelas gasolineiras, sendo de destacar os postos da Galp com serviço de aspiração e lavagem.

Contudo nos últimos anos surgiu uma maior procura de serviços de lavagem manual sem intervenção do proprietário, caracterizado por um serviço mais personalizado e profissional. Se bem que caracterizado por ser um serviço mais caro que os acima referidos, permite obter um resultado mais elaborado num prazo temporal reduzido. Este tipo de serviço tem sido oferecido por pequenos proprietários e algumas oficinas com serviços variados, sendo de destacar o ainda pouco sentido empresarial introduzido neste nicho, como pode ser comprovado por não haver uma marca de referência nos serviços de lavagem manual.

Pretende-se com este Estudo de Viabilidade Económica, estudar a possibilidade de implementação de uma empresa de serviços para lavagem de viaturas ligeiras, todo o terreno e motociclos. A empresa irá ser constituida por dois sócios com quotas igualitárias de 50%.

A empresa irá operar inicialmente somente em Abrantes servindo o concelho dessa cidade. O estudo é baseado em presupostos estimados sobre factores demográficos e económicos da região em que se vai implementar a empresa.

Abrantes é um concelho localizado no centro do pais, com aproximadamente 41 mil habitantes, com 19 mil residentes na cidade. Servida por bons acessos rodoviários (A23) e ferroviários (linha da Beira Baixa), tem um parque automóvel significativo e tem representação directa das principais marcas automóveis. Economicamente é uma cidade caracterizada como um pólo comercial e indústria da fértil região agricola adjacente. Tem industria metalúrgica e metalomecânica, além da Câmara Municipal ter extendido e criado infrastruturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com