TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Da Escassez

Exames: Lei Da Escassez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo da Ciência Econômica é estudar a escassez.

Em economia tudo se resume a uma restrição quase que física – a lei da escassez, isto é, produzir o Maximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade.

Problemas econômicos básicos:

 O que produzir?

 Quanto produzir?

 Como produzir?

 Para quem produzir?

Fácil entender que: O QUE, QUANTO, COMO e PRA QUEM produzir não seriam problemas se os recursos utilizáveis fossem ilimitados. Na realidade existem ilimitadas necessidades e limitados recursos disponíveis e técnicas de fabricação. Baseada nessas restrições, a Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos e os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção.

A escassez é um dos conceitos base da teoria econômica e representa a insuficiência de bens para satisfazer os desejos ilimitados das pessoas. De fato, se os recursos fossem ilimitados de forma a satisfazer todos os desejos das pessoas, ninguém se preocuparia com os seus rendimentos, as empresas não se preocupariam em inovar e os governos não se preocupariam em adaptar políticas econômicas, pelo que o estudo da economia enquanto ciência que estuda a aplicação eficiente dos recursos escassos e a sua repartição pelos agentes econômicos, deixaria de ter qualquer interesse.

Prescreve tal lei a necessidade de alocar de forma eficiente os fatores/recursos de produção (incluindo a variável tempo) disponíveis, a fim de se obter, no final, bens e serviços que servirão para atender as necessidades infinitas dos consumidores.

Com isso, condiciona-se, direta e indiretamente, a um processo econômico que engloba o comportamental de escolhas (os conhecidos trade-offs – conflitos, na linguagem econômica. Em suma, significa afirmar que uma vez escolhida determinada opção isso implicará necessariamente na recusa de qualquer alternativa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com