TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Inovação

Pesquisas Acadêmicas: Liderança E Inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  7.985 Palavras (32 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 32

LIDERANÇA E INOVAÇÃO

MOD. 1 – A LIDERANÇA E A INOVAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

1.1. Transformações contemporâneas e a realidade da função gerencial

A função administrativa adquiriu uma perspectiva planetária, mesmo em pequenas empresas ou unidades menores de governo. (rompimento das barreiras dos mercados financeiros / desproteção dos governos às empresas / competição acirrada / dramatização dos custos.

Nesse contexto, os funcionários já não têm mais como certos suas carreiras, promoções, desenvolvimento.

Eis alguns desafios gerenciais no mundo competitivol:

• atrair as pessoas para mostrar algo além das suas percepções sobre as próprias possibilidades.

• Crescer e desenvolver-se pessoalmente se tornam um constante desafio às novas exigências impostas pela organização do trabalho (externamente) e pelos sonhos, esperanças e expectativas (internamente).

• A organização moderna, vítima e cúmplice da sociedade individualista, possibilita a percepção de uma falta de proteção como companheira de todos os funcionários. Perde-se na competitividade e no individualismo.

1.2. A função gerencial no Mundo Contemporâneo

“Ser dirigente é como reger uma orquestra cujas partituras mudam a cada instante e cujos músicos têm liberdade para marcar seu próprio compasso.” O dirigente:

 possui autoridade e poder dependente de negociações contínuas – tenso e incerto quantos aos resultados.

 Atua de forma desordenada num processo marcado por intuição e lealdades pessoais.

 Preocupa-se prioritariamente com problemas urgentes e perspectivas de curto prazo.

 Trabalha de forma não-programada, em parte imprevisível, enfrentando problemas desconhecidos.

 Tem como instrumento de trabalho surpresas, sustos, contingências e problemas.

 Reúne-se para lidar com dificuldades e possíveis problemas.

 Recebe informações fundamentais por meio de contatos informais, telefonemas e reuniões de última hora.

 Tende a comportar-se de maneira informal e interativa.

 Trabalha assistemática e superficialmente em um grande número de tarefas.

1.3. A Ciência e a Arte de ser Dirigente

“A organização será melhor se seus dirigentes forem melhores”

 A gerência é a arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados (definidos, previstos, analisados e avaliados) que devem ser alcançados através das pessoas numa interação humana constante.

 Profissionais de administração são formados para serem técnicos, analistas, projetistas seguindo a lógica de natureza científica. É importante também para o profissional adquirir a capacidade gerencial na arte de pensar e julgar para melhor decidir e agir.

SIGNIFICADO E O OBJETIVO DAS HABILIDADES GERENCIAIS

1. Cognitiva. Significado: categorizar problemas e ver relações entre categorias. Entender o particular através do geral. Objetivo: Aprender sobre estratégias, estruturas, e processos e comportamentos administrativos.

2. Analítica. Significado: Saber a utilidade das técnicas administrativas e adquirir criatividade na solução de problemas. Objetivo: Aprender a decompor problemas, a identificar variáveis críticas e relações causais.

3. Comportamental. Significado: Comportar-se de forma diferente do habitual para maior eficiência, eficácia e satisfação do trabalho. Objetivo: Aprender novas formas de interação humana, de comunicação e de exercício do poder e da autoridade.

4. De ação. Significado: Desenvolver a capacidade de transformar objetivos, valores e conhecimento em ações efetivas. Significado: Aprender sobre si próprio, sua função e seus objetivos e comprometer-se com a missão organização.

A ação gerencial é uma expressão individual de: autonomia, reflexão, segurança, conhecimento de si próprio, se seu papel na empresa. A ação reflete o comprometimento, a autodisciplina e a adaptabilidade pessoal na consecução de uma missão.

O crescimento, o desenvolvimento e a complexidade alcançados pela empresa moderna já não comportam dirigentes cuja ação se baseia exclusivamente no bom senso e em experiências passadas. Torna-se necessário desenvolver a capacidade gerencial para responder a novas demandas e necessidades.

Pessoas com mais conhecimento e habilidades tornam-se mais autoconfiantes e ajudam a criar um clima organizacional de maior segurança e crença no êxito futuro.

DISCREPÂNCIAS ENTRE AS PERSPECTIVAS CLÁSSICA E MODERNA DAS FUNÇÕES GERENCIAIS POR NÍVEL HIERÁRQUICO

1. Dirigentes de Alto Nível. Perspectiva Clássica: Trabalham na decisão estratégica, pensam no futuro da empresa e em alternativas de longo prazo. Procuram exercer a liderança e estabelecer as relações externas fundamentais. Realidade Contemporânea: Centram-se nos problemas urgentes, numa função fragmentada por reuniões e contatos. Frustram-se pela pouca disponibilidade para refletir sobre o futuro e pelas dificuldades no exercício da liderança.

2. Gerentes de Nível Intermediário. Perspectiva Clássica: Trabalham para atingir os objetivos estratégicos, em operações táticas de curto prazo e menor escopo, dentro dos limites fixados pelos níveis superiores. Realidade Contemporânea: Trabalham em objetivos e estratégias pressionados por diversas urgências. Frustram-se pela desatenção de superiores às suas ideias e pela inabilidade de subordinados em resolver questões rotineiras.

3. Superiores de Nível Inferior. Perspectiva Clássica: Gerenciam processos técnicos e rotineiros com escopo e prazo restritos e fixados nos níveis intermediários. Realidade Contemporânea: Trabalham em propostas de solução de questões variadas, pressionados por clientelas e por subordinados, para serem levadas à alta direção.

1.3.4 Os Limites e as Prioridades do Conhecimento Gerencial

Gerência é o exercício de uma atividade que:

 Exige mais de uma pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com