TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Da Liderança Feminina

Pesquisas Acadêmicas: Os Desafios Da Liderança Feminina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  8.546 Palavras (35 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 35

FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

FACNET - ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

OS DESAFIOS DA LIDERANÇA FEMININA:

UM ESTUDO COM GESTORAS DA REDE H.PLUS BRASÍLIA – DF

EDILAINE ROTTA

GRASIELE LIMA

JUCÉLIA RIBEIRO

LÍVIA ATAÍDE

MILCA NUNES

BRASÍLIA/DF

2012

EDILAINE ROTTA

GRASIELE LIMA

JUCÉLIA RIBEIRO

LÍVIA ATAÍDE

MILCA NUNES

OS DESAFIOS DA LIDERANÇA FEMININA:

UM ESTUDO COM GESTORAS DA REDE H.PLUS BRASÍLIA – DF

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração à Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação - Anhanguera Educacional, na área de disciplina de Administração de Empresas, sob a orientação do Professor Francisco Dias Nascimento Filho.

BRASÍLIA/DF

2012

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TERMO DE APROVAÇÃO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Os Desafios da Liderança Feminina: Um Estudo com Gestoras da Rede H.Plus Brasília – DF, elaborado pelas acadêmicas Edilaine Rotta, Grasiele Lima, Jucélia Ribeiro, Lívia Ataíde e Milca Nunes, e aprovado pelo Professor Orientador, abaixo assinado, obtiveram aprovação com a nota ......... (.............................), sendo julgado adequado para o cumprimento do requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Brasília/DF, 29 de novembro de 2012.

..........................................................................

Professor Orientador: Francisco Dias Nascimento Filho

..........................................................................

Coordenador(a) do Curso

Dedicamos aos familiares e a todas as líderes, que estão mostrando a capacidade do poder feminino, e enfrentado com garra os desafios da liderança feminina.

AGRADECIMENTOS

Agradecer é reconhecer que ninguém e nada cresce sozinho, é necessário apoio, auxílio e palavras de incentivo.

Agradecemos primeiramente ao grande Deus autor e consumador da nossa fé, que nos deu a oportunidade de conquistarmos mais esta vitória.

As mães, pais, irmãos, esposo, namorados, enfim a todos que estiveram ao nosso lado e participaram desta busca ao conhecimento e qualificação, dando-nos força e palavras sábias.

E as líderes da rede hoteleira H.Plus por contribuírem com o nosso trabalho, e pela disponibilidade em nos atender, a todas vocês nosso imenso obrigado.

Aos professores, que com seus ensinamentos forneceram os estímulos e as orientações necessárias para a elaboração deste trabalho.

E por fim, aos amigos por nos aguentarem nos momentos de estresse e por estarem sempre ao nosso lado.

Muito obrigada a todos!

A liderança é como a beleza; difícil de definir, mas fácil de reconhecer.

(BENNIS, 1996)

RESUMO

Este trabalho apresenta como tema central um estudo com líderes femininas e tem como objetivo geral estudar os desafios que esta categoria, ou seja, o sexo feminino enfrenta na liderança organizacional. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa descritiva, com pesquisa de campo de natureza qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado, respondido por nove mulheres que ocupam cargos de líderes na H.Plus, administradora de hotéis em Brasília. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: características da mulher como líder, o perfil e os desafios enfrentados por estas antes e atualmente. A análise de dados foi realizada através do exame de conteúdo nos quais os resultados apontam que as características mais marcantes da liderança feminina são organização e facilidade para trabalhar em equipe, acompanhada da flexibilidade. No que diz respeito aos desafios, os mais apontados pelas mulheres foram o de conciliar a vida pessoal, familiar e profissional, e chegar ao topo da hierarquia empresarial, acompanhado da falta de reconhecimento, dificuldades que não costumam se apresentar para o universo masculino. O novo pensamento e ações da mulher têm causado impacto na formação da família, nas estruturas de apoio doméstico e principalmente na sociedade, e, diante das transformações, a mulher enfrenta na atualidade um momento histórico que merece destaque e atenção.

Palavras-chaves: Liderança Feminina. Rede Hoteleira. Organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com