TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista administrativa da comarca

Por:   •  30/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Proposta de plano de Governo, Setor Educativo.

Gabriela Pinho Icavino Souza Freire

PROPOSTAS.

  • Disponibilizar vagas nas escolas e creches conforme a necessidade e demanda de cada zona.
  • Alteração na grade curricular, acrescentar aulas de idiomas.
  • Proposta de curso preparatório direcionado à vestibular para alunos do ensino médio.
  • Processo Seletivo para novos professores na rede de ensino e cursos capacitatório para os professores.

        

A falta de vagas nas escolas da cidade de Manaus é um grande problema para as famílias amazonenses que têm seus filhos matriculados na rede de ensino do governo e toda criança tem direito à educação como assegura a Constituição Federal. No entanto, muitos pais enfrentam dificuldade na hora de matricular seus filhos nas escolas. Seja por não encontrar vaga na escola de prefência ou por não ter o direito atendido. Este plano de governo tem como intuito a disponibilização de novas vagas na rede de ensino público que vem para solucionar esse tal problema. A demanda é muito alta, causando assim, o deslocamento do jovem aluno de um bairro para outro, e na maioria das vezes, para um bairro distante. Como por exemplo, o jovem que reside na Zona Sul consegue somente se matricular na escola que se localiza Zona Leste. O que acaba acarretando em outros problemas para o aluno, por ser longe e depender do transporte público, o aluno acaba não indo para aula, por consequência, perde conteúdo que pode até mesmo levar o aluno a reprovação. Então, a solução do problema é aumentar o número de vagas para um número significativo que possa atender a população próxima sem que comprometa a qualidade de ensino, uma vez que, uma turma lotada o professor não consiga ministrar de qualidade um determinado assunto.

O Brasil é o único país com o ensino médio que possui de 13 a 14 disciplinas obrigatórias. Esse modelo que está em funcionamento há muitos anos não vem trazendo resultados satisfatórios para o MEC (Ministério da Educação). O país tem como objetivo evoluir na questão educacional a ponto de ser comparada com o ensino dos EUA, Canadá e Nações Européias, então, como proposta foi dada a alteração da grade curricular alterando as disciplinas e acrescentando disciplinas de idiomas no ensino, visando diretamente na vocação individual de cada aluno e da prestação do vestibular para o ingresso do aluno na universidade pública, uma vez que, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é feito a nível nacional e que o ensino da rede pública deve-se igualar ao da rede privada. Dessa forma, dividindo as disciplinas de maneira interdisciplinar, tornando a obrigatoriedade da permanência das disciplinas Lingua Portuguesa e Matemática no BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a oportunidade de escolha do aluno para estudar a Lingua Inglesa ou Lingua Espanhola, já que o ENEM exige que você escolha uma das duas disciplinas para a realização de prova e que possui o mesmo peso que as outras disciplinas.

Todos os finais de anos os alunos da rede pública e da rede privada ao longo do seu ensino médio realizam provas de vestibular para ingressar nas universidades públicas (UFAM E UEA). E, como já foi constatado, a rede de ensino pública não possui a mesma capacidade de ensino que a rede privada. Além, do aluno da rede privada ter condições financeiras suficientes para custear um curso prepatório para a realização das mesmas e sair à frente. No entanto, o propósito do plano de governo é a criação de parceirias com cursos prepatórios do Estado do Amazonas e nivelar o ensino para que possa capacitar os alunos da rede pública de forma igualitária aos alunos da rede privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com