TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internacional

Artigo: Logistica Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

3.7 Logística Internacional

A logística internacional é, no âmbito da gestão moderna, uma ferramenta que permite àsempresas assegurar competitividade quando enfrentam novos mercados para comercializar os seus produtos a um nível internacional.

Quando se torna necessário associar o melhor serviço com o menor custo, acompanhando a mercadoria desde o seu ponto de fabrico no país de origem, até ao ponto de consumo no estrangeiro, há que analisar qual o processo que o permite fazer. A logística internacional é, assim, o processo a que se pode recorrer para se conseguir esse resultado. Se pode definir como um processo que permite planejar, organizar, dirigir e controlar todos os esforços de uma organização que se orienta para objetivos mais ambiciosos e visa ultrapassar as suas fronteiras naturais e dirigir-se para um novo rumo internacional.

O comércio internacional teve um grande incremento após a 2ª. Grande Guerra Mundial. Os países vencedores aliados dos Estados Unidos da América tiveram um grande desenvolvimento econômico, o que permitiu acelerar sua reconstrução, graças ao comércio exterior que começaram a promover.

Entretanto, de um grupo de países em desenvolvimento, que não tinham participado nessa mesma guerra, destacou-se um grupo de países emergentes denominados BRICs (acrônimo formado pelas iniciais de: Brasil, Rússia, Índia e China), possuidores de elevada taxa de desenvolvimento econômico, de grande dimensão populacional (que se traduz em termos de grandes mercados consumidores) e de vastos recursos naturais e industriais.

O incremento do comércio exterior, que então se verificou foi determinantena evolução da logística. As trocas comerciais aumentaram e foram facilitadas com o avanço tecnológico. A logística deixou de ser operacional para se tornar estratégica, sendo hoje uma disciplina multifuncional, contribuindo significativamente para a eficiência e a eficácia da gestão, permitindo, a partir de uma abordagem sistêmica, obter uma visão global da empresa e da cadeia produtiva.

A logística internacional cresceu a par da evolução do comércio exterior, desenvolvendo estratégias para redução de custos e aumentando o nível do serviço prestado ao cliente. Nesta nova era em que a dimensão do comércio exterior passou de um âmbito regional a global, a concorrência também se alterou passando a existir entre cadeias produtivas e não entre empresas isoladas.

O papel desempenhado pela logística internacional tem vindo a ser determinante na integração de atividades no que toca ao planejamento da exportação dos produtos. A previsão da existência e da disponibilidade de estruturas de transportes (rodovias ou ferrovias), portos, aeroportos e de espaços de armazenagem e controles para liberar as mercadorias, é tão importante nesta área quanto a gestão dos estoques.

Dada a elevada concorrência comercial no mundo globalizado em que é vital alcançar um diferencial competitivo para se sobreviver e termos empresariais, há diversas formas que se podem explorar para que uma empresa dê inicio à sua atividade no exterior. Pode: entregar a exportação dos seus produtos para revenda a uma Trading; utilizar umintermediário, ou a venda a reboque (Piggy-bak); abrir no local uma filial ou recorrer a um Agente-distribuidor; ampliar as suas linhas de fabrico no exterior ou formar uma Joint-Venture (associação de empresas já existentes, com fins lucrativos, com o objetivo de iniciar uma atividade econômica comum).

A inserção nos mercados internacionais tem vindo a trazer benefícios de redução de custos,

conseguidos através do acesso aos mercados de capitais. A importação de máquinas e equipamentos e de tecnologias tem vindo a promover o aumento da produtividade e mais elevadas taxas de crescimento econômico.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »