TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Portuaria

Trabalho Universitário: Logistica Portuaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

A Logística Portuária e Marítima compreende as mais diversas atividades relacionadas com a movimentação de cargas, desde sua origem até o destino, envolvendo o transporte, carregamento e descarregamento das embarcações, dimensionamento de terminais e equipamentos portuários, acessos aos portos, entre outros.

A avaliação adequada dos sistemas portuários, realizada através da aplicação das ferramentas oferecidas pela Genoa Soluções, oferece aos gerentes e tomadores de decisão a possibilidade de obter controle total sobre seu planejamento, operação e dimensionamento, contemplando seus mais variados aspectos, entre eles:

Dimensionamento das operações portuárias;

Avaliação da capacidade de equipamentos, berços e terminais portuários;

Cálculo de ocupação de berços e terminais;

Avaliação das taxas de ocupação de canais de acesso, navegação, bacias de evolução, etc.

Dimensionamento de retro-áreas, áreas de armazenagem, armazéns;

Avaliação de capacidade de acesso (rodoviário e ferroviário);

Veja alguns de nossos cases: Dimensionamento de um terminal portuário por simulação

O dimensionamento e operação de portos e terminais possuem grande complexidade em função da quantidade de elementos relacionados à sua operação. Por representarem sistemas com interfaces de integração logísticas, operacionais, comerciais, negociais com muitos outros sistemas, a compreensão e avaliação dos inter-relaciomentos de suas variáveis internas e externas não é trivial. Assim, um sub-sistema portuário está relacionado à um sub-sistema ferroviário, rodoviário, alfandegário, e muito outros.

As metodologias de suporte à decisão devem ser empregadas para garantir que os relacionamento entre essas variáveis sejam esclarecidos, permitindo ao tomador de decisão atuar sobre o sistema de maneira eficiente, garantindo atingir os objetivos finais de produtividade ou retorno financeiro.

Neste caso, a simulação permite avaliar gargalos operacionais, testar configurações de layout, estimar índices de desempenho dos recursos portuário, precisar capacidades de movimentação e recebimento de carga, entre outros.A Genoa Soluções propõe estudos aprofundados na configuração e avaliação operacional de sistemas logísticos portuários, através da aplicação de metodologias baseadas em modelos computacionais (como simulação de eventos discretos e otimização), provendo ao cliente valiosas informações sobre o sistema e auxiliando à tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com