TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística E Marketing

Exames: Logística E Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2012  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  1.537 Visualizações

Página 1 de 9

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

METODOLOGIA CIENTÍFICA

PROJETO DE PESQUISA

RIO DE JANEIRO

2008

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO 3

2. JUSTIFICATIVA..........................................................................................................3

2. OBJETIVOS...................................................................................................................4

2.1 OBJETIVO GERAL 4

3. PROBLEMAS E HIPÓTESES...................................................................................4

4. REVISÃO DE LITERATURA..................................................................................5

4.1 CONTRIBUIÇÕES DA LOGÍSTICA.....................................................................5

4.2 DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.........................................................................................6

4.3 CONTRIBUIÇÕES DO MARKETING..................................................................6

5. MARCO TEÓRICO....................................................................................................7

6. METODOLOGIA......................................................................................................10

7. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................10

1. APRESENTAÇÃO

Neste momento de crise econômica que a prioridade é a redução de custos com o acréscimo de produtividade, as empresas precisam unir a logística ao marketing. Com essa integração as empresas podem adquirir força capazes de gerar competitividade no mercado e fidelização de clientes.

Essa integração não é só possível, como absolutamente imprescindível às empresas que desejam ser competitivas no mercado atual. Aqueles que primeiro entenderem a transcendência do planejamento logístico global e que abrangerem isso no seu planejamento estratégico, serão os primeiros a colherem os frutos: uma maior participação no mercado em que operam. Segundo especialistas, a importância da logística associada ao marketing ganhou força com o aparecimento das empresas ponto com, mas vêm crescendo junto a todas as empresas. Analisando por esta ótica, conclui-se que há uma analogia direta entre marketing e logística. A logística é o braço operacional do marketing. O marketing vende o produto e a logística consolida a posse desse mesmo produto ao cliente. Portanto, os conceitos básicos de marketing não podem ser realizados sem que a empresa crie um arcabouço logístico.

2. JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a integração da Logística com o Marketing. Esta integração é particularmente crítica para que a uma empresa consiga maximizar valor para o cliente, ao mesmo tempo em que reduz custos.

Em empresas onde a colaboração entre as duas áreas é mais estreita verifica-se maior índice de sucesso na prevenção de falhas no serviço de distribuição física, gerando no consumidor final a percepção de que as duas áreas são apenas uma única entidade. O desempenho superior surge da habilidade de coordenar a criação da demanda (capacitação básica de marketing) com o atendimento da mesma (capacitação básica de logística).

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Buscando a elaboração de um trabalho acadêmico, identificar as atividades na fronteira entre estas duas áreas funcionais que podem criar uma plataforma básica para o planejamento conjunto que envolvem mudanças na estrutura e na infra-estrutura organizacional.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver a capacitação logística para melhorar o desempenho de operações

• Posicionamento logístico e definição da política de atendimento aos clientes

• O serviço ao cliente no processo de decisão de compra

• Analisar as prioridades no serviço de distribuição física

• Verificar o nível de expectativa e desempenho do mercado

3. PROBLEMAS E HIPÓTESES

A promoção da integração entre estas duas áreas está longe de ser uma empreitada banal, sendo que apenas poucas empresas conseguem êxito. O primeiro passo para que a distribuição física possa se tornar vantagem competitiva incide na eliminação da percepção de que logística é a outra metade do marketing. Isto geralmente é alcançado por meio do encorajamento do planejamento conjugado de vendas e operações.

Os precedentes para o planejamento conjunto normalmente envolvem modificações na estrutura e na infra-estrutura organizacional, além de ser imperativo o apoio e comprometimento da alta gerência, a clara definição de responsabilidades coletivas e a redefinição de sistemas de reconhecimento e recompensa, que são fundamentais para que a integração seja efetiva. A identificação de atividades no limite entre as duas áreas pode criar uma plataforma capital para estes tipos de medidas.

Em empresas com pequena integração, os gerentes de logística tendem a perceber seu serviço de distribuição física melhor do que realmente o é. Os gerentes de marketing, por outro lado, conferem pouco ou nenhum crédito ao serviço de distribuição física à satisfação do consumidor final ou a um maior volume de vendas.

4. REVISÃO DE LITERATURA

Este capítulo realiza uma revisão da literatura sobre assuntos que fazem parte do contexto do processo integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com