TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Casos: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 4

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE LOGÍSTICA E PRODUÇÃO – UNINORTE – Manaus, AM, Brasil, setembro/2014.

Logística reversa e a importância da sustentabilidade.

Raquel de Oliveira Paiva (UNINORTE) kekelpaiva18@gmail.com

Marcela Seixas Ferreira de Castro (UNINORTE) posuninortemao@gmail.com

Resumo

Hoje o papel da logística é levar o produto para alguns centros de distribuição, destes para o mercado e finalmente para o grande público consumidor, a logística reversa faz o papel inverso, pegando os produtos altamente dispersos e devolvendo-os às suas origens para tratamento, reciclagem ou disposição final ambientalmente adequada. Na atualidade no setor empresarial o tema que mais se destaca é relacionado ao problema da sustentabilidade ambiental. Cresce a consciência de que os recursos do planeta são finitos e, caso não se tome providências para controle da poluição e do aquecimento global, é possível que a vida na terra se torne inviável. Em função deste fato, há também um grande interesse em torno do tema “Logística Reversa”, cujo conceito pode ser definido como o processo de planejamento, implantação e controle eficiente e eficaz dos custos, dos fluxos de matérias-primas, produtos em estoque, produtos acabados e informação relacionada, desde o ponto de consumo até um ponto de reprocessamento, com o objetivo de recuperar valor ou realizar a disposição final adequada do produto. Este trabalho analisa os casos descritos na literatura, com o objetivo de destacar o conceito de logística para as atividades de reciclagem de materiais e sua importância para a sustentabilidade ambiental, explicitando os motivos para o uso da Logística Reversa, os custos e a preocupação com o nosso planeta terra.

Palavras-chaves: Logística reversa; Sustentabilidade; Reciclagem;

Introdução

Desde os primórdios a humanidade tem que lhe dar com a problemática do descarte de materiais. Sabemos que todo material de consumo possui sua embalagem envolto e é muito importante saber onde, como, quando e o quanto devemos direciona-los. Uma pilha alcalina, por exemplo, qual impacto traz para a natureza se descartada em qualquer lugar? Quanto em substancias degradante é liberado por um plástico que flutua em um rio? Atualmente é crescente a economia no mundo, e com isso cresce também a Produção e Consumo. E esses dois fenômenos geram descartes que precisam de um retorno com reprocesso, onde a generalização não afete o meio ambiente e a saúde dos homens. Pensadores da Logística conseguiram aos poucos elaborar uma ferramenta com múltiplos resultados positivos para amplas partes do mercado em relação ao mundo: fabricantes, comerciantes e consumidores e meio ambiente. Ela se chama Logística Reversa.

Referencial Teórico

Na Logística temos uma área que ajuda combater os impactos dos Processos Logísticos: a Logística Reversa (cuja sigla LR) é percebida como parte da Logística que trata a questão ambiental e a tratativa de seus resíduos materiais, essa consciência segundo Andrade, Ferreira e Santos (2009), é movida pela legislação, mercado competitivo, busca de melhora em relação às imagens das empresas, responsabilidade socioambiental e prestação de serviços à comunidade, por exemplo. Lacerda (2002) nos faz compreender que, devido as empresas terem aumentado sua rendas e a consequente internacionalização da economia, elas buscaram outros focos, ou seja, inovações que as tornem mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com