TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Pesquisas Acadêmicas: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Logística reversa de embalagens de isopor

1. Introdução

Independente do tamanho das empresas, as preocupações das mesmas são quase sempre as mesmas, reduzir custos e aperfeiçoar os serviços e o recém marketing verde, que caminha para o movimento sustentável, com a reciclagem dos materiais.

As embalagens dos produtos andam trazendo grandes preocupações das empresas, pois, o custo e outras questões relativas das embalagens preocupam as empresas e já castigam o meio ambiente com inúmeros quilos de lixo lançados ao meio ambiente e cada dia mais esse montante cresce. O isopor é um dos materiais que mais ocupa espaço ocasionando inúmeras preocupações desde a sua armazenagem até ao seu descarte, pois ira ocupar um grande espaço nos aterros sanitários e demoram anos para se decompor.

Este trabalho investigou a respeito de uma empresa que busca assumir seu papel de empresa cidadã, trabalhando com o isopor desde o seu uso até o seu descarte. A clinica que presta serviço de atendimento a pessoas com câncer. O isopor no qual vem embalando os medicamentos fornecidos pela clinica.

O sistema funciona do tal modo, os pacientes só podem agendar com 2 semanas de antecedência, assim o sistema fornece a quantidade de pacientes que passarão pela clinica no próximos 15 dias e toda a rotina que o paciente ira fazer. E com essas informações antecipadas se possibilita a gestão do estoque. O responsável pela aquisição dos medicamentos levanta essas informações e com isso faz o pedido do que será usado nos próximos 15 dias.

Por regra da empresa os medicamentos chegam de diversas distribuidoras em horários pré estabelecidos, após conferidos e armazenados as caixas são jogados no lixo comum e enviados a aterro sanitário.

Uma duvida gerada na empresa, como seria o reaproveitamento das embalagens de isopor, se isso gera redução de custos ou se isso seria viável programar alguma alternativa para o descarte normal. Iremos analisar esta duvida em este trabalho.

2. Logística direta e logística reversa

Logística reversa conceito: Planeja, opera, e controla o fluxo e as informações em todas os ciclos de produção, pos venda, pos consumo, por meio de canais logísticos reversos, agregando valores de diversas naturezas: Econômico, logístico, imagem, entre outras.

Logística direta conceito: Começa com a fonte de fornecimento e acaba com o consumo.

Adequação as questões ambientais: Conservar não e apenas moda e sim também uma reeducação da produção e do consumo sustentável. Para isso, a logística deve minimizar impacto ambiental, e para minimizar, e preciso baixar as perdas dos resíduos nos processos, pos consumo e ao longo do seu ciclo de vida cuidar dos produtos.

Redução de custo: O reaproveitamento dos materiais e a economia com embalagens retornáveis com embalagens agrega ganhos que estimula iniciativas e melhorias nos processos logísticos reversa. Na reciclagem de alumínio a economia chega a 95% de energia elétrica, sendo que a energia elétrica representa 70% da fabricação do alumínio.

Razoes competitivas: Um forma de ganho na competição com seus concorrentes e a fidelização dos mesmos com políticas de retorno de produtos ou embalagens, algo do tipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com